Nova postagem no blog próximo sábado

sábado, 19 de novembro de 2011

Livre Arbítrio e Caridade

"Cada espírito vive sua experiência pessoal única e intransferível em sua trajetória rumo à evolução, e a ele, somente a ele compete levar a cruz dos encargos que atraiu para si mesmo em suas andanças e, por essa razão, sempre responderá por seus atos no exercício do livre arbítrio. Entretanto, como nos recomenda o Evangelho, a nós compete a mobilização dos recursos, a boa vontade e a mão estendida, aliviando sempre de alguma forma o sofrimento do próximo, estimulando, com palavras encorajadoras, sem ferir nem humilhar o irmão caído." (O Sétimo Selo)

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

NOSSO CLIMA

Quando pensamos na palavra clima o que nos vem primeiramente à mente? Normalmente fazemos a ligação com o tempo, com a temperatura, com meteorologia. E podemos utilizar essa análise para o nosso assunto, quanto ao tempo, temos algumas opções de como poderá ser o nosso dia, basicamente, três: chuvoso, nublado ou ensolarado.




Comparando conosco, com o nosso clima, concluímos, que existem dias em que estamos chuvosos, trovejando, irados. Em outros estamos nublados, tristes, abatidos, desanimados, como se nuvenzinhas cinzas estivessem sobre as nossas cabeças. Já em outros dias estamos ensolarados, radiantes, alegres, cheios de bons pensamentos.



Precisamos atentar para que este último estado seja mais constante que os demais, que o nosso clima seja na maior parte do tempo cheio de bons pensamentos, boas energias, boas vibrações.



Para isso precisamos verificar como andam os nossos pensamentos. O pensamento define tanto o nível evolutivo de espírito que somos quanto as companhias que atrairemos para nós. É a lei de sintonia, atraímos para perto de nós aqueles que estão na mesma faixa vibratória que nós.



Se tivermos bons pensamentos, focados no bem, no perdão, na alegria, na esperança, na fé atrairemos para nós boas companhias.



Mas se alimentarmos pensamentos negativos, de tristeza, de mágoa, de ressentimento, atrairemos para perto de nós aqueles que também estão tristes, magoados, ressentidos.



E mais ainda, se tivermos maus pensamentos, de raiva de ódio, de vingança atrairemos para perto de nós aqueles que também sentem raiva, ódio, desejo de vingança e isso irá aumentar os nossos sentimentos negativos e nos trazer muitos males.



Esta lei de sintonia não funciona apenas entre nós encarnados, mas também com os nossos irmãos desencarnados. Conforme a nossa sintonia atraímos as companhias espirituais que sintonizam com as energias que estamos emitindo.



No LE questão 459 Kardec pergunta: “Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações? Neste sentido a sua influencia é maior do que supondes, porque muito frequentemente são eles que vos dirigem”.



A Terra sendo um planeta de provas e expiações, estamos rodeados muito mais pelo mal do que pelo bem, em virtude de nossas imperfeições temos muito mais facilidade de sintonizar com espíritos de baixo teor vibratório do que com os benfeitores espirituais.

Apesar de estarmos mais suscetíveis as más influencias, somos os únicos responsáveis pelas companhias que atraímos, temos o nosso livre arbítrio, a capacidade escolhermos que tipo de pensamentos queremos alimentar e consequentemente que tipo de energia, de vibração queremos emitir e atrair.



Os Benfeitores espirituais somente conseguem nos auxiliar se conseguirmos sintonizar com eles através dos bons pensamentos e das ações no bem. Muitos afirmam que somos como telefones fora do gancho, sempre dando sinal de ocupado. Estamos envoltos em nossas preocupações, nossos problemas e nessa correria deixamos de vigiar e orar como nos aconselhou o Mestre Jesus. Deixando de orar e de vigiar nossos pensamentos e atos, acabamos perdendo a sintonia com os benfeitores, nos tornamos realmente telefones ocupados e eles não conseguem nos atender por que não cooperamos.



Nós também somos os primeiros a sermos atingidos pelas energias que emitimos, tudo o que sai de nós passa primeiro por nós mesmos. O mal que sai de nós é nosso assim como o bem. Assim, podemos nos beneficiar ou nos prejudicarmos. Podemos nos envenenar de pensamentos negativos, tristes e enfermiços e acabarmos por adoecer o nosso corpo físico ou podemos nos inundar de boas vibrações e dessa forma manter o equilíbrio de nossa saúde espiritual e física.



Hammed no livro Renovando Atitudes nos diz “As causas das doenças somos nós sobre nós mesmos, e, para que tenhamos equilíbrio fisiológico, é preciso cuidar de nossas atitudes íntimas, conservando a harmonia na alma.”



Da mesma forma o nosso ambiente também fica saturado da energia que emitimos, seja o nosso ambiente de trabalho, mas principalmente o nosso lar. Quantas vezes ao adentrar determinados locais sentimos como se o ar estivesse pesado, sentimos um mal-estar, certamente o ambiente está saturado de energias de baixo teor vibratório e os responsáveis por isso são aqueles que habitam o local, então, se queremos manter o nosso lar em harmonia precisamos estar em harmonia, para que o nosso lar esteja inundado de boas vibrações precisamos emitir essas vibrações.



De que forma podemos fazer isso? Como sintonizar com os Benfeitores Espirituais? Seguindo um conselho que Jesus nos deu há muito tempo: ”orai e vigiai”. Orar quando sentirmos que os nossos pensamentos e sentimentos estão negativos, para nos desvencilharmos dessas sintonias e nos ligarmos com os nossos amigos espirituais. Praticar o evangelho no lar, protegendo o nosso lar e sintonizando-o com a espiritualidade superior.



Pensar o bem, fazer o bem, exercitar a paciência, o perdão, enfim buscarmos a nossa reforma íntima. Sabemos que trazemos uma bagagem espiritual herança de nossas vidas passadas e do que estamos fazendo de nossa atual encarnação, precisamos periodicamente fazermos uma análise do que estamos carregando nessa bagagem, pois é ela quem determina as vibrações que estamos emitindo e nossa mensagem final pode nos dar uma idéia de como exercitar essa reforma em nossa bagagem:



A BAGAGEM


Quando sua vida começa,
você tem apenas uma mala pequenina de mão.
Há medida em que os anos vão passando,
a bagagem vai aumentando
porque existem muitas coisas
que você recolhe pelo caminho,
porque pensa que são importantes .
A um determinado ponto do caminho
começa a ficar insuportável
carregar tantas coisas, pesa demais,
então você pode escolher :
Ficar sentado a beira do caminho,
esperando que alguém o ajude, o que é difícil,
pois todos que passarem por ali
já terão sua própria bagagem.
Você pode ficar a vida inteira esperando.
Ou você pode aliviar o peso,
esvaziar a mala.
Mas, o que tirar ?
Você começa tirando tudo para fora.
Veja o que tem dentro:
Amor, Amizade ... nossa!
Tem bastante, curioso, não pesa nada...
Tem algo pesado ... você faz força para tirar...
Era a Raiva - como ela pesa!
Aí você começa a tirar, tirar
E nesse momento, o Desânimo
quase te puxa pra dentro da mala.
Mas você puxa-o para fora com toda a força,
e no fundo da mala aparece um Sorriso,
que estava sufocado no fundo da sua bagagem.
Pula para fora outro sorriso e mais outro,
e aí sai a Felicidade!
Aí você coloca as mãos
dentro da mala de novo e
tira pra fora a Tristeza.
Agora, você vai ter que procurar
a Paciência dentro da mala,
pois vai precisar bastante.
Procure então o resto, a Força,
Esperança, Coragem,
e o Bom e Velho Humor.
Tire a Preocupação também.
Deixe de lado, depois
você pensa o que fazer com ela.
Bem, sua bagagem está pronta
para ser arrumada de novo.
Mas, pense bem o que vai
colocar lá dentro!
Agora é contigo.
E não esqueça de fazer isso mais vezes,
pois o caminho é MUITO, MUITO LONGO ...