"Enquanto não atingirmos o estado de espírito puro, libertos da necessidade de reencarnar, todos, desencarnados e encarnados, podemos nos considerar espíritos errantes." Inácio Ferreira - Estudando Nosso Lar
Na Doutrina Espírita são denominados de espíritos errantes aqueles que desencarnados ainda tem necessidade de reencarnar. Aqueles que estão no mundo espiritual esperando uma próxima encarnação seriam espíritos errantes.
No dicionario Michaelis errante apresenta diversos significados: 1 Que erra, que se engana, que se equivoca. 2 Que procede mal; errado. 3 Que anda ao acaso; errabundo, vagabundo. 4 Pouco firme; vacilante. 5 Que ignora.6 Que não tem residência fixa; nômade.
Se considerarmos o primeiro significados aquele "que erra, que se engana, que se equivoca" podemos pensar que todos nós, encarnados ou não, erramos, nos enganamos, nos equivocamos em vários momentos em nossa jornada rumo à evolução.
O segundo significado aquele que "procede mal, errado" quantos de nós podemos dizer que o tempo todo agimos da forma mais acertada? Podemos até julgar que naquele momento estamos procurando agir da forma mais acertada, mas provavelmente estaremos enganados. Portanto, esse significado também abrange a todos nós, encarnados ou não.
O terceiro significado aquele que "anda ao acaso, errabundo, vagabundo", alguns de nós podemos dizer que já não andamos mais ao acaso, que encontramos, finalmente, o caminho que nos leva ao Pai, que encontramos o caminho do bem, mas por quanto tempo andamos ao acaso, tateando sem encontrar um caminho?
O quarto significado "pouco firme, vacilante", bom aí meus amigos, temos que convir o quanto ainda o somos. Somos pouco firmes e vacilantes quando ao sermos tocados pela dor que nos chega por corrigenda moral, plantada e semeada por nossa própria invigilância, vacilamos na fé, duvidamos, questionamos e algumas vezes até nos revoltados contra a Providência Divina, acreditando que somos vítimas de injustiça, quando na verdade somos apenas herdeiros de nós mesmos, de nossa incúria.
O quinto significado aquele que "ignora", podemos dizer que, para alguns de nós, já conscientes da dos ensinamentos trazidos pela Doutrina Espírita, não se encaixa. Pois ignorantes já não mais somos, somos conscientes do certo e do errado e de nossa responsabilidade sobre nossos próprios atos. Certamente, um dia, quando o Pai nos criou éramos simples e ignorantes, mas hoje, essa desculpa, a da ignorância, não mais nos serve.
O último significado aquele que "não tem residência fixa, nômade", no momento não temos mesmo residência fixa, no mundo material tudo nos é empréstimo da Divina Providência para a nossa evolução, somente levaremos conosco para a verdadeira Pátria, a espiritual, aquilo que aprendermos.
Cinco, dos seis significados, nos encaixam perfeitamente, portanto, como nos diz o querido Dr. Inácio no trecho que inicio nossa conversa, somos todos espíritos errantes, que erramos e erramos e erramos, mas que já estamos tateando o caminho do bem e procurando acertar desta vez!
Um comentário:
Olá, Fernanda... 1. "somos apenas herdeiros de nós mesmos, de nossa incúria." 2. Hay que se diferenciar errantes de erraticidade... 3. Há uma sétima definição: 'Claudicante'. Obrigado e boa noite!
Postar um comentário