Nova postagem no blog próximo sábado

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

"Eu era apenas mais um daqueles que sentem o vazio da existência e buscam saber os porquês da vida. Embora me parecesse algo tão efêmero e desprovido de beleza, eu me perguntava se a vida era simplesmente isso que se vive, neste breve instante na Terra; e o espiritismo me mostrou que não...
Já não mais podia passar pela vida em brancas nuvens como já disse o poeta. A vida escondia um sentido maior, e eu vivia agora não mais do que um átimo dessa longa estrada que se chama eternidade...
Dou palestras porque, quando ouvi os outros, aproveitei as lições para mudar a minha vida. Seria ingrato se não dividisse com mais pessoas as alegrias que tive e não desse a elas a oportunidade que a mim foi dada, quando bati, e a porta se me abriu." Octávio Serrano

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Tua Vida

O tema Tua Vida nos convida a uma reflexão sobre o que estamos fazendo de nossas vidas? Como estamos aproveitando a oportunidade desta encarnação para evoluirmos? Estaremos cumprindo com a programação que fizemos no mundo espiritual antes de reencarnarmos?

Vida o espírito tem apenas uma, esteja encarnado ou desencarnado, a vida prossegue infinitamente, ela tem começo mas nunca um fim. Existência, o espírito tem muitas. Cada reencarnação representa uma existência no plano físico.

Na questão 132 do LE Kardec pergunta: “Qual o objetivo da encarnação dos espíritos? A resposta dos espíritos é: Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição.”

A finalidade de nossa existência na Terra é para que nosso espírito realize o seu progresso intelectual e moral. É uma oportunidade dada pelo Plano Superior para que possamos solucionar nossas imperfeições através das provas e expiações, às vezes dolorosas, mas extremamente necessárias para chegarmos ao nosso destino que é a felicidade. Esse destino pode ser apressado ou retardado, dependendo de nossa disposição de crescer, amar e servir.

A todo instante a vida nos proporciona sinais sobre o que devemos melhorar em nós. Assim como a natureza nos dá avisos quando uma tempestade se aproxima, Deus nos fornece pistas quando algo não vai bem em nossa existência, quando nos desviamos da nossa programação. O que precisamos é de sensibilidade para perceber essas pistas.

Na questão 919 do LE Kardec pergunta: “Qual o meio mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir ao arrastamento do mal? Um sábio da antiguidade vos disse: conhece-te a ti mesmo.”

Conhecer a nós mesmos significa vasculharmos o nosso íntimo, o que é uma tarefa bem difícil e que exige muita coragem. Coragem de colocarmos uma lupa nas nossas intenções e sentimentos mais escondidos pelo véu do orgulho. Coragem de revelar a nós mesmos o que existe de pior em nós, a nossa faceta mais feia.

No livro Obras Póstumas Kardec nos diz que: “Os males da humanidade provém da imperfeição dos homens; pelos seus vícios é que eles se prejudicam uns aos outros. Enquanto forem viciosos, serão infelizes, porque a luta dos interesses gerará constantes misérias.”

Se nas nossas imperfeições se encontra a causa dos males, a felicidade aumentará na mesma proporção em que as nossas imperfeições diminuírem.

Mas quando tratamos das nossas imperfeições temos o hábito de querer achar um culpado, que nunca somos nós, transferindo nossas culpas, quando a culpa é sempre de cada um no uso do seu livre-arbítrio. Se há obsessores nos influenciando é porque os prejudicamos, em outros tempos, e, hoje, cobra o que julgam ser seu direito. Se passamos por situação difícil é porque nossas atitudes imprudentes desta ou de outras existências nos levaram à situação atual. Somos sempre herdeiros de nós mesmos.

Todos os recursos que necessitamos para enfrentar os desafios da existência encontram-se dentro de nós, a responsabilidade de encontrá-los é só nossa. O caminho da perfeição está dentro de nós, as leis divinas estão impressas na nossa consciência. Precisamos nos conhecermos para fazer uso desse potencial.

Somos livres para escolhermos nossos destinos. Fomos criados simples e ignorantes das leis que regem os mundos, mas cresce a nossa responsabilidade de escolha na medida que adquirimos o conhecimento e sabemos distinguir o certo do errado.

A reforma íntima é a chave do nosso sucesso reencarnatório, é através dela que encontramos a felicidade.

Está no ESE cap XVII item 4 “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para dominar suas más inclinações.”

Jesus nos convida a tomarmos nossa cruz e segui-lo. Isso significa combatermos o egoísmo e o orgulho em nossos corações. Não nos revoltarmos com nossa programação reencarnatória, cujas provas são necessárias ao nosso progresso espiritual e à reparação dos débitos anteriores. Lidarmos sem raiva e impaciência com o parente difícil. Não desejar o mal. Entender que todo efeito tem uma causa. E que Deus nunca dá um fardo maior do que o que os nossos ombros possam carregar.

Benfeitores espirituais nos inspiram constantemente, passando-nos bons pensamentos para optarmos pelo caminho do bem. Ninguém se encontra esquecido ou abandonado. Todos estamos ligados a uma cidade espiritual de luz, que acompanha a nossa programação da presente vida física, buscando nos guiar. A expectativa é de que cumpramos a programação para a nossa felicidade relativa aqui e para voltarmos ao outro plano um pouco melhor do que quando viemos.

Somente somos felizes quando agimos de acordo com a lei divina. Se a infringirmos, sofremos as conseqüências de nossos atos.

Seríamos mais felizes se não nos desgastássemos na conquista de coisas menos importantes, muitas vezes deixando de lado nossa família, sentimentos, valores em busca de sonhos, e não nos damos conta que, na maioria das vezes, não são sonhos, são pesadelos.

Todos nós experimentamos em diversas fases de nossas vidas, momentos quando nossos sonhos de consumo se realizam, ou quando conquistamos posições financeiras , e após o entusiasmo e o prazer da conquista, voltamos ao mesmo estágio anterior de felicidade assinalado em nossas mentes. Se já éramos felizes, esses objetivos ou aquisições pouco acrescentam ao nosso mundo íntimo e se éramos infelizes retornamos ao estado de insatisfação anterior.

Não estamos preparados para sermos felizes pelo simples motivo de procurarmos a felicidade onde ela não está. Procuramos do lado de fora, quando ela mora dentro de cada um de nós.

Para encerrarmos vamos deixar para que possamos refletir uma mensagem de autor desconhecido e que se intitula: Olhe.

Olhe para trás!
Veja os obstáculos que já superou. Veja o quanto já aprendeu nesta vida e quanto já cresceu.
Olhe para frente!
Não fique parado, levante-se quando tropeçar e cair. Estabeleça metas, tenha planos e prossiga com firmeza.
Olhe para dentro!
Conheça seu coração. Mantenha puros os seus sentimentos. Não deixe que o orgulho e a vaidade dominem seus pensamentos.
Olhe para o lado!
Socorra quem precisa. Ame o próximo e seja sensível para perceber as necessidades daqueles que o cercam.
Olhe para baixo!
Não pise em ninguém... Perceba o valor das pequenas coisas.
Olhe para cima!
Há um Deus maior do que qualquer dificuldade. Ele te ama e sempre faz o que é melhor para o teu aperfeiçoamento.