Nova postagem no blog próximo sábado

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Estou em Tratamento!

   "Todos nós aqui estamos para progredir e crescer e, desta forma, podemos afirmar que nos encontramos, enquanto na condição transitória da encarnação, em pleno tratamento.
Cultivar este pensamento pode nos auxiliar muito, mesmo em nossa relação íntima, afinal, quando você estiver para explodir e precisar de um motivo para resistir, diga a você mesmo: Estou em tratamento!" Roosevelt - Terapia Anti-Queixa

   No último sábado em nossa casa espírita, Recanto de Luz, nosso amigo Luiz Paulo fez uma belíssima exposição sobre como tratarmos a quem se aproxima, nesta ele contou-nos uma estorinha de um apresentador que ao entrevistar uma mulher que vestia-se de preto sem apetrechos, aparência triste, cabisbaixa perguntou-lhe se ela era espírita e a resposta foi afirmativa.

   É esta a visão que a maioria das pessoas que não conhece a doutrina tem dos espíritas, que devem ser extremamente sérios, extremamente sóbrios no modo de vestir-se, e aparentar tristeza como forma de resignação e aceitação submissa dos problemas e dores da vida.

   Confesso que, por não apresentar essas características, não que eu seja uma pessoa extramente extrovertida, não dou, mas sou determinada, enérgica, firme em minhas opiniões, pelas quais luto com unhas e dente. Falta-me, muitas vezes, condescendência e até serenidade... Já ouvi de diversas pessoas (inclusive dentro de meu lar) a frase: 'Nem pareces espíritas'. 

   Mas  voltando a exposição do amigo ele nos falava do engano dessa distorcida visão sobre os espíritas. Eles não são tristes, não são submissos aos problemas (apenas lidam com eles com mais compreensão e aceitação). São pessoas alegres, risonhas, gostam da vida, da alegria, como qualquer pessoa normal.

   Apenas ser espírita nos dá um maior conhecimento da vida espiritual, conhecimento este que vem acompanhado também de maior responsabilidade, pois o conhecimento sem a prática é vão.

   Mas mesmo sendo espíritas e tendo conhecimento, todos nós, sem exceção, estamos na Terra para evoluirmos, porque ainda temos inúmeras imperfeições a serem vencidas, todos nós. E todos temos nossos momentos em que perdemos o controle, em que erramos, em que 'pisamos na bola', pois nossas imperfeições ainda estão ali, dentro de nós, mais escondidas ou mais aparentes, não importa, estão ali.

   Por isso pensei que esta frase de Roosevelt casava bem com o assunto, na verdade, espíritas ou não, estamos todos em tratamento. E quando estamos em tratamento, algumas vezes, temos recaídas, melhoramos e voltamos a ter recaídas, é assim com todos. 

   Mas o pensamento de que estamos em tratamento deve nos servir como freio em nossos momentos de descontrole, se estamos em tratamento precisamos nos tratar, precisamos dos remédios da fé, da paciência, do otimismo, da humildade, da caridade, do amor....

   "Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações". (ESE., XVII, 4)

   Para a frase 'Nem pareces espírita', bem, minha resposta é 'Sou espírita, sim, mas estou em tratamento!"

4 comentários:

Cláudio disse...

... E 'eu' também estou em tratamento. Mas que isso não me - ou 'nos' - sirva de pretexto! Um abraço do Cláudio.

dicinha disse...

amiga querida,lindo texto! sabe,todos nós,aprendizes ainda errantes nesse planeta de regeneraçao,estamos em tratamento de crescimento,amei o que escreveu! coloco aqui minha gratidao em ter podido ler palavras de elevaçao moral como as que vc escreveu,abço fraterno

Fernanda Geri disse...

Obrigada pelas palavras amiga Dicinha. Sou eu quem agradeço por leres minhas palavras e fico feliz que elas alegrem e consolem nossos corações. Um abraço.

Fernanda Geri disse...

Com certeza Claudio não nos devem servir de pretexto, mas se necessário podem nos servir de consolo para que não cultivemos a culpa em nossos corações.