Nova postagem no blog próximo sábado

domingo, 5 de outubro de 2008

Mensagens da Semana

“Fazemos uma idéia da morte muito diferente da realidade. Imaginamos que, depois de mortos, tudo se modifica e nos tornamos completamente livres dos apelos físicos. Puro engano. Saímos do corpo, mas continuamos os mesmos. As paixões, os vícios, os anseios, os problemas, são característicos do nosso espírito. A carne é apenas um instrumento adequado para nossa atuação no mundo. É como uma roupa adequada que nos materializa na Terra durante certo tempo e que, ao nos despojarmos dela, impede de sermos vistos e participarmos da sociedade terrena. Quanto ao resto, continua igual. (Espinhos do Tempo).”

“A morte é uma escolha. De um jeito ou de outro cada um escolhe o momento de ir. Embora não seja consciente, o livre-arbítrio é sempre respeitado. (Tudo Valeu a Pena).”

“A separação é temporária, o reencontro sempre ocorre entre seres que verdadeiramente se amam. (O Clarim nov/2006 p. 2).”

“A morte é o retorno à casa paterna, nosso mundo de origem. Morrer não é ponto final como sempre nos disseram. (O Clarim nov/2006 p. 5).”

“A morte é a libertação ao final de cada importante viagem. (O Clarim nov/2006 p. 5).”

“A morte apenas liberta a alma do corpo. Cabe ao espírito promover o próprio progresso. Não há saltos. O esforço deverá partir de si mesmo. (O Clarim nov/2005 p. 5).”

“A morte não me livra das conseqüências de minhas ações. Sou livre nas escolhas e escravo nas conseqüências. (RIE dez/2006 p. 577).”

“É comum, durante as reuniões mediúnicas, manifestação de entidades ligadas aos seus restos mortais, e que não os reconhecem; que assistem o velório e sepultamento de seu corpo sem aceitar sua condição de desencarnados. Porém as entidades que aceitam sua condição de mortos, dizem-se aliviadas e fortalecidas pelos circunstantes que oram por elas e sofrem com aqueles que têm pensamentos fúteis ou desequilibrados durante seu velório. (RIE dez/2006 p. 593).”

sábado, 21 de junho de 2008

Mensagens do Dia



“Suas recordações, suas lembranças, sua saudade chegam ao ente querido que retorna à pátria espiritual, buscando associar, nesses momentos, os melhores momentos juntos vivenciados, para que as melhores vibrações possíveis aí se façam presentes. (O Clarim nov/2006 p. 2).”

“Eles sentem também falta de nós e esperam pelo momento do reencontro. Enquanto não chega o nosso tempo, ofereçamos a eles um pouco de luz; não de velas, mas a da sincera oração. (O Clarim nov/2006 p. 5).”

“A palavra erraticidade, na linguagem espírita, significa o estado de espíritos ainda com necessidade de reencarnação ou retorno à Terra. (O Clarim nov/2005 p. 5).”

“Seria erro pensar que a vida espírita seja uma vida ociosa. Ao contrário, ela é essencialmente ativa e todos nos falam de suas ocupações. Entre os que já atingiram certo grau de desenvolvimento, uns velam pela realização dos desígnios de Deus nos grandes destinos do Universo; dirigem a marcha do acontecimentos e concorrem ao progresso de cada mundo . Outros tomam os indivíduos sob sua proteção, constituindo-se seus gênios tutelares e anjos da guarda. Alguns encarnam-se em mundos inferiores, para neles realizarem missões de progresso; Se se considerar o numero infinito de mundos que povoam o universo e o número incalculável de seres que os habitam, compreender-se-á que os Espíritos tem muito com o que se ocupar. Ninguém pensa numa ociosidade eterna, que seria um verdadeiro suplicio. Descendo na hierarquia, encontramos espíritos menos elevados, menos depurados, e conseguintemente, menos esclarecidos; nem por isso são menos bons e, numas esfera de atividade mais restrita, desempenham funções análogas. Vem a seguir a multidão de espíritos vulgares, mais ou menos bons, mais ou menos maus, que pululam em torno de nós. Estes se elevam pouco a pouco acima da humanidade, cujas nuanças representam, e, como que refletem, pois que têm todos os vícios e virtudes dessa humanidade. Em muitos deles encontramos os gostos, idéias e inclinações que possuíam em vida. Pode, pois, dizer-se que todos aspiram o aperfeiçoamento, porque todos compreendem que é este o único meio de sair da inferioridade. Instruir-se, esclarecer-se, eis a sua grande preocupação e eles se sentem felizes quando podem a isso acrescentar pequenas missões de confiança, que os elevam aos seus próprios olhos. Também eles têm as suas assembléias. Falam-nos, vêem e observam aquilo que se passa; participam de nossas reuniões, escutam nossas conversas. Vem a seguir a escoria do mundo espírita, constituída de todos os espíritos impuros, cuja preocupação única é o mal. Sofrem e desejariam que todos sofressem com eles. Investem contra os homens, atacando aos que lhe parecem mais fracos. Excitar as paixões ruins, insuflar a discórdia, separar os amigos, provocar rixas, pavonear o orgulho dos ambiciosos, espalhar o erro e a mentira, numa palavra, desviar do bem, tais são os seus pensamento dominantes. (O Clarim nov/2005 p. 5).”

“Cada país e planeta tem um responsável (gestor) bem como os sistemas planetários e assim por diante. (RIE dez/2006 p. 585).”

“Um aspecto importante é o possível reencontro com aqueles entes com os quais tinham afinidades quando encarnados, como amigos e parentes próximos. Estes Espíritos os ajudam a compreender sua atual situação e os encaminham para o devido tratamento espiritual, onde terão a oportunidade de se recordarem do passado à medida que se dissipe a influência da matéria. Mediante as condições evolutivas do Espírito, pode analisar sua vida passada e planejar uma vida futura para, através de uma nova oportunidade reencarnatória, reconciliar-se com sua própria consciência. (RIE dez/2006 p. 595).”

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Mensagens do Dia


“Antes de nascer neste mundo nós estávamos vivendo em uma outra dimensão e é para lá que voltaremos quando nosso corpo de carne morrer. Embora nossas lembranças desse mundo tenham sido apagadas para facilitar nossa vida na Terra, temos muitos amigos em nossa pátria de origem e todas as noites, enquanto nosso corpo dorme, podemos ir até lá, conversar com eles. (Lucius - O advogado de Deus)”

“As pessoas que amamos estão sempre ao alcance de nosso pensamento. Para tê-las ao nosso lado, só é necessário pedirmos a Deus, nosso pai, sua permissão. Ele é infinito em sua bondade e perdão, precisamos apenas acreditar e pedir sinceramente. (Lucius - Quando a vida escolhe).”

“Sempre quando alguém na Terra não se conforma com a partida de um ente querido, a dor de um se transforma na dor dos dois. E ao contrário, quando da terra é enviado um pensamento de amor, carinho e saudade, isso faz bem aos dois. (Lucius - Quando a vida escolhe).”

“No mundo nada acaba, apenas se transforma. A morte é uma transformação. Deixamos o corpo material na Terra e vamos com o corpo espiritual viver em mundos cheios de beleza e luz. (Lucius - Somos todos inocentes).”

“A vida espiritual é, com efeito, a verdadeira vida, é a vida normal do espírito, sendo-lhe transitória e passageira a existência terrestre, espécie de morte, se comparada ao esplendor e à atividade da outra. O corpo não passa de simples vestimenta grosseira que temporariamente cobre o Espírito, o verdadeiro grilhão que o prende à gleba terrestre, do qual se sente ele feliz em libertar-se. O respeito que aos mortos se consagra não é a matéria que o inspira; é pela lembrança, o Espírito ausente é quem o infunde. (RIE nov/2006 p. 508).”

“Não te preocupes com o corpo, pensa antes no espírito; vai ensinar o reino de Deus; vai dizer aos homens que a pátria deles não é a Terra, mas o céu, porquanto somente lá transcorre a verdadeira vida. (RIE nov/2006 p. 508).”

“Na dimensão espiritual as reuniões mediúnicas levadas a efeito têm objetivo de estabelecer contato com espíritos de esferas mais elevadas. (RIE nov/2006 p. 517).”

“Há muitas moradas na casa de meu Pai. Se assim não fosse, eu vo-lo teria dito, porque eu me vou para vos preparar o lugar e depois que eu tenha ido e que vos tenha preparado o lugar, eu voltarei e vos retomarei para mim, a fim de que lá onde eu estiver aí estejais também. (RIE nov/2006 p. 525).”

“A casa do pai é o universo, as diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento dos mesmos Espíritos. (RIE nov/2006 p. 525).”

“Muito diferentes umas das outras são as condições dos mundos, quanto ao grau de adiantamento ou e inferioridade dos seus habitantes. (RIE nov/2006 p. 526).”

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Mensagens do Dia



“A fé restabelece a harmonia e transforma acontecimentos desagradáveis em lições proveitosas de amadurecimento. (Lucius - Somos todos inocentes).”

“A fé aceita as determinações da vida, compreende e confia. (Lucius - Somos todos inocentes).”

“Fé é perceber a força de Deus atuando em tudo e em todos, fora e dentro de nós, que responde indagações, ajuda-nos a desenvolver nossa própria capacidade, permite-nos sentir, compreender, crescer. (Lucius - Somos todos inocentes).”

“A fé é uma conquista preciosa que nos fortalece e ilumina. Não aparece de uma hora para outra, mas é construída laboriosamente por meio das experiências do dia-a-dia. A vida tem uma linguagem própria que faz despertar nossa consciência para a verdade, quando você está atento, percebe os sinais que ela lhe dá. Sua sabedoria emociona, a certeza de que ela nos conduz para uma vida melhor, conforta, nos torna confiantes, traz harmonia e paz.”

“Tenhamos cuidado com os nossos gestos e palavras, pois, muitas vezes, em nome da fé e da defesa do que cremos como verdade, manifestamos o nosso orgulho no entendimento , sem querer admitir que para Deus tudo tem valor e que somente ele tem condições de ajuizar o significado de nossos atos. (O Clarim dez/2005 p. 11).”

“Não é razoável uma fé cega, mas serve como freio às paixões violentas de espíritos ainda pouco evoluídos. (RIE dez/2006 p. 577).”

“A fé é o remédio seguro do sofrimento; mostra sempre os horizontes do infinito diante dos quais se esvaem os poucos dias brumosos do presente. (O Clarim jun/2006 p. 10).”

“A fé é resultado do raciocínio e do entendimento. (O Clarim set/2006 p. 6).”

“Quando alguém deseja algo ardentemente, já se encontra a caminho da realização. (André Luiz - Nosso Lar).”

“A descrença anula a força interior, afasta o bem. Dá chance ao mal. (Lucius - Sem medo de Viver).”

“A angústia, o receio, a insegurança revelam sempre nossa falta de fé na providência divina. (Lucius - O Fio do Destino).”

“A ligação com Deus, a prece sincera acalma, ajuda e muitas vezes resolve nossos problemas. (Lucius - Quando Chega a Hora).”

“A fé vai sendo construída aos poucos dentro de nós. Precisa ser desenvolvida pelo estudo sincero, sem intenções preconcebidas, pela observação e pelo raciocínio. (Lucius - Quando Chega a Hora).”

domingo, 15 de junho de 2008

Evangelho da Semana



CAPÍTULO XIX ITENS 6 E 7: A FÉ RELIGIOSA . CONDIÇÃO DA FÉ INABALÁVEL.

6. "Do ponto de vista religioso, a fé é a crença nos dogmas particulares que constituem as diferentes religiões; todas as religiões têm os seus artigos de fé. Sob este aspecto, a fé pode ser raciocinada ou cega. A fé cega, não examinando nada, aceita sem controle o falso como verdadeiro, e se choca, a cada passo, contra a evidência e a razão; levada ao excesso, produz o fanatismo. Quando a fé repousa sobre o erro, ela se destroi, cedo ou tarde; a quem tem por base a verdade é a única segura do futuro, porque não tem nada a temer do progresso das luzes, já que o que é verdadeiro na obscuridade, o é igualmente em plena luz. Cada religião pretende estar na posse exclusiva da verdade; preconizar a fé cega sobre um ponto de crença, é confessar impotencia em demonstrar que se tem razão.
7. Diz-se vulgarmente que a fé nãos e prescreve; daí muitas pessoas dizerem qe não é por sua culpa, se não têm fé. Sem dúvida a fé não se prescreve, e o que é ainda mais justo: a fé não se impõe. Não, ela não se recomenda, mas se adquire, e não há ninguém que esteja privado de possui-la, mesmo entre os mais refratários. Falamos das verdades espirituais fundamentais, e não desta ou daquela crença particular. Não cabe à fé ir a eles, mas a eles irem ao encontro da fé, e se a procuram com sinceridade, a encontrarão. Tende, pois, por certo que aqueles que dizem: 'Não querímos nada melhor do que crer, mas não o podemos', o dizem dos lábios e não do coração, porque em dizendo isso tapam os ouvidos. As provas, entretanto, se multiplicam ao seu redor; por que, pois se recusam em vê-las? Nuns, é negligência ; em outros, medo de serem forçados a mudar seus hábitos; na maioria, é o orgulho que recusa reconhecer uma potência superior, porque lhes seria, porque lhes seria preciso se inclinarem diante dela.
Em certas pessoas, a fé parece de alguma sorte inata; uma centelha basta para desenvolvê-la. Essa facilidade em assimilar as verdades espíritas é um sinal evidente de progresso anterior; em outros, ao contrário, elas não penetram senão com dificuldade, sinal não menos evidente de uma natureza atrasada. Os primeiros já creram e compreenderam; trazem, ao renascer, a intuição do que sabiam: sua educação está feita; os segundos têm tudo a aprender; sua educação está por fazer; ela se fará, e se não ficar concluída nesta existência, o estará em outra.
A resistência do incrédulo, é preciso nisso convir, prende-se, frequentemente, menos a ele do que à maneira pela qual se lhe apresentam as coisas. À fé é preciso uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo em que se deve crer; para crer, não basta ver, é preciso sobretudo, compreender. A fé cega não é mais desse século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maio número de incrédulos, porque quer se impor e exige a abdicação de uma das mais preciosas prerrogativas do homem: o raciocínio e o livre aobítrio. É essa fé contra a qual sobretudo se obstina o incrédulo, e da qual é verdadeiro dizer que nãos e prescreve; não admitindo provas, ela deixa no espírito um vago de onde nasce a dúvida. A fé raciocinada, a que se apóia sobre os fatos e a lógica, não deixa atrás de si nenhuma obscuridade; crê-se porque se está certo, e não se está certo senão quandos e compreendeu; eis porque ela não se dobra; porque não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.
É a esse resultado que o espiritismo conduz, e triunfa também da incredulidade todas as vezes que não encontra oposição sistemática e interessada."

sábado, 14 de junho de 2008

Mensagens do Dia



“Os Espíritos falam o que precisamos ouvir. Eles sabem ler nosso pensamento, e são mais espontâneos quando o médium ignora o assunto. (Lucius - O advogado de Deus)”

“A vida tem seus próprios meios. Eles sabem que intervir em muitos casos pode piorar o processo. Por isso, só o fazem quando têm permissão dos superiores. (Lucius - O advogado de Deus).”

“Ninguém nos poderá dominar ou envolver se nós mesmos não abrirmos a porta. Se estivermos com pensamentos positivos e harmoniosos, nenhum espírito ou pessoa poderá nos influenciar. O pensamento bom nos imuniza e defende. Só quando escolhemos sentimentos pobres e baixamos nosso padrão de energia é que pela afinidade, eles conseguem seus efeitos. (Lucius - Espinhos do Tempo).”

“Estamos todos rodeados por espíritos desequilibrados, o que é natural neste mundo, mas convém lembrar que os bons também estão ao nosso lado. Trata-se de uma questão de sintonia. Quando você alimenta pensamentos negativos, sua energia se torna mais densa e você sintoniza com espíritos perturbados, doentes, que se aproveitam de suas fraquezas, induzindo-o a fazer o que eles querem. (Lucius - Tudo Valeu a Pena).”

“Todos nós estamos encarnados em um mundo onde há espíritos de vários níveis de conhecimento. Além disso, há aqueles que desencarnam e, presos a interesses mundanos, não querem deixar a Terra, permanecendo no astral, circulando por este mundo, influenciando as pessoas. Para aprender a conhecer o teor das energias que nos cercam e desenvolver resistências às mais negativas, precisamos senti-las. Como são desagradáveis, desequilibrando o sistema nervoso, provocando vários sintomas físicos, reagimos procurando ficar bem. Assim, vamos nos tornando mais resistentes a essas energias. A sabedoria e o conhecimento têm o preço da experiência que cada um terá que pagar. (Lucius - Tudo Valeu a Pena).”

“Não estamos separados pela morte daqueles que amamos, mas estão frequentemente perto de nós, nos ajudam e nos consolam pela esperança de uma reunião certa. (O Clarim nov/2006 p. 6).”

“Em nossa mente surgem constantemente pensamentos que podem ter três origens: os nossos próprios (do consciente ou aflorados do inconsciente), os de benfeitores espirituais (sempre voltados para o bem) e os de espíritos imperfeitos, despreparados ou sofredores (de regra voltados para o mal). (O Clarim dez/2005 p. 2).”

“Dentro da realidade da lei que rege o intercambio no plano mental, a mente dotada de força de vontade maior domina a mente dotada de força de vontade menor. (O Clarim dez/2005 p. 2).”

“O encarnado está incessantemente submetido às influências espirituais, do mesmo modo que às da atmosfera cujo ar respira. (O Clarim dez/2005 p. 2).”

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Mensagens do Dia



“Um abraço sincero representa uma autêntica troca de energias capazes de acalmar e revigorar, enquanto um olhar ou gesto pode nos causar uma dor de cabeça, sonolência, irritabilidade. (Espiritismo: uma visão panorâmica).”

“Sempre que direcionamos nosso pensamento para alguém, de certa forma, estamos irradiando-o para aquele indivíduo, isto é, conscientemente ou não, o destinatário acusará impressões agradáveis ou desconfortáveis conforme e teor da mensagem de origem. (Espiritismo: uma visão panorâmica).”

“Somos os primeiros a receber a carga vibratória que emitimos, com todas as suas conseqüências, positivas ou não. (RIE julho/2007 p. 282).”

“Palavras possuem vibrações e podem agredir tanto, ou ainda mais, em certos casos, que agressões físicas. Pensamentos podem gerar curas, como enfermidades; podem estabelecer sintonia com os benfeitores espirituais ou abrir brecha para a ação de inimigos desencarnados de qualquer espécie. (RIE julho/2007 p. 282).”

“Se uma reunião for composta de pessoas de maus sentimentos, estas enchem o ar ambiente do fluido impregnado de seus pensamentos. Daí para as almas boas, um mal-estar moral análogo ao mal-estar físico causado pelas exalações maléficas: a alma fica asfixiada. Se, ao contrário, as pessoas tiverem intenções puras, encontramos em sua atmosfera como que um ar vivificante e salubre. Naturalmente o efeito será o mesmo num ambiente cheio de espíritos, conforme sejam bons ou maus. (A Obsessão – Allan Kardec).”

“Os pensamentos de temor, angústia etc, como que geram energias parasitas auto-induzidas que contribuem para desgastar, pelo cansaço, a estrutura da personalidade. Todas as doenças de origem espiritual formam correntes auto-induzidas que devem ser levadas em conta para um tratamento adequado. (Apometria: novos horizontes da medicina espiritual – Costa)”.

“As condições boas ou más de cada criatura influenciarão as pessoas que fazem parte da sua vida, estendendo por todos os ambientes em que se encontre as vibrações benéficas ou não que exteriorize. Consequentemente, também serão afetadas as demais pessoas que não estiverem munidas de suas próprias condições de defesa ou elevação. (Comunicação entre dois mundos – Célia Camargo).”

“A misericórdia de Jesus nos socorre em todos os momentos e a bondade dos benfeitores espirituais nos cercam de recursos energéticos, de emanações positivas, restaurando-nos o animo e dando-nos forças para enfrentar nossas aflições. Por isso nos sentimos bem no centro espírita. Muitos de nós, porém, acabam retornando em pouco tempo às mesmas faixas vibratórias de antes, por não terem conseguido manter o elevado padrão mental que haviam alcançado. Isso se dá pela falta de correspondência entre o conhecimento e a prática. Sabemos como agir, o que devemos fazer, mas não o fazemos. Sabemos que devemos manter o pensamento elevado, mas aceitamos as sugestões inferiores daqueles que desejam o nosso mal. (Comunicação entre dois mundos – Célia Camargo).”

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Mensagens do Dia (Um pouco de Amor neste dia)



“O amor, as afinidades e preferências, as vocações são manifestações da alma. Quando você tenta reprimi-las, anula-se, deprime, cria conflitos, empobrece. (Lucius - O advogado de Deus).”

“O amor não tem tempo, momento, lugar, ele brota em nossa alma como dádiva que ilumina e alimenta. Nesse sentimento, o reencontro acontecerá um dia. (Lucius - Quando a vida escolhe).”

“O amor só é verdadeiro quando liberta. O apego revela imaturidade e falta de confiança na vida. (Lucius - Quando a vida escolhe).”

“O apego em demasia a qualquer coisa traz muito sofrimento. (Lucius - Quando a vida escolhe).”

“Apego não é amor. O amor liberta. A dependência sufoca, atormenta. (Lucius - Somos todos inocentes).”

“O amor é força, beleza, traz felicidade, plenitude, paz. (Lucius - Espinhos do Tempo).”

“O amor não acaba nunca. Podemos senti-lo de diversas formas, e a vida, a reencarnação, favorecem a que ele cresça sempre rumo ao seu objetivo maior, que é o amor sincero e fraterno entre todas as criaturas. O que costuma acabar são as nossas ilusões, nossos enganos. A verdade acaba aparecendo, mostrando que o sentimento a que demos o nome de amor não passa de interesse, conveniência, vontade de amar, imaturidade, falta de paciência para esperar as coisas acontecerem. (Lucius - Espinhos do Tempo).”

“O amor é livre. Quem ama derrama esse sentimento sem exigir nada. Quem condiciona o afeto está apenas expressando orgulho e egoísmo, desconhece o que seja amor. (Lucius - Espinhos do Tempo).”

“O ser humano tem sede profunda de amar, mas sente um descompasso muito grande no relacionamento consigo e com terceiros. (O Clarim dez/2005 p. 7).”

“Amar ao próximo é abjurar todo sentimento de ódio, de animosidade, de rancor, de inveja, de ciúme, de vingança, numa palavra, todo desejo e todo pensamento de prejudicar; é perdoar os inimigos e retribuir o mal com o bem; ser indulgente para as imperfeições de seus semelhantes e não procurar a palha no olho do vizinho, quando não vê a trave no seu; é cobrir ou desculpar as faltas dos outros, em vez de se comprazer em se por em relevo por espírito de aviltamento; é ainda não se fazer valer à custa dos outros; não procurar esmagar a pessoa sob o peso de sua superioridade; não desprezar ninguém por orgulho. Eis a verdadeira caridade benevolente. (O Clarim dez/2005 p. 8).”

“Como todo verbo, amar exprime ação. Não basta gostar de alguém; é preciso trabalhar em seu beneficio. (RIE dez/2006 p. 614).”

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Mensagens do Dia



“Ser jovem na Terra é uma situação que todos recapitulamos em cada encarnação. É o momento em que assumimos a direção de uma nova existência, de novas oportunidades de progresso e amadurecimento. Colocamos nisso toda nossa força. Nosso espírito sabe que pode vencer, conquistar a felicidade e, para isso, deverá aproveitar cada minuto. Contudo, sem orientação espiritual, sem compreender bem os valores da vida, muitas vezes colocamos essa força na satisfação dos sentidos físicos, na busca de emoções desordenadas. Iludimo-nos querendo aproveitar essa fase, que sabemos passageira, deixando de lado o bom senso, a ponderação, e nos envolvemos em compromissos e promessas que, por certo, nos serão cobrados na hora certa. (Lucius - Espinhos do Tempo).”

“A compaixão enobrece o espírito e alivia a consciência. (Lucius - Tudo Valeu a Pena).”

“A verdade às vezes dói, mas nos torna mais lúcidos. (Lucius - Tudo Valeu a Pena).”

“Preocupação não é solução. Só gera confusão. As boas idéias só aparecem nos momentos em que estamos calmos, harmonizados. (Lucius - Tudo Valeu a Pena).”

“Quando precisamos estar acompanhados em nossas opiniões, é sinal claro que não estamos completamente seguros quanto às nossas convicções. (RIE nov/2006 p. 520).”

“Críticas ou mesmo ofensas que sabemos ser falsas não devem gerar mais do que pesar por aqueles que as proferiram. (RIE nov/2006 p. 520).”

“Se sempre esperarmos a orientação de alguém para evitar o confronto ou para tentar nos eximir da responsabilidade de tomar uma posição, algo está errado. (RIE nov/2006 p. 520).”

“Nesse conhecido jogo de transferência de responsabilidades, onde nos esforçamos para apontar culpados de nossas infelicidades, perdemos ótimas chances de encarar a própria culpa, admitindo o único e verdadeiro responsável por todas as desventuras e tristezas que vivemos nós mesmos. (RIE nov/2006 p. 520).

“Se quisermos mudar o mundo, devemos começar por nós mesmos. (RIE nov/2006 p. 520).”

“Pondera antes de criticar quem julga encontrar-se em estágio evolutivo inferior o seu, porque a vereda que aquele trilha um dia foi a sua.
Recorda que não adianta chegar ao topo da montanha: precisa ajudar os outros a escalarem-na.
Muda sua postura diante dos inimigos, ao concluir que apenas energias positivas neutralizam a negatividade; somente o perdão implacável extirpa rancores imemoriais; só vence o ódio o amor sincero , universal, sem fins interesseiros e exigência de reciprocidade. (O Clarim dez/2005 p. 5).”

“Nada é pior do que a indiferença para com o próximo, porque ela seca a esperança daquele que lhe é vítima, embora o coração ainda pulse e a cabeça lateje a dor de ser renegado ao abandono da própria desdita. (O Clarim dez/2006 p. 7).”

terça-feira, 10 de junho de 2008

Mensagens do Dia



“Cada um só dá o que tem. Não espere dos outros o que ainda não têm para dar. (Lucius - O advogado de Deus).”
“Nem sempre o que nós desejamos é o melhor para nós e para os outros envolvidos. A vida é mais sábia do que podemos imaginar. Tem seus próprios caminhos, mais perfeitos e adequados do que os nossos. Aceitar os fatos que não podemos mudar é prudente e sábio. (Lucius - O advogado de Deus).”

“Quando deixamos que os outros nos dominem por temor ou por amor, por comodismo ou por insegurança, perdemos o contato com a nossa essência, com nosso eu interior, e passamos a agir como autômatos das idéias alheias, produto do meio social ou do condicionamento familiar. Como não usamos nossa força interior, sentimo-nos inseguros e a cada dia mais e mais receamos o fracasso e nos julgamos incapazes. (Lucius - Quando a vida escolhe).”

“Cada um tem um nível que lhe é próprio e vai agir de acordo com ele. Será inútil exigir de alguém algo que ainda não pode dar. Quanto aos erros, eles representam degraus necessário a aprendizagem. Culpar alguém por isso, é injusto e ineficaz. (Lucius - Somos todos inocentes).”

“É muito difícil para nós entendermos os outros porque não sabemos o que vai em sua alma. As experiências vivenciadas, as feridas e as ilusões sepultadas e escondidas pelo esquecimento da vida atual. Embora apagadas da lembrança, elas permanecem no mundo interior de cada um e se expressam em atitudes e posicionamentos conflitantes e inabituais. Elas são responsáveis por atitudes intempestivas e apaixonadas nem sempre explicáveis pela nossa lógica. (Lucius - Somos todos inocentes).”

“Procure desenvolver a auto-estima, porque ela desenvolverá a sua dignidade como espírito eterno. Deus não fez ninguém errado. Cada um é perfeito em seu nível e todos nós estamos desenvolvendo nossos potenciais. As dificuldades, os problemas, os enganos e até as ilusões são formas de treinamento para que alcancemos a maturidade. Por isso, a culpa deve ser banida de nossa mente. Somos todos inocentes, todavia estamos sujeitos às leis naturais do universo. Elas respondem a todos os nossos atos e são os mestres do nosso desenvolvimento. Por isso, alegremo-nos e cultivemos a confiança na vida, que sempre faz o melhor. (Lucius - Somos todos inocentes).”

“A imposição jamais representou a verdadeira força. É apenas o forte subjugando o fraco. Somos todos iguais perante Deus. A vida exige isso de nós: que respeitemos os direitos dos outros e sua liberdade. (Lucius - Espinhos do Tempo).”

“O bom exemplo e a dignidade são os melhores meios de indução ao bom comportamento. (Lucius - Espinhos do Tempo).”

“Para esperarmos que os outros façam isso ou aquilo, nós precisamos ser capazes de fazer primeiro. (Lucius - Espinhos do Tempo).”

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Mensagens do Dia



“Sejamos alegres, saibamos sorrir, estejamos o mais possível com um semblante simpático, mostremos felicidade e contagiaremos todos os que nos cercam. Mostremo-nos diferentes da maioria dos carrancudos, mal-humorados que andam de mal com a vida porque não se amam, não se gostam, vivem prisioneiros da baixa estima e, por isso mesmo, descarregam a sua animosidade em cima dos demais. (O Clarim ago/2006 p. 6).”

“A alegria é precioso remédio tanto para as feridas do corpo como para as da alma. (Lucius - Zibia Gasparetto).”

“Muitos acreditam que para se ligar com Deus precisam ir às igrejas, obedecer a determinadas regras. A verdade é outra. Para se ligar com a luz basta a alegria de coração, a sinceridade de propósito, o respeito pelas diferenças dos outros, a disposição de fazer o melhor e de ficar no bem. Esse é o caminho do equilíbrio espiritual, o segredo da boa saúde e da longevidade. (Lucius - Zibia Gasparetto).”

“Nossas ações devem controlar nossos pensamentos, as marés avançam para as praias e recuam novamente para o mar, assim também será nossa tristeza que se tornará o ontem, se permitirmos que a alegria se torne o hoje. (Irmão Ivo - Sonia Tozzi).”

“O hábito de sorrir para a vida deve ser cultivada apesar de todas as dificuldades e violências que a humanidade está sofrendo por conta de alguns que vivem sem Deus. Quando conseguimos sorrir, os nossos problemas são reduzidos ao seu tamanho real. (Irmão Ivo - Sonia Tozzi).”

“A alegria perene não pode estar ligada a pessoas ou coisas. Não pode depender de estimulo nenhum para que aconteça. É um estado de ser em ventura, sem limites, por saber compreender. É viver a vida pela vida e não para ganhar alguma coisa ou atingir um fim. (Patrícia - Vera Lucia Carvalho).”

quinta-feira, 5 de junho de 2008

EVANGELHO DA SEMANA

CAP. XIII ITEM 7 E 8: Convidar os pobres e os Estropiados.
"Ele disse também àquele que o havia convidado: Quando derdes a jantar ou a cear, para isso não convideis nem vossos amigos, nem vossos irmãos, nem vossos parentes, nem vossos vizinhos que são ricos, de modo que eles vos convidem em seguida, a seu turno, e que, assim, retribuam o que haviam recebido de vós. Mas quando fizerdes um festim, convidai para ele os pobres, os estropiados, os coxos e os cegos; e estareis felizes porque não terão meios para vo-lo retribuir; porque isso vos será retribuído na ressurreição dos justos.
Um daqueles que estavam à mesa, tendo ouvido estas palavras, lhe disse: Feliz aquele que comer do pão no reino de Deus! (São Lucas, cap. XIV, v. 12 a 15).
Quando fizerdes um festim, disse Jesus, para ele não convideis os vossos amigos, mas os pobres e os estropiados. Estas palavras, absurdas se tomadas ao pé da letra, são sublimes se nelas se procura o espírito. Jesus não podia ter querido dizer que, em lugar dos amigos, é preciso reunir à sua mesa os mendigos de rua; sua linguagem era quase sempre figurada, e a homens incapazes de compreenderem as nuanças delicadas do pensamento, seria preciso imagens fortes, produzindo o efeito de cores berrantes. O fundo do pensamento se revela nessas palavras: 'Sereis felizes porque não terão meios para vo-lo retribuir'; quer dizer que não se deve fazer o bem com vistas a uma devolução, mas pelo único prazer de fazê-lo. Para dar uma comparação surpreendente, disse: Convidai para os vossos festins os pobres, porque sabeis que esses não poderão nada vos retribuir; e por festins é preciso entender, não o repasto propriamente dito, mas a participação na abundância de que desfrutais.
Estas palavras podem, entretanto, também receber sua aplicação num sentido mais literal. Quantas pessoas não convidam à sua mesa senão aqueles que podem, como dizem, lhes honrar, ou que podem convidá-las, a seu turno! Outras, ao contrário, encontram satisfação em receber aqueles de seus parentes ou amigos que são menos felizes; ora, quem é que não os possui entre os seus? É, por vezes, prestar-lhes um grande serviço sem aparentá-lo. Estes, sem irem recrutar os cegos e os estropiados, praticam a máxima de Jesus, se o fazem por benevolência, sem ostentação, e se sabem dissimular o beneficio por uma sincera cordialidade."

terça-feira, 27 de maio de 2008

Mensagens do Dia



"Deus nos abençoa com o esquecimento para que o perdão nos seja mais fácil. Às vezes, ele coloca um inimigo de outras vidas dentro do mesmo lar, como filho, para que os dois aprendam a se gostar e o ódio desapareça". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Nem sempre o que queremos e nos parece ser bom, é bom aos olhos de Deus. Só quando ele aprova os nossos atos é que vem em nosso auxílio". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Quando fazemos inimigos, nos cercamos de forças destrutivas e favorecemos o envolvimento deles." (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"A verdade às vezes dói, mas sempre ajuda a viver melhor". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Quando fazemos o melhor, quando nos esforçamos para ser honestos e cumprimos nosso dever, Deus faz o resto". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"A imposição jamais representou a verdadeira força. É apenas o forte subjugando o fraco. Somos todos iguais em direitos perante Deus. A vida exige isso de nós: que respeitemos os direitos dos outros e sua liberdade". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"O bom exemplo e a dignidade são os melhores meios de indução ao bom comportamento". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"O ódio é doença perigosa. Fere mais a quem o sente". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Deus dá a cada um as lições de que precisa para aprender e corrigir-se". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Tudo tem uma causa justa, por mais dolorosa que seja a situação. (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Para esperarmos que os outros façam isso ou aquilo, nós precisamos ser capazes de fazer primeiro". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Na obsessão, o espírito desencarnado age deliberadamente, geralmente movido pela vingança, procurando subjugar a sua presa para conduzi-la ao desequilíbrio". (Luicius - Zibia Gasparetto).
.
"É comum entre os casais, depois de anos de vida juntos, quando um deles parte, é preciso muito esforço e esclarecimento para que esse desligamento se processe normalmente. Quando o espírito que parte é mais esclarecido, aceita ausentar-se do lar e procura refazer-se devidamente, reintegrando-se na verdadeira vida, é mais fácil ao que ficou na Terra conseguir também seu refazimento". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Fazemos uma idéia da morte muito diferente da realidade. Imaginamos que, depois de mortos, tudo se modifica e nos tornamos completamente livres dos apelos físicos. Puro engano. Saímos do corpo, mas continuamos os mesmos. As paixões, os vícios, os anseios, os problemas, são característicos do nosso espírito. A carne é apenas um instrumento adequado para nossa atuação no mundo. É como uma roupa adequada que nos materializa na Terra durante certo tempo e que, ao nos despojarmos dela, impede de sermos vistos e participarmos da sociedade terrena. Quanto ao resto, continua igual". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"A tristeza tira nossas energias e abre campo às influências inferiores". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Mensagens do Dia



"Somos todos inocentes. Sempre fazemos o que pensamos ser o melhor dentro de nosso nível de lucidez. E o erro faz parte da aprendizagem e costuma ensinar muito mais do que o acerto". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Quem age com violência, até com crueldade sempre pensa que está se defendendo. Não conhece ainda nada superior, acredita que o melhor seja isso. Na verdade, só o tempo, a vivência, a própria vida poderão mostrar-lhes uma nova maneira de viver, mais lúcida e feliz". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Procure desenvolver a auto-estima, porque ela desenvolve a sua dignidade como espírito eterno. Deus não fez ninguém errado. Cada um é perfeito em seu nível e todos nós estamos desenvolvendo desenvolvendo nossos potenciais. As dificuldades, os problemas, os enganos e até as ilusões são formas de treinamento para que alcancemos a maturidade. Por isso, a culpa deve ser banida de nossa mente. Somos todos inocentes, todvia estamos sujeitos às leis naturais do universo. Elas respondem a todos os nossos atos e são os mestres do nosso desenvolvimento. Por isso, alegremo-nos e cultivemos a confiança na vida, que sempre faz o melhor". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Diante do quadro do mundo atual, há quem acredite que o mal esteja levando a melhor na luta secular contra o bem. E essa crença se nota através dos meios de comunicação em sua abordagem pessimista dos fatos, assustando as pessoas impressionáveis. Mas, dentro da visão espiritual, o ritmo da vida é perfeito. O mal é só ilusão porque depende apenas dos que crêem nele aqui na Terra, enquanto o bem é a Lei Universal, eterna e intocável. E, para vivê-lo, basta acabar com os espinhos do tempo". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Se Deus está no leme de tudo, se ele é perfeito, logo sua justiça também o é". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Podemos escolher ser bons ou maus, justos ou injustos com os outros, mas, depois de termos escolhido, teremos que suportar a reação, as conseqüências da nossa escolha. Está claro que ninguém deseja vingar-se de alguém por ter recebido um bem. Todos os que escolhem a vingança revelam falta de confiança em Deus e sua justiça, e por isso sofrerão". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.

domingo, 25 de maio de 2008

EVANGELHO DA SEMANA



CAP. XIII ITEM 17: A Piedade

"A piedade é a virtude que mais nos aproxima dos anjos; é a irmã da caridade, que vos conduz até Deus. Ah! deixai o vosso coração se enternecer diante das misérias e dos sofrimentos dos vossos semelhantes; vossas lágrimas são um bálsamo que lhes aplicais sobre as feridas, e quando, por uma doce simpatia, vindes a lhes restituir a esperança e a resignação, que encanto experimentais! Esse encanto, é verdade, tem um certo amargor, porque nasce ao lado da infelicidade; mas se não tem a agrura dos gozos mundanos, não tem as pungentes decepções do vazio que estes deixam atrás de si; há uma suavidade penetrante que alegra a alma. A piedade, uma piedade bem sentida, é amor; o amor é devotamento; o devotamento é o esquecimento de si mesmo; e esse esquecimento, essa abnegação em favor dos infelizes, é a virtude por excelência, a que praticou em toda a sua vida o Divino Messias, e que ensinou em sua doutrina tão santa e tão sublime. Quando essa doutrina retornar à sua pureza primitiva, e for admitida por todos os povos, dará felicidade à Terra, nela fazendo reinar, enfim, a concórdia, a paz e o amor.
O sentimento mais próprio para vos fazer progredir, domando vosso egoísmo e vosso orgulho, o que dispõe vossa alma à humildade, à beneficência e ao amor ao próximo , é a piedade! essa piedade que vos comove até as entranhas, diante dos sofrimentos de vossos irmãos, que vos faz lhes estender mão segura e vos arranca lágrimas de simpatia.. Portanto, não sufoqueis jamais em vossos corações essa emoção celeste, não façais como esses egoístas endurecidos que se distanciam dos aflitos, porque a visão da sua miséria perturbaria por instante sua alegre existência; temei permanecer indiferentes quando puderdes ser úteis. A tranquilidade comprada ao preço de uma indiferença culpável, é a tranquilidade do mar morto, que esconde no fundo de suas águas o lodo fétido da corrupção.
Quanto a piedade está longe, entretanto, de causar a perturbação e o aborrecimento com os quais se apavora o egoísta! Sem dúvida, a alma experimenta, ao contato da infelicidade alheia, e voltando-se para si mesma, um abalo natural e profundo que faz vibrar todo o vosso ser e vos afeta penosamente; mas a compensação será grande quando vierdes a restituir a coragem e a esperança a um irmão infeliz que se emociona com o aperto da mão amiga, e cujo olhar, ao mesmo tempo úmido de emoção e de reconhecimento, se volta docemente para vós antes de se fixar no céu agradecendo por lhe haver enviado um consolador, um apoio. A piedade é a melancólica mas celeste precursora da caridade, essa primeira virtude da qual é irmã e cujos benefícios prepara e enobrece".

Mensagens do Dia



"O que você acredita, as idéias em que vocêm põe fé, determinam suas atitudes. Elas irradiam-se em suas energias. E essas energias atraem para você experiências afins". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Quem acredita em agressividade como solução de seus problemas, quer resolver tudo na agressão, está sempre sendo agredido pelas pessoas, pelas coisas, pela vida. Quem crê em violência e reage violentamente, quem se revolta, odeia, cultiva o ressentimento, a vingança, irradia essas energias, atrairá para si essas forças. Se você está infeliz, se as coisas vão mal, se você não está satisfeito com sua vida, é preciso analisar e tentar perceber qual crença sua deu causa a essa infelicidade. Que pensamentos e atitudes atrairam esses resultados. Bom é saber que esses são só pensamentos, crenças nas quais você acreditou um dia, que podem até terem sido úteis de alguma forma em outros tempos, mas que agora você não precisa mais e podem ser modificadas quando você quiser. E quando isso acontece, toda sua vida se modifica, as coisas começam a acontecer para melhor". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Violência atrai violência. É a lei das afinidades. (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"É muito difícil para nós entendermos os outros porque não sabemos o que vai em sua alma. As experiências vivenciadas, as feridas e as ilusões sepultadas e escondidas pelo esquecimento da vida atual. Embora apagadas da lembrança, elas permanecem no mundo interior de cada um e se expressam em atitudes e posicionamentos conflitantes e inabituais. Elas são responsáveis por atitudes intempestivas e apaixonadas nem sempre explicáveis pela nossa lógica". (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"O medo não só impede a energia superior de entrar, como baixa o padrão mental e abre canal para o que se teme e deseja evitar". (Lucius - Zibia Gasparetto).

sábado, 24 de maio de 2008

Mensagens do Dia



"Só a sabedoria divina conhece quando o melhor momento para recolocar tudo nos devidos lugares e naturalmente o fará, porquanto Deus só faz o bem, e o mal é ilusão passageira. É compreender, crer na ação do bem e esperar". (Lucius - Zibia Gasparetto).

"Para perceber o que é verdadeiro, é preciso compreender que Deus só faz o bem, que só quer o bem e que só existe o bem. O homem acredita no mal e o alimenta, mas dia virá em que terá que perceber que está destinado à luz, ao amor, à alegria e que tudo o mais vai acabar . Que a programação divina nos criou para sermos felizes". (Lucius - Zibia Gasparetto).

"A fé restabelece a harmonia e transforma acontecimentos desagradáveis em lições proveitosas de amadurecimento". (Lucius - Zibia Gasparetto).

"A fé aceita as determinações da vida, compreende e confia. (Lucius - Zibia Gasparetto).

"No mundo nada acaba, apenas se transforma. A morte é uma transformação. Deixamos o corpo material na Terra e vamos com o corpo espiritual viver em mundo cheios de beleza e luz". (Lucius - Zibia Gasparetto).

"Quando a dor nos fere o coração, não encontramos justificativa, preferimos pensar na fatalidade, na crueldade, na injustiça. Como conciliar isso com a bondade de Deus? Prefiro acreditar que ainda não temos a verdade total. Que ainda não conseguimos penetrar nas profundezas da nossa alma para perceber porque somos submetidos a experiências tão rudes. Dentro desse pensamento, posso entender que essas experiências modificam nossas vidas, amadurecem nossos espíritos, nos fazem crescer, evoluir". (Lucius - Zibia Gasparetto).

"Aceitar não é conservar o ressentimento, a amargura e a mágoa no coração. É muito mais, é lutar para encontrar novamente na vida razões que nos permitam refazer nossas horas e aproveitar bem nosso tempo. Reencontarr a felicidade". (Lucius - Zibia Gasparetto).

"Fé é perceber a força de Deus atuando em tudo e em todos, fora e dentro de nós, que responde indagações, ajuda-nos a desenvolver nossa própria capacidade, permite-nos sentir, compreender, crescer". (Lucius - Zibia Gasparetto).

"Cada um tem o poder de criar seu próprio destino. Quando escolho minhas crenças, atitudes, atos, estou criando as experiências em minha vida". (Lucius - Zibia Gasparetto).

"Não é a força que impede o mal. Quanto mais nos preocupamos com ele, mais energia lhe damos. O que nos imuniza é fazer o bem. É vibrar em freqüência superior. É sair da faixa negativa. Para defender-se, basta não acreditar mais na violência como solução". (Lucius - Zibia Gasparetto).

"A melhor forma de nos defendermos, é nos ligarmos com o bem, com a luz. Se nossa energia for superior, se nossas atitudes foren elevadas, o mal não terá ação contra nós". (Lucius - Zibia Gasparetto).

"A vida trabalha sempre pelo melhor. Não olhe os fatos com olhos dramáticos. Todos eles são efeitos passageiros, trabalhando em função de uma causa maior: a conquista da sabedoria e da felicidade". (Lucius - Zibia Gasparetto).

"Nem todas as pessoas que cruzam nosso caminho são ligações de outras vidas. Há outros fatores que concorrem para isso. Somos nós que escolhemos e criamos nosso destino. Nossas crenças geram atitudes que produzem energias e movimentam fatos, atraindo determinado tipos de pessoas, materializando acontecimentos, criando situações em nossas vidas". (Lucius - Zibia Gasparetto).

"Deus é sabedoria infinita. Confiar nele, é estar seguro. Crer na vida é ser sábio". (Lucius - Zibia Gasparetto).

"Aceitar o que a vida impõe, as coisas que não podemos mudar, sempre diminui nossa dor. (Lucius - Zibia Gasparetto).

"Apego não é amor. O amor liberta. A dependência sufoca, atormenta". (Lucius - Zibia Gasparetto).

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Mensagens do Dia


"O homem acredita numa grande ilusão: que a vida seja algo separado dele, mas a realidade mostra que cada um é a própria vida se tornando gente. Portanto quando você escolhe é a vida escolhendo em você. A vida jamais erra. Assim, seja qual for a decisão que você venha a tomar, no fim perceberá que todos os caminhos estavam certos". (Elisa Masselli).

  • "A vida nos cobra tomar decisões constantemente.
  • Cada escolha determina um fato no futuro.
  • Cada fato, uma vivência inadiável.
  • Cada experiência, uma mudança imposta.
  • Escolher é fácil quando nossos sentimentos e ilusões não estão envolvidos.
  • Somos livres para escolher nossas ações mas prisioneiros de suas consequências.
  • Todo momento é decisivo. Temos que decidir sempre entre o que é bom e o que é mau, entre nossas ambições desmedidas e nosso bom senso interior.
  • Por isso é preciso descobrir se teremos a coragem de ficar do lado de nossa alma ou se preferimos mentir para nós mesmos. Mas, seja qual for a nossa escolha, lembremos que nada fica sem resposta." (Elisa Masselli).

  • "A culpa constrange, inferioriza, deprime.
  • Tudo depende de como você vê os fatos da vida.
  • Quando você se vê menos, perde o poder.
  • Esta ilusão o deixa à mercê dos outros.
  • A dependência escraviza e enfraquece.
  • Perceba que a vida o enriquece de potenciais.
  • Ao confiar nela, você se torna forte e livre.
  • A verdadeira felicidade está na habilidade de ver com bons olhos.
  • Errar faz parte da aprendizagem.
  • Todos queremos sempre o melhor.
  • Não importa o tamanho do erro.
  • Diante das leis universais somos todos inocentes". (Zibia gasparetto)

Cada um tem um nível que lhe é próprio e vai agir de acordo com ele. Será inútil exigir de alguém algo que ainda não pode dar. Quanto aos erros, eles representam degraus necessários à aprendizagem. Culpar alguém por isso, é injusto e ineficaz". (Lucius - Zibia Gasparetto).

"O sofrer é desagradável, mas educa, o esforço é trabalhoso, mas desenvolve, a confiança é abstrata, mas harmonisa, a consciência do próprio poder, centra e dignifica". (Lucius - Zibia Gasparetto).

"Quando praticamos uma ação adequada ou não, acionamos energias, interferimos nos ciclos da vida, desorganizamos programas alheios, colocamos nossa atuação, nossos ato0s, impondo aos outros nossa formade ser. É uma escolha nossa. E a vida responde, de acordo com as nossas crenças, à contribuição que lhe demos, à reação que provocamos nos outros, daqueles que envolvemos diretamente, a fim de educar-nos frente ao desenvolvimento de nossa responsabilidade de espíritos eternos, tornando-nos lúcidos e conscientes. Essa resposta nos chegará, seja onde for que estivermos e embora a bondade divina tenha nos apagado da memória a recordação do passado, vivenciar determinadas experiências, nos vai ensinar a perceber coisas que ignorávamos e que permitiram ou contribuíram para que nós praticássemos aquelas ações que foram causa de nossos sofrimentos." (Lucius - Zibia Gasparetto).

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Mensagens do Dia


"Em nossa ilusão, queremos agarrar as pessoas, segurá-las , conduzi-las, a pretexto de amar e proteger, e as escravizamos com nossas energias, bloqueando seu desenvolvimento, obstruímos sua visão."(Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"As energias que damos naturalmente, fruto de nossa forma de sentir, de pensar, é que atraem e repelem os fatos e pessoas em nossas vidas. (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"A vida age, independentemente de nossa vontad, sempre de forma acertada e para o melhor, ainda que não tenhamos consciência de onde está nossa felicidade. (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"O perdão sempre foi e será o único caminho para se chegar a Deus. Sem ele, afastamo-nos da felicidade e da perfeição para sempre". (Elisa Masselli).
.
"Existe uma luta constante entre o bem e o mal. Todos somos espíritos aprendizes, estamos aqui para nos encontrar com nossos inimigos de outrora e tentar uma reconciliação". (Elisa Masselli).
.
"As pessoas que amamos estão sempre ao alcance de nosso pensamento. Para tê-las ao nosso lado, só é necessário pedirmos a Deus, nosso pai, sua permissão. Ele é infinito em sua bondade e perdão, precisamos apenas acreditar e pedir sinceramente". (Elisa Masselli).
.
"Deus não entra em nossas casas por elas estarem arrumadas ou não, por serem ricas ou pobres. O que interessa a ele são os nossos corações, a fé que sentimos nele e em seu julgamento. Por isso nossos corações é que devem estar sempre limpos do ódio, da mágoa e cheios de muita fé. Só assim Deus poderá entrar neles a qualquer momento". (Elisa Masselli).
.
"O mal só é permitido quando a pessoa que o faz encontra outra que, se tivesse oportunidade, o faria também". (Elisa Masselli).
.
"Por pior que pareçamos ou tentemos ser, todos temos dentro de nós o amor sincero que um dia será libertado". (Elisa Masselli).
.
"Um pai da Terra sempre visita seu filho, embora ele possa estar em uma prisão. Deus, da mesma forma, está sempre ao nosso lado". (Elisa Masselli).
.
"Sempre quando alguém na Terra não se conforma com a partida de um ente querido, a dor de um se transforma na dor dos dois. E ao contrário, quando da Terra é enviado um pensamento de amor, carinho e saudade, isso faz bem aos dois". (Elisa Masselli).
.
"O apego em demasia a qualquer coisa traz muito sofrimento". (Elisa Masselli).

terça-feira, 20 de maio de 2008

Mensagens do Dia



"Tudo está certo da maneira que é. Deus jamais erra ou comete injustiças. É preciso aprender a enxergar a vida com realismo. Fantasia é fechar os olhos à verdade que todos os dias nos bate à porte, para dar lugar a preconceitos que as religiões colocaram em nossa cabeça e nos impedem de perceber o que a vida mostra a cada passo. O conceito de um Deus vongativo, que pune, castiga, que é parcial na distribuição dos bens e exige severas contas, é irreal e ilusório." (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"É loucura acreditar que se viva na Terra apenas uma única vez e que se tenha tão pouco tempo para conquistar a sabedoria. Essa idéia apequena as coisas de Deus e limita muito nossas chances de felicidade. Por outro lado, a possibilidade de voltar a este mundo para desenvolver nossos conhecimentos e amadurecer nosso espírito abre-nos as possibilidades e faz-nos perceber a bondade de Deus." (Lucius- Zibia Gasparetto).
.
Embora nós tenhamos vivido outras vidas na Terra, somos o mesmo espírito, a mesma personalidade que viveu em corpos diferentes, tempos de experiência. A morte não modifica a nossa essência, nem nos tornadiferentes do que somos só porque nosso estado físico foi modificado. Nossa individualidadeaprende sempre e só gradativamente vai conquistando a sabedoria. Só nos libertamos de nossos problemas íntimos quando conseguimos modificar nosso espírito. Podemos carregaro mesmo desequilíbrio durantes muitas encarnações seguidas, até podermos vencê-los." (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Quando deixamos que os outros nos dominem, por temor ou por amor, por comodismo ou por insegurança, perdemos o contato com a nossa essência, com nosso eu interior, e passamos a agir como autômatos das idéias alheias, produto do meio social ou do condicionamento familiar. Como não usamos nossa força interior, sentimo-nos inseguros e a cada dia mais receamos o fracasso e nos julgamos incapazes." (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
O pensamento é o hálito da alma. As pessoas não trocam só palavras, trocam impressões. E essas impressões refletem nosso pensamento. Se você não se aprecia, se acha que não é interessante, quem chegar o seu lado vai sentir essa impressão. (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"A desilusão dói, mas é a visita da verdade. As pessoas constroem suas fantasias, mas a vida destrói-as fatalmente. Assim, vamos amadurecendo, aprendendo os valores verdadeiros. Compreendendo que o amor não condiciona nada, simplesmente é e inunda nossa vida de felicidade." (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Questionar não é ir contra. É apenas olhar a questão por vários ângulos. (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Aprender a se conhecer é o caminho mais seguro para a felicidade. (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"A desilusão é força que muitas vezes se manifesta com violência, parecendo arrasar tudo por onde passa. Contudo, ela traz consigo a revelação da verdade que com o tempo fará renascer em seu lugar as flores da alegria e do bem." (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Cada pessoa atrai para si as experiências de que necessita para desenvolver seus potenciais e alcançar a maturidade. Cada um é responsável pelo próprio destino. Atrai sempre de acordo com o que irradia. (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"A felicidade é conquista de cada minuto, na intimidade de nossa alma, sentindo-a em cada coisa, em cada instante, em todos os momentos de nossa vida. Fazer-se feliz é um poder do homem consciente, lúcido, que sabe perceber a grandeza e a beleza de cada instante para conservar este estado de alma vivendo o presente. É buscar a alegria, a essência, a luz, a dignidade, o amor. A vida oferece-nos tudo isso, o tempo todo. É preciso irradiar, sentir, escolher, para conquistar." (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"O amor não tem tempo, momento, lugar, ele brota em nossa alma como dádiva que ilumina e alimenta. Nessa sentimento, o reencontro acontecerá um dia. (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"O amor só é verdadeiro quando liberta. O apego revela imaturidade e falta de confiança na vida." (Lucius - Zibia Gasparetto).

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Mensagens do Dia

" Cada um só dá o que tem. Não espere dos outros o que ainda não tem para dar." (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Deus não erra nem castiga. Apenas ensina o que precisamos aprender." (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Ilude-nos a vontade de que as pessoas que amamos sejam do jeito que gostaríamos. Ficamos esperando que elas se comportem como queremos , desejamos o que elas não tem para dar. Nesse jogo, não enxergamos o lado verdadeiro e perdemos até o que elas de fato poderiam nos oferecer." (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Nem sempre o que nós desejamos é o melhor para nós e para os outros envolvidos . A vida é mais sábia do que podemos imaginar. Tem seus próprios caminhos, mais perfeitos e adequados do que os nossos. Aceitar os fatos que não podemos mudar é prudente e sábio." (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"A vida tem seus próprios meios. Eles sabem que irtervir em muitos casos pode piorar o processo. Por isso, ´só o fazem quando tem permissão dos superiores." (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Toda ilusão que valorizamos, a vida sempre destrói. Nossos enganos têm preço doloroso: a desilusão. Mas têm uma colheita preciosa: o amadurecimento." (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
Tudo muda neste mundo. A cada minuto, todas as coisas estão diferentes. É a pulsação da vida. Ninguém consegue parar o tempo, as mudanças. Quer estejamos conscientes delas ou não, que as desejemos ou não." (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"A justiça de Deus não se circunscreve a uma só existência. Ela se estende através das muitas vidas que cada um vive na Terra, respondendo a suas escolhas adequadamente." (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"A vida é o livro divino em que cada um deve aprender. E a vida nos mostra que a reencarnação é a única crença que explica as desigualdades e as diferenças no mundo e se harmoniza com a justiça de Deus, que nunca erra." (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Tudo é perfeito na obra de Deus. Nosso espírito é eterno. Viveu outras vidas, amou, aprendeu, errou, sofreu, e, a cada morte do corpo, liberta-se e regressa à morada espiritual de onde tinha vindo, guardando o progresso feito. Quando se torna oportuno, volta novamente a nascer na Terra, trazendo no inconsciente as experiências vividas e as condições para desenvolver suas aptidões. (Lucius - Zibia Gasparetto).

domingo, 18 de maio de 2008

EVANGELHO DA SEMANA


Cap. XVII item 3
"O Homem de Bem"


"O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e de caridade em sua maior pureza. Se interroga a consciência sobre seus próprios atos, pergunta a si mesmo se não violou esta lei; se não fez o mal e se fez todo o bem que podia; se negligenciou voluntariamente uma ocasião de ser útil. se ninguém tem o que reclamar dele; enfim, se fez a outrem tudo o que quereria que se fizesse para com ele.

Tem fé em Deus, em sua bondade, em sua justiça e em sua sabedoria; sabe que nada ocorre sem sua permissão e se submete, em todas as coisas à sua vontade.

Tem fé no futuro; por isso, coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.

Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções, são provas ou expiações, e as aceita sem murmurar.

O homem, possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperança de recompensa, retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seu interesse à justiça.

E encontra satisfação nos benefícios em que derrama, nos serviços que presta, nos felizes que faz, nas lágrimas que seca, nas consolações que dá aos aflitos. Seu primeiro movimento é de pensar nos outros antes de pensar em si, de procurar o interesse dos outros antes do seu próprio. O egoísta, ao contrário, calcula os lucros e as perdas de toda ação generosa.

Ele é bom, humano e benevolente para com todos, sem preferência de raças nem de crenças, porque vê irmãos em todos os homens.

Respeita nos outros todas as convicções sinceras, e não lança o anátema àqueles que não pensam como ele.

Em todas as circunstâncias, a caridade é o seu guia; diz a si mesmo que aquele que leva prejuízo a outrem por palavras malévolas, que fere a suscetibilidade de alguém por seu orgulho e se desdém, que não recua à idéia de causar uma inquietação, uma contrariedade, ainda que leve, quando pode evitá-lo, falta ao dever de amor ao próximo, e não merece a clemência do senhor.

Não tem ódio, nem rancor, nem desejo de vingança; a exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas, e não se lembra senão dos benefícios; porque sabe que lhe será perdoado como ele próprio houver perdoado.

É indulgente para com as fraquezas alheias, porque sabe que ele mesmo tem necessidade de indulgência, e se lembra dessas palavras do Cristo: aquele que está sem pecado lhe atire a primeira pedra.

Não se compraz em procurar os defeitos alheios, nem em colocá-los em evidência. Se a necessidade a isso o obriga, procura sempre o bem que pode atenuar o mal.

Estuda as suas próprias imperfeições e trabalha, sem cessar, em combatê-las. Todos os seus esforços tendem a poder dizer a si mesmo no dia de amanhã que há nele alguma coisa de melhor do que na véspera.

Não procura fazer valorizar nem seu espírito, nem seus talentos às expensas de outrem; aproveita, ao contrário, todas as ocasiões para ressaltar as vantagens dos outros.

Não se envaidece nem com a fortuna, nem com as vantagens pessoais, porque sabe que tudo o que lhe foi dado, pode lhe ser retirado.

Usa, mas não abusa, dos bens que lhe são concedidos, porque sabe que é um depósito do qual deverá prestar contas, e que o emprego, e mais prejudicial para si mesmo, é de fazê-lo servir à satisfação de suas paixões.

Se a ordem social colocou homens a sua dependência, ele os trata com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus; usa de sua autoridade para erguer-lhes o moral e não para os esmagar com seu orgulho; evita tudo o que poderia tornar a sua posição subalterna mais penosa.

O subordinado, por sua vez, compreende os deveres da sua posição, e tem o escrúpulo em cumpri-los conscienciosamente.

O homem de bem, enfim, respeita em seus semelhantes todos os direitos dados pelas leis da natureza, como gostaria que os seus fosse respeitados.

Esta não é a enumeração de todas as qualidades que distinguem um homem de bem, mas todo aquele que se esforce em possuí-las, está no caminho que conduz a todas as outras."

Breve Histórico do Espiritismo

O professor Hipollite Leon Denizard Rivail era conhecido educador do século XIX, um homem cético, mas de extremo bom senso. Em 1854 ouviu falar sobre um fenômeno denominado 'mesas girantes', fenômenos estes que vinham sendo utilizados como meio de diversão nas rodas sociais.
A príncipio não levu a sério os convites para conhecer o tal fenômeno, porém, convidado por um amigo pelo qual tinha grsnde estima, concordou em observar o famoso fenômeno. Grande observador percebe que as tais mesas além de se moverem também respondiam perguntas que lhe eram formuladas, concluindo que uma causa inteligente externa deveria ser a responsável pelo fenômeno, passou a estudá-lo.

Adotando o pseudonimo de Allan Kardec foi o codificador das obras básicas do espiritismo ditadas pelo espíritos.
As obras básicas da codificação são cinco: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

  1. LIVRO DOS ESPIRITOS é um livro de perguntas e respostas que contém os princípios da doutrina espírita sobre Deus, a natureza dos espíritos, suas manifestações e relações com os homens, as leis morais, a vida presente e futura.
  2. LIVRO DOS MÉDIUNS contém o ensino de todos os tipos de manifestações e meios de comunicação com o mundo espiritual, o desenvolvimento da mediunidade e seus obstáculos.
  3. O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO apresenta as leis morais ensinadas por Jesus e suas explicações dadas pelos espíritos. Tem como objetivo a fé raciocinada, a evolução da humanidade através da caridade e do amor.
  4. O CÉU E O INFERNO trata das penas e recompensas futuras, do que ocorre durante e depois da morte, segundo a máxima 'a cada um segundo sua obras' e em sua segunda parte traz diversos relatos de espíritos sobre sua morte e sua situação depois dela.
  5. A GÊNESE trata da evolução do nosso planeta e dos milagres e predições segundo o espiritismo.

É através do estudo das obras básicas que caminharemos rumo à evolução. Ele nos dá força e coragem para seguirmos confiantes nos dias tão turbulentos em que vivemos.

A doutrina espírita e seu estudo mostra o pôrque sofremos, o pôrque da dor, das diferenças sociais, dos crimes, da riqueza e da pobreza, da saúde e da doença, porque alguna de nós nascemos saudáveis enquanto outros com doenças e deformações incuráveis.

Ela nos mostra um Deus justo e bom e que todas as atribulações tem sua razão de ser para a nossa evolução.

Mas não basta apenas ler as obras básicas, é necessário praticar, é necessário aprender.

Mas o que é aprender?

Aprender é:

  1. Captar os dados;
  2. Memorizá-los;
  3. Associá-los com outros conhecimentos;
  4. Praticar.

Isso nos levará à mudança das nossas atitudes, à nossa reforma íntima.

Esse aprendizado é lento e contínuo, não tem fim, vamos aprendendo um pouco a cada dia
No evangelho segundo o espiritismo Cap. VI item 5 nos fala o espírito de verdade: "Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo.

Em O Clarim de julho de 2007 uma mensagem nos diz:

"A fonte está disponível; dependerá de qual forma se deseja beber, uns chegam apenas com as mãos, outros com um copo, o próximo com baldes, mas aquele que promove e se empenha em conter todo o rio e viver nas águas do rio, quanto deverá investir de si mesmo para tão grande empreitada? Somente terá a certeza que em tempos de sequidão terá sua reserva. Em tempos de socorro e necessidade de irrigação, poderá distribuir suas premícias."



Que a paz de Jesus esteja sempre conosco!

Mensagens do dia

  • "Se aceitarmos que o mesmo espírito volta várias vezes a renascer na Terra para aprender a controlar o mente e desenvolver a consciência, arcando com os resultados de suas atitudes ao longo do tempo, perceberemos que tudo está certo. Que cada um nasce dentro da experiência que precisa para desenvolver seus potenciais de espírito eterno." (Lucius- Zibia Gasparetto)

"Antes de renascer neste mundo nós estávamos vivendo em outra dimensão e é pra lá que voltaremos quando nosso corpo de carne morrer. Embora nossas lembranças desse mundo tenham sido apagadas para facilitar nossa vida na Terra, temos muitos amigos em nossa pátria de origem e todas as noites, enquanto nosso corpo dorme, podemos ir até lá, conversar com eles." (Lucius - Zibia Gasparetto)
.
"Os espíritos falam o que precisamos ouvir. Eles sabem ler nosso pensamento, e são mais espontâneos quando o médium ignora o assunto." (Lucius - Zibia gasparetto)
.
"O medo inibe e infelicita. Só os que ousam conquistam a felicidade." (Lucius - Zibia Gasparetto).
.
"Se a violência e a crueldade refletem a falta de amor dos corações, a dor, as tragédias , as doenças são meios que a vida usa para sensibilizar, abrir as consciencias e mostrar os verdadeiros valores."(Lucius - Zibia Gasparetto)
.
"O amor, as afinidades e preferências, as vocações são manifestações da alma. Quando você tenta reprimí-las, anula-se, deprime, cris conflitos, empobrece."(Lucius - Zibia Gasparetto)
.
"No universo não existe vítima. Cada um responde pelas escolhas que faz." (Lucius - Zibia Gasparetto)
.
"O sentimento de injustiça aparece por nossa incapacidade de conhecer a verdade integral dos fatos." (Lucius - Zibia Gasparetto)
.