Nova postagem no blog próximo sábado

sábado, 31 de agosto de 2013

Pára e Pensa

   Exposição baseada no Capítulo 'Pára e Pensa' do Livro da Esperança pelo espírito Emmanuel, psicografia de Chico Xavier. 

   A placa indicada ao lado é das mais fáceis de compreender: uma única palavra, uma única ordem: PARE!

   Quando estamos na autoescola aprendemos a parar a cada vez que visualizamos esta placa, observar se não há algum perigo e em caso negativo seguimos em frente, na prova prática para aquisição da habilitação se não pararmos completamente o carro quando esta placa é avistada a prova termina naquele exato momento, somos reprovados.

   E depois de habilitados, quem de nós pára o carro a cada placa de pare? No máximo diminuímos a velocidade, damos um olhadinha de leve e tocamos em frente.  Estamos apressados demais, ansiosos demais...

   Assim agimos com o carro da nossa existência, vamos tocando apressados acelerando sem termos a noção correta do caminho que estamos seguindo, não paramos para analisar uma situação de perigo, quanto mais para observar a paisagem muitas vezes tão belas que a vida nos apresenta.

   Vivemos gerenciando problemas sem aproveitar os momentos de leveza, os detalhes que fazem a diferença e que nos trazem felicidade.

   No Livro Hora Certa Emmanuel nos diz que “A paz alcançará, primeiramente, aqueles que souberem doá-la em benefício dos outros, sabendo passar sem ela.”

   Todos almejamos a paz, mas o que fazemos em prol da nossa paz e da do próximo? Será que somos aquele que não revida a ofensa ou não costumamos levar desaforo pra casa? Em frente a determinada dificuldade mantemos a serenidade procurando encontrar a melhor solução ou logo perdemos a cabeça gritamos, xingamos, esbravejamos?

   Jesus foi perseguido, xingado, incompreendido, precisou viver mudando-se de local constantemente e no entanto ninguém viveu mais em paz, nenhuma consciência foi mais tranquila que a sua. Mas podemos argumentar que Jesus era um espírito altamente evoluído, o mais evoluído que já passou por este planeta. Mas Jesus precisou evoluir também, ele passou por diversas etapas de evolução antes de chegar ao ponto em que chegou e Jesus sabia parar. Parar e pensar antes de revidar uma agressão, antes de qualquer resposta àqueles que procuravam testá-lo. Jesus, frente às dificuldades sabia que era necessário parar e retirar-se a um lugar tranquilo, orar e sintonizar-se com o Pai.

   No Livro da Esperança nos diz Emmanuel: “Se desatinos dessa ou daquela procedência te visitam a alma, entra em ti mesmo e acende a luz da prece, reexaminando atitudes e reconsiderando problemas, entendendo que a renovação somente será verdadeira renovação para o bem, não à custa de compressões exteriores, mas se projetarmos ao tear da vida o fio do próprio pensamento, intimamente reajustado e emendado por nós”

   Nos mostra Emmanuel que a nossa paz não depende do ambiente exterior, mas de como os problemas são tratados dentro de nós, como reagimos a eles, como são os nossos pensamentos frente às dificuldades, serão eles negativos ou positivos na certeza da superação e da chegada de dias melhores.

   Nos aponta também a importância da prece, que nos acalma, nos tranquiliza, nos dá serenidade, parar, fazer uma prece e pensar, que a melhor solução nos chegará. Jesus nos aconselhava o Orai e Vigiai, orar para nos sintonizar com a espiritualidade maior que nos auxilia na evolução e vigiar nossos atos e pensamentos para que eles estejam em sintonia com este esforço de melhoria que precisamos fazer.

   Não devemos ver os problemas como um fim, mas um momento passageiro. Quando chove e logo vem uma tempestade forte, sabemos que logo, logo a tempestade vai passar, poderá fazer muito barulho, alguns estragos, mas a seguir o sol volta a brilhar e nos reconstruímos, nos recuperamos do prejuízo e a vida segue seu curso.

    De nada adianta a nossa ansiedade, ela não resolverá o problema, certamente até o agravará.

   No Livro Calma Emmanuel nos explica que “Ninguém possui uma serenidade que não construiu. Daí o impositivo da vigilância em nós próprios.”

   Portanto, se ainda não conseguimos manter a serenidade não nos culpemos, não fiquemos nos cobrando por isso. A serenidade frente os momentos difíceis é exercício diário que só vamos adquirir com a prática, com o erro e o acerto, até que se transforme em hábito. Todo dia enfrentaremos momentos, por menores que sejam, que nos suscitarão o aprendizado da serenidade, do parar e pensar antes de agir, para que a nossa ação seja em prol do bem para nós e para o próximo.

   Necessário aprendermos a silenciar a nossa mente para que possamos ouvir os conselhos daqueles amigos espirituais que nos inspiram e nos querem bem. Façamos silêncio ao nosso redor e principalmente dentro de nós, calemos por alguns instantes por dia, façamos pequenas pausas durante o nosso dia, mesmo que seja de alguns minutos, nos recolhamos a um lugar mais calmo e procuremos fazer um prece e pedir auxilio para que a serenidade em nós faça morada e que os nossos atos revelem essa paz que aos poucos iremos construindo em nós.

   Parar e pensar nos auxiliará não somente nos momentos difíceis, mas também nos dará uma visão mais positiva da vida, nos auxiliará a perceber e aproveitar  o que realmente é importante em nossas vidas: o sorriso dos nossos filhos, a conversa fraterna dentro do nosso lar, a companhia dos amigos, abraço apertado quando precisamos, o sorriso amigo de compreensão.

   Para encerrarmos trouxemos uma prece, que é verdadeiramente uma poesia, uma conversa com Deus e que este seja um pedido sincero nosso para que o Pai amoroso nos auxilie:



ACALMA MEU PASSO, SENHOR


Acalma  meu passo, Senhor!
Desacelera as batidas do meu coração,
acalmando minha mente.
Diminua meu ritmo apressado
com uma visão da eternidade do tempo.
Em meio às confusões do dia a dia,
dê-me a tranqüilidade das montanhas.
Retira a tensão dos meus músculos e nervos
com a música tranqüilizante dos rios de águas constantes
que vivem em minhas lembranças.
Ajuda-me a conhecer
o poder mágico e reparador do sono.
Ensina-me a arte de tirar pequenas férias:
reduzir o meu ritmo para contemplar uma flor,
papear com um amigo,
 afagar uma criança,
 ler um poema,
ouvir uma música preferida.
Acalma meu passo, Senhor,
para que eu possa perceber
no meio do incessante labor cotidiano
 dos ruídos, lutas, alegrias,
 cansaços ou desalentos,
 a Tua presença constante no meu coração.
 Acalma meu passo, Senhor,
para que eu possa entoar
 o cântico da esperança,
 sorrir para o meu próximo
 e calar-me para escutar a Tua voz.
Acalma meu passo, Senhor,
e inspira-me a enterrar minhas raízes
no solo dos valores duradouros da vida,
para que eu possa crescer
até as estrelas do meu destino maior.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O Guia

"Se você estiver num país desconhecido e não souber a língua que ali se fala, tampouco se locomover para os locais desejados, precisará de um guia que lhe oriente qual direção tomar. E você seguirá todas as suas orientações, ainda que o caminho lhe pareça estranho ou difícil. Uma vez que você confia na indicação do guia, você o segue. Com Jesus se dá o mesmo. estamos vivendo na Terra, um local de muitos perigos, para o nosso Espírito ainda frágil e inseguro. Somos almas imperfeitas e facilmente tomamos atalhos perigosos para a nossa real felicidade. Mas Jesus é o guia que nos levará a uma viagem tranquila e feliz. Não será uma viagem fácil, mas, sem dúvida alguma, chegaremos ao destina da felicidade que tanto queremos. Mas, para que isso aconteça, precisamos confiar no Guia e segui-lo. Estamos dispostos?" Alguém Me Tocou - José Carlos de Lucca