Nova postagem no blog próximo sábado

domingo, 16 de setembro de 2012

Vítima ou verdugo?

   "O obsessor é também um filho de Deus, mais necessitado do que o próprio obsidiado, porquanto está sob inspiração do ódio, do desejo de vingança, sentimentos profundamente desajustantes e comprometedores." Richard Simonetti - Amor Sempre Amor

   É tema recorrente na Doutrina Espírita a questão da obsessão, o assédio de espíritos desencarnados sob encarnados procurando fazer o mal, motivados por desejos de vingança, movidos pelo ódio.



   O primeiro sentimento, o primeiro pensamento daquele que se encontra sob o efeito de um inimigo desencarnado é o desejo de livrar-se do mesmo, o medo e o sentimento de estar sob a influência de uma criatura má. 

   Porém, na maior parte das vezes, nosso verdugo, nosso algoz de hoje, foi nossa vítima de ontem. está nesse momento procurando nos fazer o mal porque em algum momento de nosso passado foi vítima de um mal praticado por nós.

   Além disso, ele chegou até nós através de alguma brecha que lhe abrimos pelos nossos vícios, nossos maus pensamentos e sentimentos, caso contrário, caso cultivássemos boa sintonia e estivéssemos empenhados no trabalho no bem, eles teriam pouco acesso a nós. E mesmo que o tenham, por alguma brecha de nossas imperfeições, pois todos as temos, ao nos ver empenhados no bem ao próximo pouco a pouco compreenderiam que estamos nos redimindo e que o mal a nada nos leva. O nosso bem acabaria por encaminhá-los no caminho do bem.

   Nosso primeiro impulso, quando sob um processo de obsessão é o desejo de 'nos livrarmos' daquele que nos atormenta. É preciso compreender que este que nos atormenta também é um ser, um irmão nosso atormentado e doente, muitas vezes por nossa incúria. Cabe orar por ele, pedir o auxílio da espiritualidade superior para que o encaminhe para o refazimento, pedir-lhe o perdão se acaso em momentos impensados de nossa ignorância, quando ainda perambulávamos pelos caminhos tortuosos do mal, lhe prejudicamos.

   Não é nosso ódio e nossa repulsa que os afastarão de nossa, mas nossa caridade, nossos trabalho no bem e nosso amor ao próximo que transformarão verdugos e inimigos em irmãos a caminho do bem.

2 comentários:

Unknown disse...

"Não é nosso ódio e nossa repulsa que os afastarão de nós, mas nossa caridade, nossos trabalho no bem e nosso amor ao próximo que transformarão verdugos e inimigos em irmãos a caminho do bem."
Muito bom o texto Fernanda!Nossa tendência é sempre nos julgarmos vítimas, porém se estamos aqui neste planeta estgiando em meio a tantas provas é porque não somos tão bonzinhos assim e cabe a nós nesta vida fazer o possível para vencermos a nós mesmos, pois assim estaremos também auxiliando todos aqueles a quem prejudicamos anteriormente.
Obrigado por compartilhar! Abraço com carinho!

Cláudio disse...

Conversávamos, outro dia, Maria de Fátima e eu sobre 'demônios': Espíritos extremamente 'sábios/astutos' mas na contramão da Lei de Deus. Sua destinação? A mesma de todos, a perfeição, pela infinita Misericórdia Divina. É o caso aqui dos obssessores. Nossa 'missão'? Ajudar a todos a se 'encaixarem'. Obrigado Fernanda e uma boa noite a ti e ao Kiko. Claudio.