Nova postagem no blog próximo sábado

domingo, 22 de janeiro de 2012

DNA Espiritual e a Educação

   "O espírito imprime, nos códigos genéticos de que se irá utilizar, tudo quanto se lhe tornará indispensável para o desenvolvimento intelecto-moral durante o processo de evolução. Não obstante, a educação no lar e na escola, o convívio social, alteram com vigor o seu comportamento e destino, construindo valores que podem modificar o processo anterior formulado para a recuperação espiritual, face aos gravames antes cometidos." Joanna de Angelis - O Despertar do Espírito

   Cada um de nós traz gravado no seu perispírito (a nossa roupagem espiritual) características próprias, verdadeiras marcas, as quais serão impressas no corpo físico, é o nosso DNA espiritual.

   Essas marca tanto podem ser de origem físicas, tais como abusos e excessos cometidos e que refletirão em tendências para desenvolver determinadas enfermidades no corpo físico. Como podem ser marcas relativas a caráter, nossas virtudes e falhas morais.

   Tanto uma quanto a outra não são destinações para as quais estamos de irremediavelmente talhados, pelo contrário, são apenas tendências, que dependerão de nós mesmos desenvolvê-las ou não.

   A tendência a determinada doença pode ser evitada ou amenizada pelos resgates que o espírito vier a fazer no trabalho no bem. Conforme disse o apóstolo Pedro: "O amor cobre a multidão dos pecados". Não é apenas através da dor que resgatamos nossos erros passados, é principalmente através do amor ao próximo. Se soubéssemos exercitá-lo como nos ensinou Jesus a dor não nos seria mais necessária.

   Uma falha de caráter pode ser corrigida através da educação dos pais e adultos importantes na vida de de uma criança, principalmente através dos bons exemplos.

   Por isso tamanha a responsabilidade da maternidade e paternidade na Terra. Recebemos dentro do lar na posição de filhos aqueles espíritos com os quais nos comprometemos a guiar em seu processo de evolução. Foi um voto de confiança desse espírito que se coloca em nossas mãos e da equipe espiritual responsável por sua reencarnação que nos confia a tutela desse espírito necessitado de nosso afeto e orientação.

   "Ó espíritas! compreendei agora o grande papel da Humanidade; compreendei que, quando produzis um corpo, a alma que nele encarna vem do espaço para progredir; inteirai-vos dos vossos deveres e ponde todo o vosso amor em aproximar de Deus essa alma; tal a missão que vos está confiada e cuja recompensa recebereis, se fielmente a cumprirdes. Os vossos cuidados e a educação que lhe dareis auxiliarão o seu aperfeiçoamento e o seu bem estar futuro. Lembrai-vos de que a cada pai e a cada mãe perguntará Deus: Que fizestes do filho confiado à vossa guarda? Se por culpa Vossa ele se conservou atrasado, tereis como castigo vê-lo entre os Espíritos sofredores, quando de vós dependia que fosse ditoso. Então, vós mesmos, assediados de remorsos, pedireis vos seja concedido reparar a vossa falta; solicitareis, para vós e para ele, outra encarnação em que o cerqueis de melhores cuidados e em que ele, cheio de reconhecimento, vos retribuirá com o seu amor."  ESE cap. XIV item 9

2 comentários:

carla fabres disse...

É sempre bom prestarmos atenção ao que nos diz Joana de Angelis. Quanto mais nos é dado, mais nos será cobrado.

Cláudio disse...

...Os erros que um dia praticamos permanecerão como a cicatriz permanece em nossa pele após acontecimentos infelizes; haverá a necessidade que uma 'plástica' muito bem feita venha a encobrir esses estigmas... Essa recomposição se faz hoje. Além, é lógico, de um possível ajuste perante a justiça terrena, haverá um Supremo Ajuste; deixar esse acordo só para o dia do Tribunal Final será temerário e inconseqüente...Mas a Vida Maior está aí a nos oferecer, diariamente, oportunidades para realizarmos essa recomposição e então conseguiremos realizar a necessária plástica dos vestígios deixados por nossas 'trapalhadas'(UMA 'PLÁSTICA' PARA AS NOSSAS CICATRIZES, deste teu amigo). Um abraço!