"A solitude em um lugar sossegado, ante um céu transparente e portador de noites estreladas, à beira-mar ou no bosque, na montanha ou no vale verdejante, no deserto ou num jardim, longe do bulício e perto do pulsar da natureza, oferece forças para a auto-superação, a auto iluminação, de forma que o retorno ao cotidiano não produz choque, não proporciona saudades do vivido, nem tormento pelo desejo de repeti-lo.
Solitude com reflexão, a fim de viver no tumulto sem desesperação, saudavelmente, tranquilamente, eis o impositivo do momento..." Joanna de Angelis - O Despertar do Espírito
Prefiro, em meio ao bulício estrondoso do carnaval, aproveitar o feriado para refletir, não necessariamente em local afastado e próximo á natureza como propõe Joanna, nem sempre isso é possível. Mas dentro mesmo de meu lar.
Acompanhada de meu esposo, de uma boa conversa, de uma boa leitura, um livro é sempre bom companheiro, reflito no final do período de férias e no início, agora oficialmente do ano. (Quando morava no Cassino, lembro de ficar contente nessa época por toda aquela gente ir embora. Anti-social eu? Um pouco, digamos).
Faço um balanço do que passou e dos planos a seguir...
Colocar a casa mental em ordem novamente, ir contra à maré, que atira-se ensandecida aos últimos momentos de prazer fútil, como se esses fossem os últimos de suas vidas, e buscar o prazer das coisas simples, dos momentos com a família e dos diálogos e leituras edificantes e retornar à rotina do ano sem receios, sem saudades de prazeres alucinados e sem arrependimentos. Trazendo no íntimo a serenidade, a harmonia e a paz para seguir a jornada.
Não vejo a hora de retornarmos ao nosso grupo de estudos, me fazem muita falta as tardes de diálogo esclarecedor, fraterno e iluminado...
Um feliz recomeço a todos nós!!!
3 comentários:
que bonito seu texto!Só o título já nos alegra a alma!parabens,parabens!Nada como vivermos a estudar,principalmente os ensinamentos do irmao Jesus naoé?Gosto de seu estilo na escrita,gosto.abço fraterno
Obrigada Dicinha!! Fico feliz de te rever aqui no blog.
Os 'ciclos' se vão alternando... Carnaval é uma época para rever amigos que só vejo nessa época; e esse é o lado bom; pssoas sinceras, amigas. Quanto ao ESDE, 'bate à nossa porta': Época de 'criar'... Cada aluno, cada companheiro é uma ideia nova, um fato novo e a aula acaba se tornando uma 'explosão'... E a Espiritualidade 'aplaude de pé'. Um abraço! Cláudio.
Postar um comentário