"A tangerina(Citrus reticulata), também laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, ponkan, laranja-cravo, mimosa, vergamota, bergamota ou mexerica, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado. Parece ser uma antiga espécie selvagem, nativa da Ásia (Índia, China e países vizinhos de clima subtropical e tropical úmido).
Bergamota ou vergamota são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul.
Mexerica é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, especialmente em Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.
Em alguns estados da Região Nordeste do Brasil, é conhecida como laranja-cravo.
Nos estados do Piauí e Maranhão, é conhecida também como tanja, sendo isto uma redução para Tangerina.
Em alguns poucos lugares, como em Curitiba, é chamada de mimosa.
No Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em São Paulo, qualquer qualidade dessa fruta é chamada de poncã.
Em Goiás a fruta é popularmente conhecida por mexerica, já ponkan ou poncã é usado para denominar apenas as variedades comerciais e que tem a casca macia e solta dos gomos."
O Divino Criador, soberanamente justo e bom, soberanamente inteligente e soberanamente detalhista deveria estar particularmente inspirado ao criar uma frutinha que chamamos aqui no sul de bergamota. Criou algo capaz de nutrir, alimentar e "de lambuja" perfumar os ambientes!
Sou suspeita pra falar, pois adoro a mesma, ontem ao levar uma delas para degustar no trabalho, verifiquei a comoção geral promovida pela dita cuja frutinha, diversas pessoas ao adentrarem o ambiente sorriam e comentavam: "-Hum, que cheirinho de bergamota!"
Descobri que as bergamotas também são capazes de despertar sorrisos, descontrair ambientes e trazer boas recordações a quem o seu perfume alcança, sábio Criador!
Bergamotas sempre me remetem a tarde ensolaradas e frias, sentada ao sol acompanhada de um livro e com meu gato no colo...
O que me remete também ao Dr. Inácio Ferreira, escritor espiritual, um de meus favoritos que também é apaixonado por gatos... e me pergunto se o Dr. Inácio também apreciaria bergamotas?
Me remete também ao próximo livro que ainda não consegui começar a ler e que coincidentemente é do Dr. Inácio... Salve as bergamotas!
Um comentário:
Um post delicado e doce como a 'vergamota' - Assim a chamava em meu interior, Seival, capital de Bagé. Como a Natureza nos suaviza e 'amolece', não, amiga? Abraço.
Postar um comentário