Nova postagem no blog próximo sábado

domingo, 22 de abril de 2012

Doce Rotina ou Doce Neurose?

   "Sempre se repudiaram as novas idéias e os novos hábitos, pois, quase sempre, as mudanças levam a uma certa insegurança psicológica, havendo pessoas que sentam verdadeiro horror diante de novos costumes e conceitos." Hammed - As Dores da Alma.

   Lendo hoje esta frase de Hammed me peguei a pensar sobre minha posição sobre o assunto.

   Confesso que mudanças em minha rotina me incomodam profundamente. Gosto de ter uma rotina programada, tal como, saber que pela manhã vou fazer determinadas atividades, que vou chegar ao meio dia em casa e que meu marido vai chegar em determinado horário da faculdade, que vamos conversar por algumas horas até a hora de irmos treinar e que depois vamos trabalhar novamente e que à noite vou fazer uma jantar pra nós dois (lembrei até da música do Roberto escrevendo isso) e que vamos jantar juntos e depois assistir TV abraçados e dormir determinado horário. Isso me traz segurança!

   Quando meu esposo e "técnico" (ele me treina para as minha corridas, mais especificamente está me treinando agora para a Maratona de POA) quando ele me passava treinos diários, isso me incomodava profundamente, porque fugia da minha programação diária, eu precisava a cada dia reorganizar meus planos e isso estava me deixando maluca, então passamos a organizá-los semanalmente, santo alívio!! Organizar a semana é bem melhor que ter que reorganizar o próximo dia a cada dia...

   Qualquer alteração na rotina me incomoda, mas será que existe realmente algum problema nisso?

   No meu trabalho, por exemplo, não vivo sem uma agenda, gosto de ter pré-programado na mesma todo o meu dia de trabalho e confesso que quando foge da programação, isso me incomoda. O fato de as pessoas não serem organizadas dessa forma e deixarem as coisas "laissez-faire" também me incomoda profundamente.

   Não fico em pânico frente às mudanças, procura lidar com elas da melhor forma que posso, mas gosto de uma rotina, gosto de seguir determinados hábitos... há algum problema nisso? O que Freud diria a respeito? Que sou neurótica, maníaca, ou mesmo maluca?

   Gosto de listas quando vou ao mercado, preciso ter tudo anotado, organizado. Quando vou ao centro da cidade fazer algumas atividades costumo anotar todas as atividades que preciso fazer, os locais onde preciso ir em um papelzinho que coloco em meu bolso e o qual confiro antes e após as atividades.

   Outro dia conversava com meu esposo que gosta de estudar através de mapas mentais, característica de quem não possui pensamento linear. O meu pensamento é absolutamente linear, gosto de inicio, meio e fim. E é interessante ter ao lado uma pessoa que pensa de forma oposta, de forma sistêmica. Ele consegue ser desorganizado e disciplinado ao mesmo tempo.

   Olhando seus mapas mentais, que utiliza para estudar, se eu precisasse utilizá-los surtaria hehehehehe.

   Mas existirá um certo e um errado? Existirá a necessidade de um meio termo? Ou o simples "não exagerar nos extremos" resolve? 

   Rotina, doce rotina!! Eu adoro e você?

2 comentários:

Cláudio disse...

Qualquer maluco te recomendaria 'meio termo', 'equilíbrio' - não que não o sejas... Como maluco que sou, o faço. Um abraço! Claudio.

JuJacob disse...

Parece que fui eu escrevi isso. Me identifiquei <3