Nova postagem no blog próximo sábado

sábado, 9 de março de 2013

Conjugando...

     "Por que nos sentimos tensos, nervosos, irritados, desanimados, infelizes? É que a primeira pessoa do singular pesa demais sobre os nossos ombros. O eles é leve, diáfano, voejante, principalmente quando conjugado com afeto." Richard Sominetti - A Saúde da Alma

     O egoísmo, grande chaga moral que ainda faz morada em nossos corações, quantas dores e quantos dissabores já nos trouxe e ainda haverá de trazer?

     Pura questão de saber conjugar, não apenas os verbos, mas principalmente as nossas vidas. Acostumados estamos a conjugá-la sempre na primeira pessoa do singular e esta sociedade cada vez mais virtual e materialista nos estimula a isso. 

     Sou eu, é pra mim, é por mim, é meu, meus, minhas... e qual o resultado? Intolerância, impaciência, ansiedade, solidão, tristeza, depressão... neste e no outro plano da vida! 

     Vivemos eternamente insatisfeitos, querendo sempre mais, quando deveríamos querer melhor. Como assim? Mais não é melhor? Não, mais não é melhor. O melhor é sermos e não termos e somente seremos quando formos mais de um. Quando aprendermos a conjugar nossas vidas no plural.

     Incluir o outro em nosso mundinho fechado, compartilhar nossas experiencias e nossas vidas, seja através de uma melhor convivência com aqueles que conosco dividem o lar através da compreensão, do afeto, do carinho, do diálogo; seja através do nos doarmos, doarmos algo do nosso eu para que sejamos nós dentro da sociedade.

     Nós que nos auxiliamos, nós que compartilhamos o que temos com aqueles que necessitam mais, nós que abraçamos o amigo enfermo ou triste, nós que estendemos a mão ao que sofre. Porque eu não evoluo sozinho, só evoluo, só chego ao Pai quando aprender a viver o nós, o fraternal, quando aprender que para evoluir e para ser feliz eu preciso do outro, para juntos sermos nós, a grande família universal, as ovelhas do rebanho do Mestre.

     O Mestre, com toda sua glória e sabedoria, nunca trabalhou sozinho, não amparou sozinho, teve a humildade de demonstrar a importância do nós quando escolheu doze para caminhar a seu lado, para junto dele divulgar a verdade, amparar, socorrer, amar.

     Ele deixou a lição, estudemos, analisemos e busquemos compreender que necessitamos uns dos outros, que sozinhos somos muito pouco, mas juntos, unidos pelos laços sinceros da fraternidade somos seus irmãos e suas irmãs, filhos todos de um Pai de infinita bondade, misericórdia e justiça.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Só os Loucos Sabem...

     Vivemos a era da solidão e da depressão...
     Conectados ao mundo e desconectados do próximo mais próximo que somos nós mesmos e aqueles que dividem conosco as horas simples do dia-a-dia.
     São muitos os que choram ao nosso lado, mas não escutamos nem vemos suas lágrimas, vivemos dias de sofrimento mudo e de sorrisos e alegrias falsas, compradas em farmácias ou fabricadas por alucinógenos.
     Buscamos o prazer do momento e deixamos de 'achar graça nas coisas' simples do dia a dia, no sorriso da pessoa amada, no filme com pipoca numa noite de quarta-feira, na leitura de um bom livro, nas gracinhas dos nossos filhos.
     Nessa busca desenfreada o que encontramos é a dor, o sofrimento, a solidão, a depressão, as drogas e por fim o suicídio que de uma forma ou de outra foi procurado mesmo que inconscientemente. Vamos nos destruindo porque 'a vida não é só como eu espero'...
     Somos jovens capazes de 'fazer histórias tristes virarem poesia', mas não sabemos lidar com  os nossos problemas diários, nos falta fé e confiança no futuro, nos falta o amparo daqueles que nos querem bem, ocupados que estão com o dia a dia.
      Esquecemos a importância de um telefonema, de um carinho, de um abraço apertado, esquecemos a importância de simplesmente 'estar amanhã do seu lado quando você acordar'...
     'Existe um dom natural que todos temos, nossas escolhas vão dizer pra onde iremos' e a doutrina espírita nos ensina que a situação mais triste no mundo espiritual é a do suicida, pois ele busca a morte para livrar-se dos problemas, mas percebe que a morte não existe e que os problemas ainda estão ali, só que agora ainda mais agravados. 
     Acredito num Deus infinitamente justo, que nos faz arcar com as consequências de nossos atos, mas também acredito num  Deus de infinita misericórdia que leva em consideração todas as dores e sofrimentos que levaram um jovem ao suicídio e toda mensagem de amor e paz que ele transmitiu durante sua vida para que tenha merecimento de ser acolhido por uma equipe espiritual que o receba com afeto!



Agora eu sei exatamente o que fazer
Bom recomeçar, poder contar com você
Pois eu me lembro de tudo irmão
Eu estava lá também
Um homem quando está em paz
Não quer guerra com ninguém
Eu segurei minhas lágrimas
Pois não queria demonstrar a emoção
Já que estava ali só pra observar
E aprender um pouco mais sobre a percepção
Eles dizem que é impossível encontrar o amor
Sem perder a razão
Mas pra quem tem pensamento forte
O impossível é só questão de opinião
E disso os loucos sabem
Só os loucos sabem
Disso os loucos sabem
Só os loucos sabem
Toda positividade eu desejo a você
Pois precisamos disso nos dias de luta
O medo cega os nossos sonhos
O medo cega os nossos sonhos
Menina linda, eu quero morar na sua rua
Você deixou saudade
Você deixou saudade
Quero te ver outra vez
Quero te ver outra vez
Você deixou saudade
Agora eu sei exatamente o que fazer
Vou recomeçar, poder contar com você
Pois eu me lembro de tudo irmão, eu estava lá também
Um homem quando esta em paz não quer guerra com ninguém

segunda-feira, 4 de março de 2013

Quando eu me encontrei...

     "Duas pessoas igualmente inteligentes, estudando determinada matéria, não a assimilarão da mesma forma; uma alcançar-lhe-á à primeira vista os menores elementos, outra só a custa de um trabalho lento e de uma aplicação porfiada conseguirá penetrá-la. É que uma já tem conhecimento dessa matéria e só precisa recordá-la, ao passo que a outra se encontra pela primeira vez dentro de tais questões. O mesmo se dá com certas pessoas que facilmente aceitam tal verdade, tal principio, tal ponto de uma doutrina política ou religiosa, ao passo que outras só com o tempo e à força de argumentos se convencem ou deixam de convencer-se. Para umas é coisa familiar ao seu espírito, e estranha para outras." Léon Denis - O Problema do Ser, do Destino e da Dor

     Apenas através da lei da reencarnação é possível explicar de forma convincente questões como crianças que nunca tiveram contato com um determinado instrumento, de repente mostram-se músicos habilidosos, ou aquelas que trazem inteligência matemática avançadíssima, sem nunca terem contato com a matéria antes, outras demonstram extrema facilidade com línguas estrangeiras...certamente trazem em sua bagagem espiritual de outras vidas esse conhecimento que desperta porque lhe será útil de alguma forma.

     Sempre gostei muito de ler, desde criança, e para isso não tive nenhum tipo de incentivo de meus pais ou professores além do que normalmente se cobra das crianças a esse respeito. Aos 12 anos já havia lido praticamente toda a série de Machado de Assis, José de Alencar entre outros. Gostava igualmente de escrever, lembro de ter uma agenda na qual escrevia textos sobre assuntos diversos, normalmente relacionados aos meus sentimentos. Lembro que isso me ajudou muito na adolescência. Provavelmente isso seja algo que eu trouxe em minha bagagem, nas minhas andanças por esse planeta de provas e expiações.

     Igualmente, sempre busquei uma religião, uma filosofia que me atendesse a mente inquieta, precisava de explicações, de respostas aos meus questionamentos... de onde viemos, para onde vamos, por que estamos aqui? Muitas me apresentaram respostas prontas, textos decorados e um Deus arrogante, cruel e autoritário que poderia satisfazer a muitos, mas que não se encaixava no meu conceito de Deus, no meu conceito de Pai. Pois graças a Deus tive um pai companheiro, amigo, que procurava o diálogo e o carinho em lugar da autoridade e da imposição... e Deus deveria, no mínimo, ser tão compreensivo e amigo quanto o meu pai terreno.

     O gosto pela leitura acabou me levando até um romance espírita, esse romance citava um tal Livro dos Espíritos. Na época não havia a facilidade da internet, mas revirei livrarias atrás do tal livro. E finalmente o encontrei, ou talvez foi ele quem me encontrou... 

     Dentro dele descobri conceitos que de alguma forma já estavam inscritos em algum lugar dentro de minha memória... ele respondia muitas perguntas, ele respondia muitas das minhas perguntas e de forma raciocinada, de forma que me mostrava o Deus Pai, o Deus amigo, infinitamente bom e Justo que eu procurava, que eu pressentia.

     Eu encontrei a Doutrina Espírita, eu me encontrei na Doutrina Espírita, mas algo me diz que não foi a primeira vez que os nossos caminhos se cruzaram... talvez muitos de seus postulados já teriam me sido apresentados em andanças anteriores... o que faz com que eu me pergunte de que lado eu estava naquele momento? Como nos encontramos? Mas isso é assunto pra outra hora.

    Lembro que depois disso procurei uma casa espírita, comecei primeiramente em uma casa localizada próxima ao meu trabalho e que era grande e tinha muitos frequentadores, fiquei lá por pouco tempo... até que um dia fui apresentada a uma pequena casa no bairro onde tinha morado era o Recanto de Luz.

    Lá encontrei alguns rostos conhecidos da escola onde havia estudado, algumas professoras pelas quais tinha grande admiração. Foi estranho o quanto essas pessoas conquistaram minha simpatia e meu carinho em tão curto espaço de tempo, pois uma outra questão importante da minha personalidade (e que provavelmente também tenha eu trazido de minhas andanças) é a dificuldade de relacionamento, não sou uma pessoa muito sociável, na verdade não sou nada sociável.... 

     Mas ali eu me sinto em casa, somos uma grande família, e essa família certamente não começou naquele dia em que cruzei aquela porta pela primeira vez, essa família (incluo aqui encarnados e desencarnados) está em minha vida desde tempos que não posso recordar-me. São meu porto seguro, as mãos que seguram as minhas nos momentos difíceis, são as luzes que iluminam meu caminho e que me puxam de volta quando tropega me desvio da rota certa.

     Obrigada Doutrina Espirita por ser tanta luz em minha vida, obrigada Recanto de Luz por ser meu recanto de paz, meu farol, minha direção!
      Parabéns Recanto de Luz pelos 12 anos irradiando amor completos no próximo dia 12/03!!