Nova postagem no blog próximo sábado

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ninguém irá ao Pai se não for por Mim?

   "Quando afirmou que ninguém iria ao Pai se não fosse por Ele, Jesus não desejou excluir budistas, hindus ou muçulmanos. Quis fazer entender que o caminho para Deus seria conquistado por atitudes com as quais Ele exemplificou: sacrifícios, doação, perdão, coragem, fé e todas as demais virtudes. E esta possibilidade está aberta a todos os indivíduos e não-somente a um grupo qualquer de privilegiados escolhidos. " Czerski - Espiritismo Visão Panorâmica

   "Qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e modelo?", os Espíritos responderam simplesmente: "— Vede Jesus". Questão 625 Livro dos Espíritos

   Jesus foi o maior modelo de moral e bondade enviado a Terra para guiar os homens. Mas Deus, em sua infinita bondade, nos concedeu diversos outros espíritos também evoluídos, em grau um pouco menor, para que nos servissem igualmente de  modelo.

   Sempre perguntei-me porque apenas através de Jesus encontraríamos o caminho para o Pai? Como aqueles que não tiveram a oportunidade e o acesso aos seus ensinamentos encontrariam o caminho?

   O problema é interpretarmos suas palavras ao pé da letra, sem análise. Jesus disse que ninguém iria ao Pai se não seguisse seu exemplo de bondade, de amor, de caridade, exemplo que em menor grau foi ensinado por tantos outros.

   Não há escolhidos, não há privilegiados, ninguém será salvo porque pertence a determinados grupo seja ele católico, protestante, hindu, evangélico, muçulmano, espírita, ateu, ou seja lá o que for.

   Jesus nunca pregou religião alguma, apenas mostrou o caminho através do amor ao próximo e a Deus. Qualquer um que siga este exemplo, mesmo sem nunca ter ouvido falar de Jesus, qualquer um que faça ao próximo aquilo que gostaria que lhe fosse feito, está no caminho exemplificado por Jesus.

   O ateu que estende a mão aquele que precisa de auxilio, que dá sem ostentação, pelo simples prazer e dever de auxiliar os aflitos e necessitados é mais bem visto aos olhos do Pai do que aquele religioso, espirita, que frequenta o templo ou a casa espírita e ao sair dali vira as costas, passa indiferente aqueles que lhe batem a porta em busca de auxilio.

   Ninguém irá ao Pai se não for por mim? Ninguém irá ao Pai se não seguir meu exemplo de amor ao próximo, ninguém irá ao Pai se não amar, se não estender a mão ao seu semelhante, se não exercer a compreensão, a paciência, o perdão, a caridade, a humildade.....

   Vários são os caminhos, mas o destino é o mesmo: o progresso, a evolução como espíritos imortais.

Um comentário:

blogdovelhinho disse...

Tri elucidativo... Ah! O caminho bem! O 'único' que leva ao Pai... Nesta questão não há controvérsias. Legal o tema. Obrigado e um abraço!