Nova postagem no blog próximo sábado

sexta-feira, 23 de março de 2012

Entre a Cruz e a Espada

   "Mesmo missionários que reencarnam com importantes tarefas em favor do progresso humano, não raro desviam-se, comprometendo planos cuidadosamente elaborados. É por isso que mais consertamos os estragos do passado do que edificamos para o futuro. Assim será enquanto o egoísmo for o móvel das ações humanas. Permanecemos próximos da animalidade instintiva, que favorece desvios, e distantes da angelitude, sem compatibilizar os desejos terrestres com os desígnios celestes." Richard Simonetti. - O Plano B

   Ontem conversávamos na aula de estudos sobre líderes religiosos que por motivos políticos e interesses materiais desvirtuam e corrompem as religiões, usando-as como forma de manipular o povo e trazer conquistas materiais que satisfaçam o seu orgulho.

   E este texto de Simonetti vem bem ao encontro deste pensamento. Todos nós somos preparados na espiritualidade para a as tarefas que aqui na Terra viemos desenvolver. Alguns trazem tarefas simples, outras, grandes missionários, trazem tarefas de grande porte e de grande responsabilidade.

   Mas somos todos ainda falíveis, e por isso capazes de errar tanto na pequena tarefa quanto na grande tarefa. Quando aqui chegamos o mundo materiais nos coloca uma venda sobre tudo aquilo que planejamos e nos comprometemos, nos fica apenas a intuição do que é correto fazer.

   Porém em meios às tentações e fraquezas que ainda trazemos no cerne de nossos espíritos, muitas vezes nos deixamos levar pelo orgulho, pela vaidade, pelo egoísmo e pela ambição desmedida e nos perdemos, tanto nas pequenas quanto nas grandes tarefas.

   No entanto, o Criador, justo e bom, em sua sabedoria infinita, mesmo de nossos erros consegue retirar aprendizados para nós e para os que conosco falharam, nada se perde. Mesmo aqueles que parecem trazer dor, guerra e destruição, estão trazendo aprendizado e experiencia para os povos que comandam. 

   A lei do progresso segue sempre, toda experiencia é aproveitada como um passo adiante, mesmo que pareçamos estagnados, ganhamos em experiência que estrá registrada em nossa consciência como erros deverão ser posteriormente corrigidos, resgatados.


   "Aqueles que pretenderam instruir os homens na lei de Deus não estavam algumas vezes enganados e, freqüentemente, não fizeram com que se transviassem por meio de falsos princípios?
– Aqueles que não são inspirados por Deus e que, levados pela ambição, se disseram portadores de uma missão que não tinham, certamente puderam desviá-los. Entretanto, como eram de fato homens de gênio, mesmo no meio dos erros ensinados muitas vezes encontram-se grandes verdades." Livro dos Espíritos questão 623.



quinta-feira, 22 de março de 2012

Construir é Sempre Melhor

   Hoje em nossa reunião de estudos tratando da Lei Divina, estudamos um texto do espírito Humberto de Campos denominado "A Luta contra o Mal" psicografado por Chico Xavier no Livro Boa Nova do qual retiro um trecho:


   "Certo dia em que o Senhor se retirara, com Tiago e João, para os lados de Cesaréia de Filipe, uma pobre demente lhe foi trazida, a fim de que ele, Tadeu, anulasse a atuação dos Espíritos perturbadores que a subjugavam. Entretanto, apesar de todos os esforços de sua boa-vontade, Tadeu não conseguiu modificar a situação. Somente no dia imediato, ao anoitecer, na presença confortadora do Messias, foi possível à infeliz dementada recuperar o senso de si mesma.

   Observando o fato, Tadeu caiu em sério e profundo cismar. Por que razão o Mestre não lhes transmitia, automaticamente, o poder de expulsar os demônios malfazejos, para que pudessem dominar os adversários da causa divina? Se era tão fácil a Jesus a cura integral dos endemoninhados, por que motivo não provocava ele de vez a aproximação geral de todos os inimigos da luz, a fim de que, pela sua autoridade, fossem definitivamente convertidos ao reino de Deus? Com o cérebro torturado por graves cogitações e sonhando possibilidades maravilhosas para que cessassem todos os combates entre os ensinamentos do Evangelho e os seus inimigos, o discípulo inquieto procurou avistar-se particularmente com o Senhor, de modo a expor-lhe com humildade suas idéias íntimas. 



   Numa noite tranqüila, depois de lhe escutar as ponderações, perguntou-lhe Jesus, em tom austero:

   – Tadeu, qual o principal objetivo das atividades de tua vida?

   Como se recebesse uma centelha de inspiração superior, respondeu o discípulo com sinceridade:

   – Mestre, estou procurando realizar o reino de Deus no coração.

   – Se procuras semelhante realidade, por que a reclamas no adversário em primeiro lugar? Seria justo esqueceres as tuas próprias necessidades nesse sentido? Se buscamos atingir o infinito da sabedoria e do amor em Nosso Pai, indispensável se faz reconheçamos que todos somos irmãos no mesmo caminho!...

   – Senhor, os espíritos do mal são também nossos irmãos? – inquiriu, admirado, o apóstolo.

   – Toda a criação é de Deus. Os que vestem a túnica do mal envergarão um dia a da redenção pelo bem. Acaso, poderias duvidar disso? O discípulo do Evangelho não combate propriamente o seu irmão, como Deus nunca entra em luta com seus filhos; aquele apenas combate toda manifestação de ignorância, como o Pai que trabalha incessantemente pela vitória do seu amor, junto da humanidade inteira.

   – Mas, não seria justo – ajuntou o discípulo, com certa convicção – convocarmos todos os gênios malfazejos para que se convertessem à verdade dos céus?

   O Mestre, sem se surpreender com essa observação, disse:

   – Por que motivo não procede Deus assim?... Porventura, teríamos nós uma substância de amor mais sublime e mais forte que a do seu coração paternal? Tadeu, jamais olvidemos o bom combate. Se alguém te convoca ao labor ingrato da má semente, não desdenhes a boa luta pela vitória do bem, encarando qualquer posição difícil como ensejo sagrado para revelares a tua fidelidade a Deus. Abraça sempre o teu irmão. Se o adversário do reino te provoca ao esclarecimento de toda a verdade, não desprezes a hora de trabalhar pela vitória da luz; mas segue o teu caminho no mundo atento aos teus próprios deveres, pois não nos consta que Deus abandonasse as suas atividades divinas para impor a renovação moral dos filhos ingratos, que se rebelaram na sua casa. Se o mundo parece povoar-se de sombras, é preciso reconhecer que as leis de Deus são sempre as mesmas, em todas as latitudes da vida.

   É indispensável meditar na lição de Nosso Pai e não estacionar a meio do caminho que percorremos. Os inimigos do reino se empenham em batalhas sangrentas? Não olvides o teu próprio trabalho. Padecem no inferno das ambições desmedidas? Caminha para Deus. Lançam a perseguição contra a verdade? Tens contigo a verdade divina que o mundo não te poderá roubar, nunca. Os grandes patrimônios da vida não pertencem às forças da Terra, mas às do Céu. O homem, que dominasse o mundo inteiro com a sua força, teria de quebrar a sua espada sangrenta, ante os direitos inflexíveis da morte. E, além desta vida, ninguém te perguntará pelas obrigações que tocam a Deus, mas, unicamente, pelo mundo interior que te pertence a ti mesmo, sob as vistas amoráveis de Nosso Pai.

   Que diríamos de um rei justo e sábio que perguntasse a um só de seus súditos pela justiça e pela sabedoria do reino inteiro? Entretanto, é natural que o súdito seja inquirido acerca dos trabalhos que lhe foram confiados, no plano geral, sendo também justo se lhe pergunte pelo que foi feito de seus pais, de sua companheira, de seus filhos e irmãos. Andas assim tão esquecido desses problemas fáceis e singelos? Aceita a luta, sempre que fores julgado digno dela e não te esqueças, em todas as circunstâncias, de que construir é sempre melhor.

   Tadeu contemplou o Mestre, tomado de profunda admiração. Seus esclarecimentos lhe caíam no espírito como gotas imensas de uma nova luz.

   – Senhor – disse ele –, vossos raciocínios me iluminam o coração; mas, terei errado externando meus sentimentos de piedade pelos espíritos malfazejos? Não devemos, então, convocá-los ao bom caminho?

   – Toda intenção excelente – redargüiu Jesus – será levada em justa conta no céu, mas precisamos compreender que não se deve tentar a Deus. Tenho aceitado a luta como o Pai ma envia e tenho esclarecido que a cada dia basta o seu trabalho. Nunca reuni o colégio dos meus companheiros para provocar as manifestações dos que se comprazem na treva; reuni-os, em todas as circunstâncias e oportunidades, suplicando para o nosso esforço a inspiração sagrada do Todo-Poderoso. O adversário é sempre um necessitado que comparece ao banquete das nossas alegrias e, por isso, embora não o tenha convocado, convidando somente os aflitos, os simples e os de boa-vontade, nunca lhe fechei as portas do coração, encarando a sua vinda como uma oportunidade de trabalho, de que Deus nos julga dignos.

   O apóstolo humilde sorriu, saciado em sua fome de conhecimento, porém acrescentou, preocupado com a impossibilidade em que se via de atender eficazmente à vítima que o procurara:

   – Senhor, vossas palavras são sempre sábias; entretanto, de que necessitarei para afastar as entidades da sombra, quando o seu império se estabeleça nas almas?!...

   – Voltamos, assim, ao início das nossas explicações – retrucou Jesus —, pois, para isso, necessitas da edificação do reino no âmago do teu espírito, sendo este o objetivo de tua vida. Só a luz do amor divino é bastante forte para converter uma alma à verdade. Já viste algum contendor da Terra convencer-se sinceramente tão-só pela força das palavras do mundo? As dissertações filosóficas não constituem toda a realização. Elas podem ser um recurso fácil da indiferença ou uma túnica brilhante, acobertando penosas necessidades. O reino de Deus, porém, é a edificação divina da luz. E a luz ilumina, dispensando os longos discursos. Capacita-te de que ninguém pode dar a outrem aquilo que ainda não possua no coração. Vai! Trabalha sem cessar pela tua grande vitória. Zela por ti e ama a teu próximo, sem olvidares que Deus cuida de todos."


   Ninguém pode julgar o próximo e querer que ele saiba e fala aquilo que nós ainda não sabemos e não fazemos.

   O melhor ensinamento é pelo exemplo. Cada um tem o seu tempo. Não procuremos apontar os erros do próximo e do mundo, mas nos preocupemos conosco, com a mudança em nós. Não podemos e não devemos mudar o outro, só podemos fazer isso  nós mesmos.

   Vamos construir em nós o exemplo para o próximo, ao invés de tentarmos destruir aquele que nos atrapalha, que nos é adversário, construamos o reino de paz e de amor, em nossos corações, entendendo que o adversário é sempre um necessitado que nos bate a porta para que o compreendamos e auxiliemos no caminho. Sejamos o exemplo da compaixão, da paz, da caridade e do amor ao próximo.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Temor ou Respeito?

   "O respeito é uma conquista que cada um consegue pela maneira como se comporta, pelos atos e palavras, pela convivência e forma de conquistar os demais. Toda vez que se estabelecem normas de imposição, violenta-se o livre-arbítrio, o direito de optar-se pela aceitação do outro com todas as maneiras absurdas que lhe são características." Joanna de Angelis - Psicologia da Gratidão

   Com o passar do tempo e o amadurecimento vamos aprendendo a diferenciar medo e respeito.

   Medo é quando você obedece, segue as regras que são impostas, porque tem medo do que poderá ocorrer se elas não forem seguidas. Seja a agressão física, o castigo, a perda do emprego, a multa ou a restrição da liberdade. Você age conforme o que é imposto, mas não respeita as regras ou pessoas, apenas as segue.

   Tantas instituições, dentre elas, instituições religiosas já tentaram impor-se pelo medo, medo do inferno, medo da fogueira e acabaram perdendo sua credibilidade porque um dia aquele que sente apenas medo deixa de senti-lo e revolta-se contra o agressor.

   Respeito é conquista, é aceitação, você segue as regras porque acredita nelas, confia em determinada pessoa para segui-la, obedecê-la, porque sente que ela saberá guiar os fatos e situações da forma mais adequada. Isso é respeito, está dentro do conceito de livre-arbítrio, é uma escolha.

   É como a fé raciocinada que você segue porque confia nas instruções dos benfeitores, confia, crê na sua capacidade de apontar o caminho até a evolução moral.

   Por isso digo que não sou uma pessoa temente a Deus, um Deus justo e bom não me provoca medo. Um Pai amoroso que me concede centenas, milhares, milhões de oportunidades de evoluir apesar de todos os meus erros, de todas as minhas fraquezas, de todos os meus defeitos, da sombra que ainda trago no coração e no espírito. Esse Pai merece o meu respeito, escolhido, em conformidade com meu livre-arbítrio.

terça-feira, 20 de março de 2012

Centro Espírita

      Lendo a Revista Internacional de Espiritismo - RIE edição de fevereiro de 2012encontrei uma matéria que traz uma conceituação das mais eloquentes que já vi sobre o centro espírita, suas funções e sua importância. Compartilho alguns trechos dessa matéria de Rita de Cássia Oliveira das Mercês intitulada "Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas."

    "O centro espírita é reconhecido por seus quatro aspectos - escola, oficina de trabalho, casa de oração e hospital - onde se reúnem os necessitados de todos os matizes, com o propósito de buscar o alívio para as suas dores físicas e morais e respostas para seus questionamentos filosóficos. Aí encontram o Evangelho, o passe magnético, o atendimento fraterno, a água fluidificada e, quando se faz necessário, também a cesta básica, o agasalho, etc. Há toda uma assistência social e moral ofertadas que visam à reintegração dos necessitados na sociedade, espiritualizando-os, educando-os e proporcionando-lhes condições sadias de vida.
   A terapêutica espírita conta ainda com importante ferramenta de auxílio, que são as reuniões de intercâmbio mediúnico, das quais os assistidos não participam, mas recolhem os benefícios da prática. A comunicabilidade entre os dois mundos, o físico e o espiritual, dá oportunidade aos seres desencarnados, àqueles vinculados, de entenderem que os processos de vingança ou de manutenção de idéias infelizes que se cristalizaram em suas mentes não lhes convêm, quebrando elos - a chamada obsessão. Importante ressaltar que o diálogo entre os dois mundos beneficia, de maneira muito especial, os reencarnados que se doam nessa tarefa, recolhendo valiosas experiências.
   Extensa literatura e oferecida, a fim de remover conceitos inadequados, substituindo-os pelas lições cristãs clarificadas pelo Consolador. É pela leitura e consequente entendimento que a criatura vai se transformando, sensibilizando-se para realidades até então não percebidas. Passa a olhar, de forma mais crítica e mais tolerante, os acontecimentos do dia a dia, esforça-se na tentativa de ver no semelhante um seu irmão; na dificuldade, reconhece oportunidade de crescimento e, assim, transita no mundo com novas e melhores disposições. Já não se aflige a todo o momento e não teme as situações aparentemente desfavoráveis.
   No ambiente do Centro Espírita, são-lhe concedidas, a título de crédito divino, oportunidades de servir. Em toda e qualquer atividade, ali desenvolvida, encontra nobres estímulos e se sente útil, feliz, estendendo esse auxílio para além das fronteiras do Centro.
   Vê brotar, no imo d'alma, como consta em O Evangelho Segundo o Espiritismo, a esperança e a fé. Vale ressaltar que a filosofia espírita torna o indivíduo responsável, liberando-o das tenazes da culpa paralisante e desmotivadora, habilitando-o a ser senhor de si mesmo. Isso posto, seria muito simplista afirmar que o Centro é apenas mais uma instituição religiosa a acenar com a supressão de inquietações e necessidades comezinhas.
...
   Hoje, ao adentramos um centro espírita, mister se faz uma análise judiciosa do que procuramos ali encontrar, do que nos move naquela direção. A despeito de nossas múltiplas necessidades, não devemos olvidar que o Centro Espírita é meio de nos elevarmos a patamares mais altos de consciência.
   Com Jesus e Kardec: Trabalho, Solidariedade e Tolerância!"

   O Grifo é meu.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade

   "Ao refletirmos na expressão messiânica que diz: 'Paz na Terra aos homens de boa vontade', somos impelidos a entender que existe uma grande necessidade de que as pessoas de boa vontade estejam se sentindo em paz para produzirem o que podem realizar." Roosevelt - Terapia Anti-Queixa

   É inegável a necessidade que os espíritos encarnados trabalhadores no bem possuem de ter paz, paz em seus ambientes, para que possam realizar de forma satisfatória o pouco que nossa evolução espiritual nos permite, mas, principalmente, necessitam ter paz em seus corações.

   Porém as dificuldades para mantermos a nossa paz nesse planeta de provas e expiações são inúmeras. Os nossos companheiros espirituais ainda afastados e contrários ao bem estão sempre atentos às nossas brechas. Pois as temos muitas, sempre que nos deixamos vencer por nossas tendências inferiores, ainda tão vivas em nós, eles se aproximam e lá se foi a nossa paz...

   Por vezes eles procuram nos perturbar através daqueles que em nosso lar estão mais vulneráveis. Tudo parece estar bem e então um de nossos entes queridos parece que 'surta', do nada, e então lá vamos nós outra vez, perdemos a sintonia com os benfeitores.

   Mas não podemos, em hipótese alguma, perder a fé, a confiança de que nunca estamos sós, existem falanges de benfeitores espirituais trabalhando para o bem e para a paz na Terra aos homens de boa vontade e temos também nossos espíritos amigos que nos guiam e protegem e que estão sempre próximos aguardando que estejamos na sintonia correta. 

   Eles estão fazendo sua parte para nos auxiliar, façamos nós também a nossa parte, em prol de nossa paz, cultivemos a prece e o Evangelho no Lar, dessa forma estaremos criando ao nosso redor, de nossa família e nosso lar energias positivas e protetoras que nos auxiliarão na manutenção da sintonia com os benfeitores e na manutenção de nossa paz...

domingo, 18 de março de 2012

Mensagem

   Hoje, fazendo o meu "solitário" Evangelho no Lar, no qual após a leitura do Evangelho costumo abrir um pequeno livro de mensagens, abri o livro em belíssima mensagem que gostaria de compartilhar:

   "As tempestades que assolam sua existência são observadas pelos Anjos do Senhor, que o amparam, para redimir o pretérito, reaver o presente e construir um futuro com alvorecer vitorioso.
   Não faça de sua vida ações que se assemelham a ventos de tempestades,l que o arrastam para a destruição de sua reforma íntima.
   Afaste de sua mente os pensamentos iniciais de descrença, que não registram a misericórdia de Deus no apoio do Alto.
   Deus não dará a você provações desnecessárias, pois, você é o autor do seu livre-arbítrio de romagens  pretéritas e futuras.
   Não pense que Deus o pune e permanece distante de você.
   Deus o criou, desde sua origem espiritual, para ser feliz, porém, as inclinações errôneas, dentro do seu livre-arbítrio, o fazem refletir e sofrer, a respeito do que você foi em outras vidas.
   Confie em Deus e o agradeça pela benção da vida, pois por mais que lhe pese a cruz do calvário sobre os ombros, Ele, que sempre está vigiando os seus passos, enviará um cireneu celeste, para ajudá-lo a carregar."