Nova postagem no blog próximo sábado

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Nossa Sombra

   "A batalha travada com a sombra, portanto, é contínua e faz-se presente em todos os instantes da existência. Quando se ama, se respeita e se atende aos compromissos, a sombra perde, mas quando se reage, mantendo-se ressentimento, ódio, ciúmes, sentimentos de amargura e de cólera assim como outros do mesmo gênero, a sombra triunfa..." Joanna de Angelis - Psicologia da Gratidão

   Cada um de nós traz no âmago do ser, em lugar que procuramos esconder até de nós mesmos, seu lado obscuro. Ele nos acompanha desde sempre, desde nossas estadas nos mundos primitivos, derivado do nossos instintos, do instinto de preservação, que nos aproxima da animalidade.

   No estágio evolutivo em que nos encontramos ainda estamos muito mais próximos da animalidade do que da angelitude, os instintos ainda predominam sobre nossos sentimentos, que são ainda pequenos resquícios dos verdadeiros sentimentos. Estamos ainda ensaiando-os, longe de vivenciá-los em sua plenitude.

   O mal do mundo em que habitamos, e que tanto nos assusta, existe dentro de cada um de nós, está apenas mais evidente em alguns que não conseguem lidar com ele, menos evidente em outros que já conseguem combatê-lo.

   Nossa luta diária é contra nós mesmos, contra nossa sombra, contra os maus sentimentos, maus hábitos, más tendências que trazemos em nós. Somos hábeis em apontar o mau alheio e experts em procurar esconder o que existe dentro de nós. Falamos tanto na reforma íntima, ela nada mais é do que o combate ao nosso lado sombrio.

   Quando praticamos o bem, o amor, a caridade, o perdão, e tantas outras virtudes estamos vencendo uma das batalhas contra nossa sombra. Mas quando nos deixamos dominar por maus pensamentos, maus sentimentos, pelo ódio, o rancor, a mágoa, o desejo de vingança e tantas outras paixões que ainda trazemos  conosco e que permitimos despertar constantemente de seus esconderijos, então a sombra está vencendo uma batalha.

   Quem vencerá esta guerra? Isso não depende de Deus, nem de Jesus, nem dos nossos Benfeitores Espirituais que fizeram e fazem sua parte, através dos ensinamentos deixados, das inspirações, dos conselhos. Depende de cada um de nós, do que fazemos de nós e das infintas oportunidades que o Pai Misericordioso nos concede e continuará a nos conceder. A decisão é nossa, apenas nossa....

2 comentários:

blogdovelhinho disse...

Olá, minha amiga... Ando falho! Carl Gustav Iung (Psiquiatra suíço, 1875-1961), muito citado por Chico Neto/Hammed dizia entre outras máximas, que "Só aquilo que somos realmente tem o poder de nos curar." Quanto à 'sombra', sempre a entendeu como natural... Na minha modesta opinião não a acho natural mas... 'Naturalíssima': Se eu tiver um determinado grau de luz própria - e todos a temos, ou a buscamos -, e essa luz ao encontrar corpos estranhos em mim - minhas mazelas, de um modo geral - certamente fará uma sombra no lado oposto. A teoria Junguiana fala muito dessa sombra. Lógico, curar-me-ei à medida em que for mais luz que sombra. Um abraço do Cláudio.

MClara disse...

Obrigada linda menina por teres essa iniciativa em ti, estudando, escrevendo e trazendo para nós aqui tuas (que viram nossas) reflexões!
Bjinho!