Nova postagem no blog próximo sábado

domingo, 18 de maio de 2008

Breve Histórico do Espiritismo

O professor Hipollite Leon Denizard Rivail era conhecido educador do século XIX, um homem cético, mas de extremo bom senso. Em 1854 ouviu falar sobre um fenômeno denominado 'mesas girantes', fenômenos estes que vinham sendo utilizados como meio de diversão nas rodas sociais.
A príncipio não levu a sério os convites para conhecer o tal fenômeno, porém, convidado por um amigo pelo qual tinha grsnde estima, concordou em observar o famoso fenômeno. Grande observador percebe que as tais mesas além de se moverem também respondiam perguntas que lhe eram formuladas, concluindo que uma causa inteligente externa deveria ser a responsável pelo fenômeno, passou a estudá-lo.

Adotando o pseudonimo de Allan Kardec foi o codificador das obras básicas do espiritismo ditadas pelo espíritos.
As obras básicas da codificação são cinco: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

  1. LIVRO DOS ESPIRITOS é um livro de perguntas e respostas que contém os princípios da doutrina espírita sobre Deus, a natureza dos espíritos, suas manifestações e relações com os homens, as leis morais, a vida presente e futura.
  2. LIVRO DOS MÉDIUNS contém o ensino de todos os tipos de manifestações e meios de comunicação com o mundo espiritual, o desenvolvimento da mediunidade e seus obstáculos.
  3. O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO apresenta as leis morais ensinadas por Jesus e suas explicações dadas pelos espíritos. Tem como objetivo a fé raciocinada, a evolução da humanidade através da caridade e do amor.
  4. O CÉU E O INFERNO trata das penas e recompensas futuras, do que ocorre durante e depois da morte, segundo a máxima 'a cada um segundo sua obras' e em sua segunda parte traz diversos relatos de espíritos sobre sua morte e sua situação depois dela.
  5. A GÊNESE trata da evolução do nosso planeta e dos milagres e predições segundo o espiritismo.

É através do estudo das obras básicas que caminharemos rumo à evolução. Ele nos dá força e coragem para seguirmos confiantes nos dias tão turbulentos em que vivemos.

A doutrina espírita e seu estudo mostra o pôrque sofremos, o pôrque da dor, das diferenças sociais, dos crimes, da riqueza e da pobreza, da saúde e da doença, porque alguna de nós nascemos saudáveis enquanto outros com doenças e deformações incuráveis.

Ela nos mostra um Deus justo e bom e que todas as atribulações tem sua razão de ser para a nossa evolução.

Mas não basta apenas ler as obras básicas, é necessário praticar, é necessário aprender.

Mas o que é aprender?

Aprender é:

  1. Captar os dados;
  2. Memorizá-los;
  3. Associá-los com outros conhecimentos;
  4. Praticar.

Isso nos levará à mudança das nossas atitudes, à nossa reforma íntima.

Esse aprendizado é lento e contínuo, não tem fim, vamos aprendendo um pouco a cada dia
No evangelho segundo o espiritismo Cap. VI item 5 nos fala o espírito de verdade: "Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo.

Em O Clarim de julho de 2007 uma mensagem nos diz:

"A fonte está disponível; dependerá de qual forma se deseja beber, uns chegam apenas com as mãos, outros com um copo, o próximo com baldes, mas aquele que promove e se empenha em conter todo o rio e viver nas águas do rio, quanto deverá investir de si mesmo para tão grande empreitada? Somente terá a certeza que em tempos de sequidão terá sua reserva. Em tempos de socorro e necessidade de irrigação, poderá distribuir suas premícias."



Que a paz de Jesus esteja sempre conosco!

Nenhum comentário: