Nova postagem no blog próximo sábado

sábado, 22 de junho de 2013

Chaga

     "O amor é para o ser humano o que a água é para as plantas. Em regiões desérticas, a falta de água faz com que os vegetais substituam as folhas por espinhos e se tornem volumosas para armazenar o pouco de água que conseguem extrair do solo árido. Assim também, as criaturas que preferem seguir pelos desertos da vida, tornam-se espinhosas e inchadas de egoísmo. Guardam avidamente para si o pouco que conseguem extrair do mundo." Mancini -Conforto nas Dores da Alma

     O egoísmo é, ainda, a grande chaga da humanidade. Todos estamos a caminho da evolução, é o nosso destino certo, nosso trajeto verdadeiro, evidente, determinado, mas não inadiável...

     Por quanto tempo andaremos nós percorrendo esse caminho evolutivo através dos desvios da porta larga, trazemos os pés cansados e as chagas abertas na alma por rancores, mágoas, ressentimentos e dores diversas.

     Todas essa dores causadas por nossa própria insanidade, porque a todo momento estamos fazendo a escolha errada, a todo momento optamos pela forma mais difícil de evolução: a dor.

     Podemos evoluir através do amor ou da dor. Quantos exemplos vivos presenciamos daqueles que optaram pela evolução através do amor: Madre Teresa, Chico Xavier, Bezerra de Menezes e tantos outros que como nós carregavam e sofriam as tormentas deste mundo de provas e expiações, mas mantinham o coração sintonizado com a espiritualidade superior.

     Eles já haviam descoberto o caminho do amor, da caridade, do amar ao próximos. Já eram capazes de estender a mão ao caído sem julgamento e sem censuras. Escolheram o melhor caminho e não carregavam em si as tormentas do egoísmo.

     A maioria de nós ainda traz o espirito atormentado porque não conseguimos abrir mãos de nosso orgulho, porque não sabemos cultivar o amor. Plantamos espinhos por onde andamos sem meditar que passaremos novamente pelos mesmos caminhos e colheremos aquilo que semeamos.

     Cabe refletir, repensar e olhar os passos que nos trouxeram até aqui pelo menos nesta encarnação, observar nossos erros, admiti-los e procurar corrigi-los, procurar semear o amor, o bem, a caridade. Todo o bem que fizermos nos será atenuante dos males que consciente ou inconscientemente provocamos.

     Pequenos gestos que podemos começar hoje, transformar-se-ão em grandes realizações futuras, muitos benfeitores passaram e passam anônimos, mas deixam atrás de si um rastro de infinita luz. 

     O oposto do egoísmo é o amor, cultivemos o amor, o olhar o outro com compaixão, fazer ao outro que gostaríamos que nos fosse feito.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Sobre os Protestos

     Gostaria de aproveitar o espaço de blog para  falar a respeito dos diversos protestos que vem ocorrendo em nosso país: sou totalmente favorável ao protesto sem violência, mas com barulho e voz. Chega do silêncio dos bons frente às atitudes absurdas dos maus.

     É preciso que vozes se levantem e que novas lideranças, novas idéias, novos ideais surjam e que transformem realmente esta nação na Pátria do Mundo, o coração do evangelho. 

     São lindas as imagens dos jovens protestando e gritando pacificamente por um país melhor e são tantos os motivos de protesto, com certeza não são apenas R$0,20:
- Corrupção;
- Saúde em frangalhos; 
- Educação abandonada;
- Povo recebendo esmola em lugar de trabalho;
- A comissão de direitos humanos presidida por um insano;
...
e muitos mais.

     Mas gostaria também de deixar uma reflexão: é preciso exigir sim, é preciso protestar sim, é preciso tomar a casa que é nossa e expulsar os vendilhões do templo sim!

     Porém é preciso fazermos também a nossa parte por um mundo melhor: 
- Abrir a nossa porta e o nosso coração a quem nos pede socorro;
- Colaborar com instituições necessitadas e que estejam ao nosso alcance;
- Oferecer a mão amiga, o ombro amigo, o abraço amigo...

     Espero que uma mudança leve a outra e que essa seja apenas a ponta do iceberg em busca de um mundo melhor, mais justo, mas principalmente mais humano, mais solidário e mais fraterno!