A príncipio não levu a sério os convites para conhecer o tal fenômeno, porém, convidado por um amigo pelo qual tinha grsnde estima, concordou em observar o famoso fenômeno. Grande observador percebe que as tais mesas além de se moverem também respondiam perguntas que lhe eram formuladas, concluindo que uma causa inteligente externa deveria ser a responsável pelo fenômeno, passou a estudá-lo.
Adotando o pseudonimo de Allan Kardec foi o codificador das obras básicas do espiritismo ditadas pelo espíritos.
As obras básicas da codificação são cinco: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
- LIVRO DOS ESPIRITOS é um livro de perguntas e respostas que contém os princípios da doutrina espírita sobre Deus, a natureza dos espíritos, suas manifestações e relações com os homens, as leis morais, a vida presente e futura.
- LIVRO DOS MÉDIUNS contém o ensino de todos os tipos de manifestações e meios de comunicação com o mundo espiritual, o desenvolvimento da mediunidade e seus obstáculos.
- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO apresenta as leis morais ensinadas por Jesus e suas explicações dadas pelos espíritos. Tem como objetivo a fé raciocinada, a evolução da humanidade através da caridade e do amor.
- O CÉU E O INFERNO trata das penas e recompensas futuras, do que ocorre durante e depois da morte, segundo a máxima 'a cada um segundo sua obras' e em sua segunda parte traz diversos relatos de espíritos sobre sua morte e sua situação depois dela.
- A GÊNESE trata da evolução do nosso planeta e dos milagres e predições segundo o espiritismo.
É através do estudo das obras básicas que caminharemos rumo à evolução. Ele nos dá força e coragem para seguirmos confiantes nos dias tão turbulentos em que vivemos.
A doutrina espírita e seu estudo mostra o pôrque sofremos, o pôrque da dor, das diferenças sociais, dos crimes, da riqueza e da pobreza, da saúde e da doença, porque alguna de nós nascemos saudáveis enquanto outros com doenças e deformações incuráveis.
Ela nos mostra um Deus justo e bom e que todas as atribulações tem sua razão de ser para a nossa evolução.
Mas não basta apenas ler as obras básicas, é necessário praticar, é necessário aprender.
Mas o que é aprender?
Aprender é:
- Captar os dados;
- Memorizá-los;
- Associá-los com outros conhecimentos;
- Praticar.
Isso nos levará à mudança das nossas atitudes, à nossa reforma íntima.
Esse aprendizado é lento e contínuo, não tem fim, vamos aprendendo um pouco a cada dia
No evangelho segundo o espiritismo Cap. VI item 5 nos fala o espírito de verdade: "Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo.
Em O Clarim de julho de 2007 uma mensagem nos diz:
"A fonte está disponível; dependerá de qual forma se deseja beber, uns chegam apenas com as mãos, outros com um copo, o próximo com baldes, mas aquele que promove e se empenha em conter todo o rio e viver nas águas do rio, quanto deverá investir de si mesmo para tão grande empreitada? Somente terá a certeza que em tempos de sequidão terá sua reserva. Em tempos de socorro e necessidade de irrigação, poderá distribuir suas premícias."
Que a paz de Jesus esteja sempre conosco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário