Nova postagem no blog próximo sábado

sábado, 10 de novembro de 2012

Ledo Engano!

   "São os inimigos que nos chamam a atenção de erros e dificuldades que possuimos. Ao exaltarem  nossas faltas, estão, pois, sem que percebam, fazendo-nos bem, já que dessa maneira propiciam nossa melhora. Ao invés de inimigos são benfeitores." Cavalcanti - Sândalo

   Os amigos e aqueles que nos são queridos ao coração tem por tendência natural exaltar-nos as virtudes, apontando nosso lado bom, muitas vezes fazendo vista grossa aos nossos defeitos e erros devido ao carinho que nos dedicam.

   Isso pode nos ser perigoso, uma vez que estimula nossa vaidade, nos faz pensar que não possuímos defeitos, que somos criaturas  boníssimas, quase perfeitas, anjos colocados por engano nesse planeta de provas e expiações...


   Ledo engano! Se aqui estamos, nessa abençoada Terra, devemos ser muito gratos à misericórdia divina que nos proporciona a cada dia a oportunidade de resgatarmos nossos erros inumeráveis. Nenhum de nós aqui encontra-se ao acaso ou por um engano do Criador. Ele não se engana, Ele conhece o íntimo de cada um de nós e o mal que nos habita.

   Gratidão devemos dedicar igualmente àqueles que não tem por nós o carinho dos amigos e dos afetos e que, portanto, são capazes de nos enxergar como realmente somos. Muitas vezes os denominados inimigos, por apontarem nossas fraquezas, nossos vícios e as manchas em nosso caráter.

   São, na realidade, benfeitores que a a bondade divina se utiliza para nos mostrar que não estamos aqui por acaso, que o mal ainda existe em nós. Por mais que nos doa a realidade de facear com a nossa sombra, é necessário que nos reconheçamos como realmente somos, como seres em evolução, a caminho do bem, mas ainda muito mais próximos da animalidade do que da angelitude.

   Sem desânimos, sem culpas, sem remorsos, procuremos reconhecer nossos erros e corrigi-los com a mesma coragem que tivemos para os praticar. Certos de que sempre teremos para tal empreitada a ajuda, a mão amiga daqueles que nos amam deste e do outro lado da vida, e a força da fé e da espiritualidade superior que nos ampara.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bem colocado Fernanda! É certo que precisamos muito dos irmãos que nos dedicam afeto e nos apreciam do jeito que somos, mas como tu bem colcastes no texto, se estamos aqui é porque precisamos muito mais daqueles que nos contrariam e que não apreciam nossa maneira de ser... e sim, devemos dedicar gratidão a esses irmãos que Deus nos envia, pois só assim podemos refletir sobre nossas atitudes e nos melhorar. Obrigado e um grande abraço!

Cláudio disse...

Exaltar o lado bom de um amigo é 'dever' meu... Quando à administração de sua vaidade é 'responsabilidade' dele. A insensibilidade poderá me 'condenar'. Desculpa e pensa nisso. Abraço do Claudio.