"Se quiser vencer alguma coisa ou situação, comece não reclamando dela, mesmo que ela esteja presente na sua intimidade. Vença-a no silêncio.
Enquanto nos queixarmos de uma coisa mais esta coisa estará em nós. Afinal, se estamos fixados em determinado ponto, estamos da mesma forma presos nele." - Roosevelt - Terapia Anti-Queixa
Todos nós temos problemas, dificuldades, angústias, estamos num mundo de provas e expiações onde os percalços nos são comuns.
Mas alguns de nós nos tornamos disseminadores dos nossos males. Passamos a comentá-los o tempo todo, acreditando que o nosso próximo, seja ele nosso cônjuge, nossos filhos, nossos entes queridos, nossos amigos tem o dever, a obrigação de escutar nossas lamúrias.
Quando temos problemas sérios é natural que os compartilhemos com aqueles que nos querem bem para buscarmos força e amparo no ombro amigo do próximo. Mas nossos problemas cotidianos, do dia-a-dia podem perfeitamente ficar guardados em nossa mente, e serem resolvidos no silêncio de nossas reflexões.
Não nos tornemos eternos reclamões, saibamos silenciar aquilo que não é importante e que pode facilmente ser resolvido por nós mesmos, sem perturbarmos a paz do outro. Não basta sabermos compartilhar, precisamos aprender a silenciar.
O silêncio é uma benção, uma forma de reflexão, de prece, de ponte entre nós e a espiritualidade maior. Façamos silêncio em nós, quando ele se fizer necessário e lidemos com os nossos problemas, sem querer colocá-los nos ombros dos outros.
"O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra." William James.
Um comentário:
"...Estamos num mundo de provas e expiações onde os percalços nos são comuns." O celular, o laptop, a linha telefônica, a TV a cabo… Tudo me é oferecido dentro do mais encantador marketing. Resolver os problemas posteriormente junto às operadoras é que vai ser humilhante… Sabe? Tecle 2, tecle 4, tecle… Saudade de ti por aqui, minha amiga. Obrigado e um abraço!
Postar um comentário