Nova postagem no blog próximo sábado

terça-feira, 20 de março de 2012

Centro Espírita

      Lendo a Revista Internacional de Espiritismo - RIE edição de fevereiro de 2012encontrei uma matéria que traz uma conceituação das mais eloquentes que já vi sobre o centro espírita, suas funções e sua importância. Compartilho alguns trechos dessa matéria de Rita de Cássia Oliveira das Mercês intitulada "Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas."

    "O centro espírita é reconhecido por seus quatro aspectos - escola, oficina de trabalho, casa de oração e hospital - onde se reúnem os necessitados de todos os matizes, com o propósito de buscar o alívio para as suas dores físicas e morais e respostas para seus questionamentos filosóficos. Aí encontram o Evangelho, o passe magnético, o atendimento fraterno, a água fluidificada e, quando se faz necessário, também a cesta básica, o agasalho, etc. Há toda uma assistência social e moral ofertadas que visam à reintegração dos necessitados na sociedade, espiritualizando-os, educando-os e proporcionando-lhes condições sadias de vida.
   A terapêutica espírita conta ainda com importante ferramenta de auxílio, que são as reuniões de intercâmbio mediúnico, das quais os assistidos não participam, mas recolhem os benefícios da prática. A comunicabilidade entre os dois mundos, o físico e o espiritual, dá oportunidade aos seres desencarnados, àqueles vinculados, de entenderem que os processos de vingança ou de manutenção de idéias infelizes que se cristalizaram em suas mentes não lhes convêm, quebrando elos - a chamada obsessão. Importante ressaltar que o diálogo entre os dois mundos beneficia, de maneira muito especial, os reencarnados que se doam nessa tarefa, recolhendo valiosas experiências.
   Extensa literatura e oferecida, a fim de remover conceitos inadequados, substituindo-os pelas lições cristãs clarificadas pelo Consolador. É pela leitura e consequente entendimento que a criatura vai se transformando, sensibilizando-se para realidades até então não percebidas. Passa a olhar, de forma mais crítica e mais tolerante, os acontecimentos do dia a dia, esforça-se na tentativa de ver no semelhante um seu irmão; na dificuldade, reconhece oportunidade de crescimento e, assim, transita no mundo com novas e melhores disposições. Já não se aflige a todo o momento e não teme as situações aparentemente desfavoráveis.
   No ambiente do Centro Espírita, são-lhe concedidas, a título de crédito divino, oportunidades de servir. Em toda e qualquer atividade, ali desenvolvida, encontra nobres estímulos e se sente útil, feliz, estendendo esse auxílio para além das fronteiras do Centro.
   Vê brotar, no imo d'alma, como consta em O Evangelho Segundo o Espiritismo, a esperança e a fé. Vale ressaltar que a filosofia espírita torna o indivíduo responsável, liberando-o das tenazes da culpa paralisante e desmotivadora, habilitando-o a ser senhor de si mesmo. Isso posto, seria muito simplista afirmar que o Centro é apenas mais uma instituição religiosa a acenar com a supressão de inquietações e necessidades comezinhas.
...
   Hoje, ao adentramos um centro espírita, mister se faz uma análise judiciosa do que procuramos ali encontrar, do que nos move naquela direção. A despeito de nossas múltiplas necessidades, não devemos olvidar que o Centro Espírita é meio de nos elevarmos a patamares mais altos de consciência.
   Com Jesus e Kardec: Trabalho, Solidariedade e Tolerância!"

   O Grifo é meu.

Nenhum comentário: