Nova postagem no blog próximo sábado

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Imperfeitos

   "Emmanuel afirma que: 'A roseira espinhosa produz essências puras' referindo-se às imperfeições que possuímos, contudo, que não devem impedir de reconhecermos o perfume que sempre existe. Basta crer nisso. Tudo tem seu tempo e não podemos exigir de nós o que ainda não estamos prontos a oferecer." Terapia Anti-Queixa - Roosevelt.

   Imperfeitos... simplesmente esta palavra define a mim e a todos nós que aqui nos encontramos neste planeta de provas e expiações. Canso de ouvir que não "pareço espírita". Mas o que é parecer espírita?

   Seria andar cabisbaixo, aceitar todas as coisas e situações sem manifestar uma opinião formada? Seria obrigar-se a vivenciar situações para as quais ainda não estamos preparados?

   Somos todos imperfeitos neste mundo, com algumas variações nos graus evolutivos, mas variações extremamente pequenas, tirando raras e honrosas exceções. De resto... imperfeitos! Se assim não o fosse, não nos encontraríamos neste mundo de provas e expiações, mas em mundo mais avançados, mais felizes.

   Mas, apesar de nossa imperfeição, todos possuímos inúmeras qualidades, basta ter olhos de ver e ouvidos de ouvir, mas nós normalmente focamos nosso olhar para o argueiro no olho do outro, sem nos apercebemos da trave que se encontra no nosso.

   Imperfeitos... Buscando a perfeição, tropeçando, caindo, levantando, tropeçando novamente e voltando a cair em erros que de tão antigos acreditávamos superados... que nada lá estamos nós caídos novamente! Mas devemos sempre nos erguer confiantes, pois por piores que sejam os julgamentos dos outros, estamos todos no mesmo barco... imperfeitos...

   E quem teve o direito e toda capacidade moral para nos julgar, nunca o fez. Pelo contrário, Ele dizia que veio para os caídos e lá estava e ainda está ao lado deles, erguendo-os a cada tropeço. Ele sempre soube esperar o tempo de cada um, nunca exigiu de ninguém um esforço maior do que as forças permitiam. Quantos trabalhadores fiéis dispensou como fez com Joana de Cusa, que ao oferecer-se como fiel seguidora, foi liberada pelo Mestre, pois ainda não havia chegado a sua hora...

   Respeitemos a hora de cada um, como fazia o Mestre, sem exigir do outro aquilo de que nem mesmo nós somos capazes ainda.

   "Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações". (Allan Kardec, E.S.E., XVII, 4).

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pessoa

   Admiro muitas pessoas, e dentre elas, admiro profundamente Pessoa, Fernando Pessoa:

   "Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. E você pode evitar que ela vá à falência.

   Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você. Gostaria que você se lembrasse que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões.

   Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.

   Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.

   Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

   Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si,  mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.

   Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

   Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples, que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar 'eu errei'. É ter ousadia para dizer 'me perdoe'. É ter sensibilidade para expressar 'eu preciso de você'. É ter capacidade de dizer 'eu te amo'. É ter a humildade da receptividade.

   Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz... E, quando você errar o caminho, recomece, pois assim você descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância.
   Usar as perdas para refinar a paciência.
   Usar as falhas para lapidar o prazer.
   Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.

   Jamais desista de si mesmo.
   Jamais desista das pessoas que você ama.
   Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.

   Pedras no caminho? Guardo todas... Um dia vou construir um castelo."
                                                                                         Fernando Pessoa

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Corrente do Bem (2)


   "Quando caminhamos e sorrimos para a vida ela sorri também, como resultado do mesmo processo natural encontrado. E quando fazemos cara feia ao que ela nos oferece, sem mudar a oferta, ela age da mesma forma." Terapia Anti-Queixa - Roosevelt

   A vida responde às nossas atitudes, o dia que teremos depende de cada um de nós, a alegria começa dentro de nós, na nossa capacidade de enxergar o lado bom. A serenidade, a tranquilidade, a paz do mundo começa dentro de cada um de nós... com simples atitudes como um sorriso, um bom dia, um obrigado....

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Terapia Anti-Queixa

   Estou lendo um livro fantástico intitulado "Terapia Anti-Queixa", o autor é Roosevelt. Cada página, uma bofetada! Um livro bem humorado para aprender a não reclamar da vida... 

   Vou precisar reler, pelo menos, a cada seis meses. Toda vez que  reclamo, lembro do livro.

   Recomendo a leitura, pelo menos uma vez por ano, para aprendermos a nos livrar desse vício, desse mau hábito que é a queixa.

   E mesmo assim hoje já reclamei do vento, já reclamei do calor, ao menos me dou conta da reclamação e tento controlar! E juro que só por hoje não reclamei da secretária, o que diminui em 50% as minhas queixas diárias hehehehehe

   Preciso continuar lendo... e reler... e reler... e reler...

   Àqueles que irão se aventurar uma boa leitura e aos que não se interessarem que depois não se queixem!!!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

União a Dois

Hoje compartilho uma mensagem de Emmanuel que me chegou por e-mail:


"Quem disse, porém, que a concretização do matrimônio é felicidade estruturada a toques de figurino, não atingiu a realidade.

A união a dois, no culto da afinidade ou na execução de tarefas mais amplas da família, é um encargo honroso, qual sucede a tantas obrigações dignas. Nem por isso deixa de ser trabalho por efetuar. E trabalho tão importante que, não sendo possível a um coração apenas, foi preciso reunir dois para realizá-lo.

Quando um companheiro delibera empreender certa pesquisa, ou se outro abraça determinada profissão, não nos aventuramos a iludi-los com visões de felicidade imaginária. Ao invés disso, reconhecemos que escolheram laborioso caminho de serviço em que lhes auguramos o êxito desejado.

De igual modo, o casamento não é construção sem bases, espécie de palácio feito sob medida para os moradores.

Entre os cônjuges é imperioso que um aprenda a compreender o outro, de maneira a desenvolver as qualidades nobres que o outro possua, transformando-lhe consequentemente as possíveis tendências menos felizes em aspirações à vida melhor.

Claramente, todos temos vinculações profundas, idiossincrasias, frustrações e dificuldades. A reencarnação nos informa com segurança quanto a isso, indicando para que lados gravitam em família, segundo os mecanismos da vida que a experiência terrestre nos induz a reajustar.

Em razão disso, todo par e toda organização doméstica revelam regiões nevrálgicas entretecidas de problemas que é preciso saber contornar, a fim de que o futuro nos traga as soluções da harmonia irreversível.

Se te encontras ao lado de alguém, sob regime de compromisso afetivo, não exijas de imediato a esse alguém a apresentação dos recursos de que ainda necessite para ser aos teus olhos a companhia perfeita que esperavas encontrar entre as paredes domésticas. Nem queiras que esse alguém raciocine com os teus pensamentos, porquanto a ninguém é lícito reclamar de outrem aquilo que ainda não consegue fazer.

Se não desejas receber nos próprios ombros a cabeça de quem abraçou contigo as responsabilidades da união a dois, é mais que natural não possas impor a própria cabeça aos ombros da criatura a quem prometeste carinho e dedicação.

Todos somos filhos de Deus.

O matrimônio é obrigação que os interessados assumem livremente e de que prestarão justa conta um ao outro. Conquanto isso, o casamento não funde as pessoas que o integram. Por isto mesmo a união a dois, além da complementação realizada, recorda a lavoura e a construção: cada cônjuge colhe o que plantou, tanto quanto dispõe do que fez."

   Bela mensagem que nos faz refletir sobre a importância da compreensão, da tolerância e da aceitação do outro com suas virtudes e seus defeitos, pois nós também temos os nossos. Nenhum de nós, aqui neste planeta de provas e expiações, somos perfeitos, se o fôssemos não mais estaríamos aqui, mas em mundos mais evoluídos.

   Por mais que estejamos unidos a alguém a quem amamos, somos todos individualidades, e não deixaremos de ser, a ideia não é encontrarmos alguém que nos complete, pois somos completos, mas alguém com quem possamos partilhar, aprender, ensinar, pois imperfeitos, aprendemos uns com os outros diariamente.

   E por mais que estudemos e busquemos nos melhorarmos, são muitas as vezes em que tropeçamos e voltamos a cair em erros antigos, todos nós. Não nos cabe, portanto, exigir do outro aquilo para o qual ainda não se encontra preparado e muitas vezes nem nós mesmos estamos, nos cabe apenas entender o outro e suas dificuldades procurando observar-lhe mais as virtudes que assim como os defeitos, também são inúmeras...

domingo, 8 de janeiro de 2012

Quem corre por gosto não cansa...


Corro... porque gosto!!

Um dos meus mais recentes hobbies é correr, hoje posso dizer que corro porque gosto, gosto de sentir o vento no rosto, o contato com a natureza, a respiração acelerada, o sangue pulsando, o corpo funcionando... é sentir-se vivo e também parte do ambiente.
Hoje participei de uma belíssima prova do Navio Altair aos Molhes da Barra, tendo o mar e a natureza ao seu entorno como companhia e como paisagem, nada mais gratificante. 

A colocação, a competição, tudo isso fica em segundo plano frente à imensa beleza da nossa praia do Cassino e à companhia dos amigos praticantes desse esporte. 
Percebo que sou apenas um grão de areia na infinita beleza da criação.


"A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito"