Nova postagem no blog próximo sábado

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Onde o teu aguilhão?

   "O medo da morte pode ter origem na infância. Quando mal informada, a criança experimenta pavor ante o desaparecimento dos seres queridos e, por conseqüência da sua própria desintegração. Não absorvido esse temor, mais tarde se transforma em desequilíbrio que gera perturbação e transtorna o comportamento do indivíduo." Joanna de Angelis - O Despertar do Espírito

   Vivemos ainda a cultura do pecado original, onde desde sempre nos são apontadas pelas religiões predominantes duas alternativas únicas para o pós morte: o inferno, para o qual praticamente todos estamos condenados, pois não existe quem de nós não tenha seus "pecados" ou um céu contemplativo e chato, de monotonia e carolices, que a primeira vista parece pior que o próprio inferno.

   Nos acostumamos, por instinto de proteção, para poupá-las da dor, para postergar sofrimentos que acreditamos desnecessários para nossas crianças, a omitir a morte através de desculpas como viagens intermináveis ou a velha estória de que os entes queridos viraram estrelinhas no céu. Não percebemos que vamos criando no interior de nossos pequenos o medo da desintegração, pois sem uma explicação descente o que fica é a impressão de que aqueles que morreram simplesmente desapareceram e que isso é ruim e pode acontecer com todos inclusive com eles.

   Precisamos, como espíritas, que já possuímos o conhecimento da vida espiritual, irmos lentamente inserindo esses conceitos na educação de nossos pequenos, com certeza nos surpreenderemos com a sua capacidade de compreensão quando percebem que não estão sendo enganados. A evangelização infantil através do centro espírita que oferece esse trabalho é de extrema importância, pois auxiliam os pais nesses momentos tão difíceis. A literatura espirita infantil já é vasta e pode ser um bom meio de auxílio através de contos infantis mais próprios ao entendimento dos pequenos.

   Dessa forma nos tornamos adultos mais seguros em relação à morte. Pois o nossos maior medo é do desconhecido, da incerteza do que ocorre pós morte. O conhecimento da doutrina nos auxilia nesses momentos, nos acalma e nos traz a certeza de que a vida continua e que a morte é apenas uma transformação, uma passagem de um a outro planos da vida, que as separações são momentâneas.

   Jesus, antes de voltar aos Planos Superiores, onde há paz, beleza, sabedoria e amor, nos deixou o último e incalculável benefício: a certeza de que a morte não existe, de que a vida continua triunfante.

   Pois apareceu, várias vezes, aos Apóstolos, com seu corpo espiritual e, por fim, desapareceu nas alturas.

   Não há razão para temer a morte, por ser ela, na verdade, a porta da vida, pois Deus nos criou para a vida e não para a morte.

   Perante o conhecimento que liberta, ruem as velhas crenças, desfazem-se os conceitos arcaicos de pecado e de inferno, os quais atormentaram os homens, ao longo dos séculos, libertando-os do medo da morte, para surgir, vitoriosa, a certeza da vida imortal.

"...tragada foi a morte na vitória. Onde está ó morte, o teu aguilhão?
Onde está, ó inferno, a tua vitória?" - Paulo, (I Coríntios, 15:54-55)

Nenhum comentário: