Nova postagem no blog próximo sábado

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A Arte de Envelhecer

   "A arte de envelhecer, de ceder o passo, de amparar as gerações novas, é valiosa conquista da maturidade psicológica e da saúde mental, que caracterizam aqueles que se fazem amar e que permanecem na memória de todos após o seu momento.
   É uma conquista da sabedoria poder-se distinguir o momento quando se deve ceder o trono, sem perder a compostura, de forma que fiquem as lições valiosas das realizações, continuando-se em paz interior a alegria por constatar que a obra realizada não se acabará quando cessar o período daquele que a executou." O Despertar do Espírito - Joanna de Angelis

   A sociedade em que vivemos baseada em valores frívolos e vaidades vem perdendo a arte de envelhecer. O que mais vemos são criaturas desesperadas em busca da manutenção da beleza física, conforme considerada como padrão, que o tempo vai-lhes roubando. São cirurgias plásticas, implantes, sessões disso e daquilo tudo em nome da manutenção de uma beleza efêmera.
   
   Não estou condenando a busca da saúde física, do bem-estar, do exercício físico, a manutenção de uma beleza possível natural, que talvez não tenha nada a ver com os padrões atualmente estabelecidos, mas que é uma beleza real.

   Vemos mulheres cheias de cirurgias buscando competir com filhas e netas pra saber quem está mais "sarada". Homens cinquentões implantando silicone para fingir músculos inexistentes e passando vergonha fazendo pinta de garotões. Estava agora lembrando da propaganda da sukita.

   O que parece é que os atores estão perdendo o 'time' do sair de cena. O momento de ceder o passo, de buscar sim uma qualidade de vida, uma tranquilidade, serenidade e sabedoria que somente a melhor idade oferece.

   E a mídia instiga isso, mostrando senhoras com mais de 70 anos deformadas de tanto repuxar o rosto, com fotoshop saindo na playboy sem nenhuma marca, como se ter celulite fosse um crime.

   Eu quero a serenidade do saber envelhecer, como meus queridos velhinhos, que os vejo tão sorridentes, em seus rostos as marcas da vida e dos anos passados, mas a serenidade do dever cumprido. As rugas das preocupações que vida lhes trouxe, mas a confiança de que o trabalho foi bem feito e de que ainda há muito a fazer. 

   Quero ter ao meu lado o meu velhinho que comigo também envelheceu, e que consegue me olhar e ver a vida toda que passamos juntos e tudo o que construímos, e não o que o tempo fez comigo.

   Eu quero olhar no espelho e ver a beleza dos anos que se passaram e que trouxeram maturidade e sabedoria, a arte de viver. Espero ter maturidade suficiente pra isso...

Um comentário:

Cláudio disse...

O importante, como diz J.de A., é que "fiquem as lições valiosas das realizações..." Quanto à mídia e tu sabes o quanto lhe sou avesso, ela lança as armadilhas e os incautos são 'armadilhados'; em plásticas não é diferente! o importante é a "PLÁSTICA PARA AS NOSSAS CICATRIZES"... As cicatrizes morais, sim, devem ser reparadas. Um abraço do Cláudio.