Nova postagem no blog próximo sábado

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Religião ou Religiosidade?

"O indivíduo necessita de um comportamento rico de religiosidade, isto é, de convicção interior, não de uma religião formal que muitas vezes o entorpece na ritualística ou na presunção de ser eleito em detrimento dos outros. Pelo contrário é necessário estimulá-lo a desenvolver a consciência de que todo serviço dignificante e operoso é ato de religiosidade, de entrega emocional compensadora pela alegria de agior e de produzir. Joanna de Angelis - Psicologia da Gratidão

"Eu acho que amor é a única religião que o mundo anda precisando. Eu tenho visto tanta gente que levanta as mãos para louvar e não estende as mãos para levantar alguém que precisa de ajuda. Tanta gente que aponta o dedo para julgar, mas não abre os braços para acolher . Tanta gente que pede perdão a Deus, mas não perdoa os outros." (autor desconhecido)

Jesus, em nenhum momento de sua vida aqui na Terra pregou a necessidade de qualquer tipo de religião,nem disse qual delas seria a salvação. Apenas pediu que seguíssemos seu exemplo de amor e bondade. Que amássemos o próximo como a nós mesmos. Simples assim...

Ele pregava uma espécie de ligação, ou re-ligação com Deus, daí surgiu o termo religião, que pode ser entendido hoje, como religiosidade. A consciência da necessidade de fazer o bem.

A única 'salvação' está em nós mesmos, na nossa consciência tranquila, no dever cumprido, no auxilio a quem nos procura e de  nós necessita. Dessa forma esteremos auxiliando a nós mesmos.

Atrocidades foram e são cometidas em nome de religiões que matam, ferem, destroem, em nome de um Deus e de um homem que só pregou o amor.

Cultivemos a nossa re-ligação com Deus, praticando o amor ao próximo, seja ela através de uma religião, uma religiosidade, uma doutrina...

Um comentário:

blogdovelhinho disse...

Em português, religar e do latim 'religare', julgo religião ou religiosidade menor; o importante é o ATO pelo qual tu religas com Deus os agoniados de qualquer espécie. Em COLONO, MÉDICO E MÉDIUM (Blog do Velhinho e O Clarim de Jun 2011), conto uma 'lorota' de minha vida na qual abordo este tema. Se 'teu dentinho' permitir, dá uma lida: É uma história meio verdade, meio mentira. Vais rir um pouco e talvez entender um pouquinho mais o termo 'religare'. Obrigado pela paciência e um abraço! Cláudio.