Nova postagem no blog próximo sábado

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Simpatia...


"Com absoluta sinceridade, tento ser otimista a respeito de todo esse assunto, embora a maioria das pessoas sinta-se impedida de acreditar em mim, sejam quais forem meus protestos. 
Decididamente, eu sei ser animada, sei ser amável. Agradável. Afável. E esses são apenas os As. 
Só não me peça para ser simpática. Simpatia não tem nada a ver comigo." (A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak)

Li outro dia no Livro "A Menina que Roubava Livros" esse trecho e me identifiquei muito. Todos nós temos nossas qualidades que certamente são inúmeras, já comentei sobre isso em um post anterior... Mas também temos nossas imperfeições e qualidades que ainda não conseguimos desenvolver que dificultam nossa convivência, e em alguns momentos, situações, ocasiões de nossas vidas isso fica explícito. Não adianta procurar uma desculpa, uma razão externa, o cerne da questão está dentro de cada um de nós...

Temos aí mais uma tarefa árdua, mais uma virtude a desenvolver, só me pergunto quantas vidas serão necessárias? Por enquanto não me exijo aquilo de que ainda não sou capaz... porque, definitivamente, simpatia não tem nada a ver comigo...

2 comentários:

Cláudio disse...

Olha! considero que ser 'animado", 'amável','agradável', 'afável'... desenvolve, sim, uma simpatia. Sinceramente, tenho perseguido isso e... tento começar em casa. Sinto que preciso ser 'simpático' com essa 'Família Universal' que encontro diariamente na praia, por exemplo: Um sorriso, um bom dia, uma gentileza... De repende, aquele desconhecido pode ser meu 'parente'e se não me comportar assim, o que dirá o 'Pai' dessa família? Um abraço do Cláudio.

Fernanda Geri disse...

Eu também pratico esse pequenos gestos que consideramos como simpatia, mas para a maioria das pessoas simpatia está ligada a expansividade, à risadas altas e conversas triviais, algo ao qual eu não me encaixo. Sou mais observadora e isso algumas vezes é visto como inibição, soberba. Apesar de não concordar com essa visão, a simpatia como vista de modo geral, como expansividade, essa realmente não é o meu forte.