Nova postagem no blog próximo sábado

quarta-feira, 21 de março de 2012

Temor ou Respeito?

   "O respeito é uma conquista que cada um consegue pela maneira como se comporta, pelos atos e palavras, pela convivência e forma de conquistar os demais. Toda vez que se estabelecem normas de imposição, violenta-se o livre-arbítrio, o direito de optar-se pela aceitação do outro com todas as maneiras absurdas que lhe são características." Joanna de Angelis - Psicologia da Gratidão

   Com o passar do tempo e o amadurecimento vamos aprendendo a diferenciar medo e respeito.

   Medo é quando você obedece, segue as regras que são impostas, porque tem medo do que poderá ocorrer se elas não forem seguidas. Seja a agressão física, o castigo, a perda do emprego, a multa ou a restrição da liberdade. Você age conforme o que é imposto, mas não respeita as regras ou pessoas, apenas as segue.

   Tantas instituições, dentre elas, instituições religiosas já tentaram impor-se pelo medo, medo do inferno, medo da fogueira e acabaram perdendo sua credibilidade porque um dia aquele que sente apenas medo deixa de senti-lo e revolta-se contra o agressor.

   Respeito é conquista, é aceitação, você segue as regras porque acredita nelas, confia em determinada pessoa para segui-la, obedecê-la, porque sente que ela saberá guiar os fatos e situações da forma mais adequada. Isso é respeito, está dentro do conceito de livre-arbítrio, é uma escolha.

   É como a fé raciocinada que você segue porque confia nas instruções dos benfeitores, confia, crê na sua capacidade de apontar o caminho até a evolução moral.

   Por isso digo que não sou uma pessoa temente a Deus, um Deus justo e bom não me provoca medo. Um Pai amoroso que me concede centenas, milhares, milhões de oportunidades de evoluir apesar de todos os meus erros, de todas as minhas fraquezas, de todos os meus defeitos, da sombra que ainda trago no coração e no espírito. Esse Pai merece o meu respeito, escolhido, em conformidade com meu livre-arbítrio.

2 comentários:

blogdovelhinho disse...

"Respeito é...aceitação, você segue as regras porque acredita nelas..." Oportuno... É ótimo quando leio algo que estou 'precisando'. Um abraço e obrigado. Cláudio.

Aline disse...

Maravilhoso , é exatamente isso !!
Obrigada.