Nova postagem no blog próximo sábado

sábado, 24 de dezembro de 2011

Um Homem Incomum

   "Na sua condição de Psicoterapeuta Incomum, Jesus enunciou com precisão e sem reservas: - Busca a verdade e a verdade te libertará.
   Não se trata de uma verdade religiosa, de uma filiação doutrinária a este ou àquele agrupamento de fé, de adesão a um ou a outro partido político, social, de compromisso cultural, filosófico, artístico, mas da verdade que paira acima de todos os limites estabelecidos por grupos ou greis, organizações e escolas... É aquela que permanece soberana, livre de toda e qualquer injunção escravagista, egóica, que proporciona paz interior, acima da transitoriedade conflitiva de expressões, que são válidas em um período e perdem o sentido noutra circunstância. Faz superar a ansiedade e conduz ao bem-estar contínuo, mesmo que situações difíceis se apresentem." Joanna de Angelis - O despertar do Espírito

   Jesus veio nos ensinar a verdade, esta era a sua missão, mas esta verdade não estava circunscrita a uma determinada religião, ele não pregava religião, muito pelo contrário. Era um revolucionário, avesso a todo culto exterior que não partisse do coração, do sentimento, os quais denominava de sepulcros caiados, corretos e bonitos por fora, mas apodrecidos por dentro.

   Ele pode ser visto no mínimo como um homem incomum, um homem destemido e ao mesmo tempo doce e terno. Sua verdade, a única que nos veio ensinar: O Amor. O amor, independente, universal, o amor pelo próximo, o amor por si mesmo, e até o amor aos inimigos!

   Apenas amor, nada mais ele nos pede, nenhum sacrifício, nenhum martírio, nem cantos, nem louvores, nem rituais, nada além do amar ao próximo como a nós mesmos, apenas isso, simples assim.... e ao mesmo tempo, ainda tão longe das nossas capacidades....

"Se Allan Kardec tivesse escrito que ´fora do Espiritismo não há salvação´, eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu ´Fora da Caridade´, ou seja, fora do Amor não há salvação" Chico Xavier

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Felicidade

   "Uma existência feliz não é, necessariamente, aquela que se faz breve ou larga, mas sim aquela que se transforma em mensagens de alegria e bem-estar para a própria pessoa, bem como todos aqueles que a cercam. Cada existência é uma mensagem, cujo conteúdo deve ser positivo, de forma que dignifique outras enriquecendo-as de esperança." Joanna de Angelis

   A todos os amigos leitores desejo que nesse Natal e no Ano que se inicia aprendamos que a felicidade não está no fim do caminho, mas a cada passo dado.

   Que paremos de colocá-la longe de nosso alcance: na casa que ainda não temos, no carro que queremos, na formatura, no empregos novo. Ela não está lá, tanto isso é verdade que quando alcançado o objetivo que seria o motivo da nossa felicidade, passada a euforia inicial, voltamos ao nosso estado anterior de felicidade ou infelicidade.

   A felicidade está no dia-a-dia, na companhia das pessoas queridas, no abraço fraterno, no ombro amigo, na risada gostosa, como já dissemos em uma postagem anterior, sentada em nosso ombro.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O amor é universal



   Quem foi que disse que nós somos os únicos seres na criação capazes de amar e demonstrar amor?
   Nossos irmãos menores, pelos quais temos imensa responsabilidade, pois eles aqui estão para nos auxiliar em nossa evolução, para nos fazer companhia, mas principalmente para que nós os auxiliemos na sua evolução demonstrando-lhe o que é carinho, o que é cuidado, o que é amor.
   Mas muitas vezes são eles que nos dão uma lição, pois parecem muito mais "humanos" do que nós seres humanos.
   Ontem à noite assistíamos eu e o Kiko no Animal Planet um programa sobre gatos e hoje me chegou às mãos este video lindo que apenas aumenta minha admiração e carinho pelos felinos, nossos queridos gatinhos.
Na foto esquerda nossa gatinha Jade e direita nosso pequeno Lusko.
  
 Lembro quando decidimos adotar um gatinho, meu marido tinha certa resistência, afirmando que os gatos não eram animais dedicados e carinhosos, mas mesmo assim aceitou a presença de nossa pequena felina Jade. E nos primeiros dias de contato com ela, ele estava sentado no sofá quando ela procurou seu colo e com seu focinho acarinhava-o, não preciso nem dizer que a partir desse momento ele reviu seus conceitos sobre os gatos. 

   "Nossos benfeitores espirituais nos esclarecem que é preciso que todos nós consideremos que os animais diversos, a nos rodearem a existência de seres humanos em evolução no planeta Terra, são nossos irmãos menores, desenvolvendo em si mesmos o próprio princípio inteligente.
   Se nós, seres humanos já alcançamos os domínios da inteligência desenvolvendo agora as potências intuitivas, eles, os animais, estão aperfeiçoando paulatinamente seus instintos na busca da inteligência da mesma maneira que nós humanos aspiramos alcançar algum dia a angelitude na Vida Maior, personificada em nosso mestre o Senhor Jesus, eles, os animais aspiram ser num futuro distante homens e mulheres inteligentes e livres. Assim sendo, nós podemos nos considerar como irmãos mais velhos e mais experimentados dos animais." Chico Xavier


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Reflexões (2)

   Que temos feito com a luz de nossos olhos em favor daqueles que não a possuem?
   Que temos feito com os nossos braços e pernas perfeitos, capazes de nos conduzir onde quisermos, em favor daqueles que aguardam a nossa visita de solidariedade?
   Que temos feito do tesouro de poder falar em favor daqueles que precisam ouvir uma palavra de consolo, de orientação?
   Que temos feito da capacidade de raciocinar em favor daqueles que nos agridem por não entenderem a vida como temos a felicidade de compreendê-la?
   Nós que possuímos a fortuna de um lar aqui na Terra como temos nos comportado em relação àqueles que vivem nos orfanatos e asilos?
   Como temos nos comportado diante de nossa mesa farta em relação àqueles que não possuem um pedaço de pão para mitigar a fome?
   Quantos agasalhos ainda jazem esquecidos e sem uso no interior de nosso guar-roupa enquanto tantos caminham com vestes rasgadas?
   Quantos pares de sapatos contemplamos em nosso criado-mudo enquanto pés feridos caminham sobre as agruras dos caminhos?
   Que temos feito com o conhecimento que a Doutrina Espírita nos proporciona em relação àqueles que desconhecem o mundo espiritual, a reencarnação, a lei de causa e efeito, a comunicabilidade dos espíritos?
   São tantos os tesouros que possuimos sem ser o dinheiro, que todos somos imensamente ricos aos olhos das Leis que determinam dar a cada um segundo suas obras! E dessa riqueza também prestaremos conta um dia.
   Enquanto temos Tempo - Forni

domingo, 18 de dezembro de 2011

Recorre ao recurso divino da prece...

   Abrindo a esmo um pequeno livro de mensagens denominado "Luz nas Mãos" nos deparamos com linda mensagem, que julgamos digna de compartilhar com os amigos por sua simplicidade acompanhada de uma profunda sabedoria:
   "Nas horas que buscas conhecer a ti mesmo, recorre ao recurso divino da prece.
   Nas horas que buscas compreensão, para aceitar a partida de um ente querido de volta à morada espiritual, recorre ao recurso divino da prece.
   Nas horas que buscas entendimento e respostas para o convívio com o familiar difícil, recorre ao recurso divino da prece.
   Nas horas que buscas o silêncio, para a tranquilidade da tua paz interior, recorre ao recurso divino da prece.
   Nas horas que buscas o remédio curador para as tuas enfermidades, recorre ao recurso divino da prece.
   Nas horas que buscas o equilíbrio frente as ofensa e agressões recebidas, recorre ao recurso divino da prece.
   Nas horas em que a descrença em Deus tomou, de sobressalto, a tua fé adormecida, recorre ao recurso divino da prece, para retomares o rumo da vida e conquistares a jornada evolutiva do espírito."