Nova postagem no blog próximo sábado

sábado, 8 de dezembro de 2012

Os Percalços de Cada Um

   "A criatura generosa é alguém que aprendeu a auxiliar os outros sem se ver obrigada a tomar para si os infortúnios que não lhe pertencem". Hammed - Os Prazeres da Alma

   Vivemos num mundo de provas e expiações, estamos todos nós sujeitos às intempéries desse mundo. E se cá estamos é por merecimento nosso, ou falta de merecimento de alçarmos mundos mais felizes. Logo, todos temos dores a colher, espinhos a resgatar, problemas a resolver, relacionamentos a transformar... 

   E isso é tarefa individual, cada um resgata aquilo que está em sua programação, aquilo que outrora plantou com suas iniquidades e sua irresponsabilidade. Porém aqui estamos, também, para auxiliarmos uns aos outros. Devemos por compromisso de caridade auxiliar a amenizar a dor do outro que sofre a nosso redor o máximos que pudermos.

   Porém há que se ter muito cuidado em relação a esse máximo que pudermos. Principalmente em relação aos nossos entes queridos: filhos, pais, irmãos, cônjuges etc... aqueles que estão mais proximamente ligados ao nosso coração nos causam maior comoção a sua dor. Muitas vezes preferiríamos sofrer em seu lugar, tomar para nós seus fardos e carregá-los, subtrair suas dores e sofrer em seu lugar.

   Mas isso não é possível, nem mesmo correto... É certo que estamos ao seu lado para ampará-los, socorre-los, amenizar suas dores com o nosso abraço amigo, sorriso franco, mão amiga e até mesmo materialmente, é dever nosso, dever que sequer nos pesa na maior parte das vezes, que fazemos com alegria.

   Porém a dor de cada um é de cada um. Aquele que nos é tão chegado ao coração precisa também aprender a lidar com os próprios problemas, a andar com as próprias pernas, a amadurecer com os percalços que a vida lhe trará. Caso contrário, se a qualquer contrariedade estiverem acostumados a correr para os nossos braços, pois sempre lhes solucionamos todas as adversidades, seremos em suas vidas eternas muletas... e eles não aprenderão, quando não estivermos por perto, como lidarão com os próprios problemas?  a nossa consciência como ficará depois vendo que por nosso causa aqueles que amamos não tem força para lutar por suas próprias vitórias, sempre esperando por nós para qualquer decisão, para seguir seu próprio caminho?

   Pensemos sobre isso... auxiliemos na medida do possível, mas procuremos não tomar as rédeas que não nos pertencem, deixemos que aqueles que amamos tomem as rédeas do próprio destino!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Do Átomo ao Arcanjo

"As reencarnações são os degraus da subida que todas as almas percorrem em sua ascensão; é a escada misteriosa que, das regiões obscuras, por todos os mundos da forma, nos leva ao reino da luz. Nossas existências desenrolam-se através dos séculos; passam, sucedem-se e renovam-se. Em cada uma delas largamos um pouco do mal que há em nó. Lentamente, avançamos, penetramos mais na via sagrada, até que tenhamos adquirido os méritos que nos hão de dar entrada nos círculos superiores donde eternamente irradiam a beleza, a sabedoria, a verdade, o amor!" León Denis - O Problema do Ser, do Destino e da Dor.