Nova postagem no blog próximo sábado

sábado, 20 de abril de 2013

Cuidado no Caminho

     "Ao perceber o nosso íntimo propósito de mudança, o mal que, durante séculos, acalentamos, como que esboça uma derradeira reação. Arregimentando forças, as trevas que nos reclamam a posse do espírito nos induze, a crer que, em vez da tão ansiada melhora, estamos piorando." Inácio Ferreira - Saúde Mental

     Quando inciamos o trabalho dentro da casa espírita é comum ocorrerem fatos que nos levam a  crer que ao invés de a nossa vidas estra melhorando, estamos piorando, tais como o surgimento de um problema na família, as repetidas dificuldades nos dias que temos trabalho no centro e que tentam de alguma forma nos impedir de chegar ou nos abalar psicologicamente.

     Outras vezes são as repetidas vezes que escutamos de nossos entes queridos a velha frase 'nem parece espírita agindo desta forma' ou as reclamações constantes por estarmos nos dedicando demais ao trabalho na casa espírita e deixando de lado a família e o lazer.

     Acontece que por muito tempo, séculos e séculos, dedicamos exclusivo culto ao lazer. Somos os trabalhadores da última hora, os últimos a buscarem o trabalho na vinha do senhor, estamos atrasados, necessário se faz colocar as mãos na charrua com empenho e dedicação para que tenhamos o direito ao salário no final do dia.

     Como nos diz o Dr. Inácio Ferreira na citação que deu origem a este texto, todos esses fatos que nos atormentam quando começamos o trabalho no bem são as investidas daqueles nossos companheiros de outrora, com os quais dividíamos os nossos vícios, sejam eles encarnados ou desencarnados, a nos chamar de volta ao ócio, temendo perder nossa parceria no campo das paixões. E também do mal que ainda há em nós mesmos e que nos chama ao descanso e ao ócio.

     Outras vezes, a dor nos visita neste instante, pois este é o momento em que estudando as causas e razões pelas quais encontramos percalços em nossa caminhada, estaremos mais bem preparado para enfrentar estas dificuldades do que antes sem nenhum conhecimento das causas passadas de nossas aflições.

     Cabe-nos tomarmos consciência dessas investidas para que não sejamos atingidos por elas e desistamos do caminho ao qual demoramos tanto a tomar. Muitas serão as vezes em que nos perguntaremos se realmente estamos aprendendo algo, se realmente estamos evoluindo, se realmente estamos colocando em prática o que a Doutrina nos ensina.

     A resposta é que estamos sim, estamos melhorando, estamos evoluindo, estamos hoje mais conscientes de nós mesmos do que antes. É preciso manter a fé, a confiança nos amigos e benfeitores espirituais que nos iluminam o caminho e nos convidam ao trabalho.

     Não nos deixemos abalar tenhamos sim consciência de que somos ainda muito imperfeitos, de que erraremos ainda e muito, isso é humildade. Mas que estamos no caminho do progresso, estamos procurando nos melhorarmos, e isso já é um passo grande. Resistamos à tendência de nos acreditarmos perdidos, sem ajuda, sem perspectivas de melhora. Estamos sendo sempre amparados por benfeitores espirituais, principalmente quando nos dispomos ao trabalho no bem.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Filho meu


A mais bela resposta...

Filho meu que estás na Terra, preocupado, confundido, desorientado, solitário, triste, angustiado... 

Eu conheço perfeitamente o teu nome, e o pronuncio abençoando-te porque te amo. 

Não!  Não estás sozinho, porque eu habito em ti; juntos construiremos este Reino, do qual serás meu herdeiro.

Desejo que sempre faças minha vontade, porque minha vontade é que sejas feliz. 

Deves saber que contas sempre comigo porque nunca te abandonarei e que terás o pão para hoje. Não te preocupes! Só te peço que sempre o compartilhes com teu próximo...  com teus irmãos.

Deves saber que sempre perdôo todas as tuas ofensas, antes, inclusive, de que as cometas, ainda sabendo que as farás, por isso te peço que faças o mesmo com os que te ofendem.

Desejo que nunca caias em tentação, por isso segura bem forte a minha mão e sempre confia em mim e eu te libertarei do mal. 

Recorda e nunca te esqueças de que TE AMO desde o início de teus dias, e te amarei até o fim dos mesmos... EU TE AMAREI SEMPRE PORQUE SOU TEU PAI. 

Que Minha Bênção fique contigo e que meu Eterno Amor e Paz te cubram sempre porque no mundo não poderá obtê-las, como Eu somente as dou porque... EU SOU O AMOR E A PAZ 

domingo, 14 de abril de 2013

Trôpego Caminhar

     "Se há na Terra menos alegrias do que sofrimento, é que este é o instrumento por excelência da educação e do progresso, um estimulante para o ser, que, sem ele, ficaria retardado nas vias da sensualidade. A dor, física e moral, forma  a nossa experiência. A sabedoria é o prêmio." Léon Denis - O Problema do Ser, do Destino e da Dor.

     Em nossa caminhada evolutiva por este mundo de provas e expiações, como o próprio nome sugere, estamos ainda sujeitos à dor, ao sofrimento, tanto físico quanto moral. Aqui nos encontramos por necessidade de nosso espírito, por merecimento nosso, ou pela falta dele. 

     Este planeta de provas e expiações ainda nos é escola necessária ao desenvolvimento das virtudes que precisamos para alçar voo a planos mais elevados e mais felizes. A dor ainda se faz necessária em nossa jornada.

     Sem a dor, que para nós ainda é corretivo moral, estaríamos entregues aos nossos vícios sejam eles de qualquer natureza. Em nosso atual grau evolutivo a dor nos é corrigenda quando nos desviamos trôpegos do caminho reto.

     E quantas são as vezes que nos desviamos... um sem número delas... impossível enumerarmos. Basta atentarmos para simples momentos de nossas vidas: quando tudo vai bem em casa, no trabalho, e demais setores é fácil percebermos como felizes e descuidados nos afastamos do trabalho no bem, das reuniões do centro espírita e para isso inúmeras são as desculpas que criamos - é preciso dedicar mais tempo à família, dizem uns, mereço um pouco mais de lazer, alegam outros. E assim nos desviamos do caminho que vinhamos seguindo.

     Tempos depois, somos visitados pela dor, não pelo fato de nos havermos afastado, mas por ser esse um fato natural e necessário na vida de de todos nós. E então voltamos necessitados, chorosos, voltamos nossos olhos ao Pai, que nunca nos abandona e novamente nos lembramos do trabalho no bem, das nossas necessidades evolutivas e retomamos o caminho certo.

     E esse ciclo em nossas vidas se repete e se repetirá ainda por muito tempo, como diríamos em nosso grupo de estudos da quinta-feira "séculos e séculos". 

     Bendita dor, bendita corrigenda moral, bendita mestra que nos recoloca no caminho do progresso.