Nova postagem no blog próximo sábado

sexta-feira, 16 de março de 2012

Abrace quem você ama...

   Hoje em nossa Universidade ocorreu um fato que nos deixou consternados a todos. Um acidente com uma van que trazia de volta a Rio Grande servidores da Universidade colidiu com um caminhão que entrou na contramão. Não houve sobreviventes.

   Isso nos faz refletir sobre a fragilidade de nossa encarnação. Hoje estamos aqui, acordamos, saímos para trabalhar, mas quem nos garante que retornaremos a noite ao nosso lar? Quem nos garante que poderemos ainda hoje abraçar novamente nosso filho, nosso cônjuge, acarinhar nossos animais de estimação?

   Talvez a última vez que fizemos isso, poderá vir a ser realmente a última vez nessa vida. E quantas vezes paramos para pensar nisso? Talvez nunca...

   Nos damos conta nesse momento da importância de cada segundo de nossa encarnação para demonstrarmos aqueles que amamos o quanto são importantes para nós! Quando foi a última vez que lhes dissemos isso?

   Procuremos sempre ao nos despedirmos de nossos queridos, nossos afetos, fazer isso com um gesto de carinho, de afeto, não saiamos batendo a porte e brigados com aqueles que amamos, muitas vezes por bobagens. Não sabemos quando será a última vez que nos veremos, pelo menos por um bom tempo, até voltarmos a nos reencontrar no plano espiritual.

   Sejamos felizes hoje, deixemos de lado as pequenas picuinhas. Abrace, beije, diga àqueles que ama o quanto são importantes em sua vida hoje.

"O Tempo
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. 
Quando se vê, já são seis horas! 
Quando se vê, já é sexta-feira! 
Quando se vê, já é natal... 
Quando se vê, já terminou o ano... 
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida. 
Quando se vê passaram 50 anos! 
Agora é tarde demais para ser reprovado... 
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. 
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas... 
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo... 
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosto devido à falta de tempo. 
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz. 
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, não voltará."
Mário Quintana

quinta-feira, 15 de março de 2012

Silêncio em nós

   "Se quiser vencer alguma coisa ou situação, comece não reclamando dela, mesmo que ela esteja presente na sua intimidade. Vença-a no silêncio.
   Enquanto nos queixarmos de uma coisa mais esta coisa estará em nós. Afinal, se estamos fixados em determinado ponto, estamos da mesma forma presos nele." - Roosevelt - Terapia Anti-Queixa

   Todos nós temos problemas, dificuldades, angústias, estamos num mundo de provas e expiações onde os percalços nos são comuns.

   Mas alguns de nós nos tornamos disseminadores dos nossos males. Passamos a comentá-los o tempo todo, acreditando que o nosso próximo, seja ele nosso cônjuge, nossos filhos, nossos entes queridos, nossos amigos tem o dever, a obrigação de escutar nossas lamúrias.

   Quando temos problemas sérios é natural que os compartilhemos com aqueles que nos querem bem para buscarmos força e amparo no ombro amigo do próximo. Mas nossos problemas cotidianos, do dia-a-dia podem perfeitamente ficar guardados em nossa mente, e serem resolvidos no silêncio de nossas reflexões.

   Não nos tornemos eternos reclamões, saibamos silenciar aquilo que não é importante e que pode facilmente ser resolvido por nós mesmos, sem perturbarmos a paz do outro. Não basta sabermos compartilhar, precisamos aprender a silenciar.

   O silêncio é uma benção, uma forma de reflexão, de prece, de ponte entre nós e a espiritualidade maior. Façamos silêncio em nós, quando ele se fizer necessário e lidemos com os nossos problemas, sem querer colocá-los nos ombros dos outros.

   "O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra." William James.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Faça o seu Trabalho

   "Aquele que trabalha e retira do seu esforço a remuneração usufrui a satisfação compensatória da sua dedicação, enquanto experimenta o bem-estar que resulta do estado consciente de que é útil, de que produz benefícios para a humanidade." Joanna de Angelis - Psicologia da Gratidão

   Essa frase de Joanna me fez pensar sobre o que me aconteceu esta semana e que certamente foi o motivo pelo qual fiquei sem escrever no blog, não por falta de tempo, mas acho que minhas energias é que não estavam muito boas para buscar a inspiração dos amigos espirituais.

   É bastante difícil lidar com a inveja, sentimento ainda tão vivo no ser humano, principalmente quando se é alvo dela. Muitas vezes no trabalho você procura fazer o melhor, dar o melhor de si, e outras tantas se destaca por isso e surgem os elogios que te fazem sentir bem e com vontade de fazer mais e cada vez melhor.

   Mas atentos a estes elogios sempre estarão aqueles que já desgastados, cansados da rotina diária, ou desiludidos por qualquer outro motivo, sentirão inveja. E essa inveja fará com que estas pessoas procurem uma forma de te agredir, tentando mostrar que você também possui defeitos, erros (normais em todos ser humano no nosso grau de evolução).

   E muitas vezes nos deixaremos abater por essas críticas que até sabemos infundadas, mas que nos machucam pela injustiça. Injustiça que sabemos pelo nosso conhecimento não existir, pois se aqui estamos passando por isso é por que é necessário para a nossa evolução.

   Levantemos sempre a cabeça, liguemos nossos pensamentos aos amigos espirituais que nos guiam, e sigamos nossa jornada, dando o melhor de nós sempre, utilizemos as críticas como auto reflexão sobre nossos defeitos, ainda tão gritantes, mas não nos deixemos abater por eles, procuremos mesmo assim mostrar o melhor de nós.


“Muitas vezes as pessoas
são egocêntricas, ilógicas e insensatas.
Perdoe-as assim mesmo.
Se você é gentil,
as pessoas podem acusá-lo de interesseiro.
Seja gentil assim mesmo.
Se você é um vencedor,
terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros.
Vença assim mesmo.
Se você é honesto e franco,
as pessoas podem enganá-lo.
Seja honesto e franco assim mesmo.
O que você levou anos para construir,
alguém pode destruir de uma hora para outra.
Construa assim mesmo.
Se você tem paz e é feliz,
as pessoas podem sentir inveja.
Seja feliz assim mesmo.
O bem que você faz hoje,
pode ser esquecido amanhã.
Faça o bem assim mesmo.
Dê ao mundo o melhor de você,
mas isso pode não ser o bastante.
Dê o melhor de você assim mesmo.
Veja você que, no final das contas,
é tudo entre você e Deus.
Nunca foi entre você e os outros.” Madre Tereza