Nova postagem no blog próximo sábado

domingo, 11 de abril de 2010

Sorria!



Reproduzo trechos do livro "Pense sobre isso..." de Jacob Melo o qual recomendo a leitura por trazer lições fantásticas para a vida e a felicidade.

"Sorrir da vida, para a vida, pela vida e com a vida, todos conjugados, retrata um sentido amadurecido do humor. Quem sorri da vida sorri de tudo o que lhe acontece não se permitindo ficar preso ao lado negativo das coisas. Quem sorri para a vida está a lhe dizer que guarda disposição, ânimo e fé ante tudo o que é, o que foi e o que virá por seus favores. Quem sorri pela vida vive satisfeito, transporta-se nos veículos da alegria e seu ponto de parada é sempre um porto de felicidade. E com sorri com a vida desfruta a leveza do otimismo, fazendo-se sentir no céu, mesmo quando situações infernais pareçam querer cruzar seu caminho.

O sorriso de uma criança, de uma mulher, dde um idoso, consegue remover o cimento da sisudez de quem anda triste tanto quanto os traços e vincos de quem sofre uma mágoa. Ilumina sem ferir a retinado iluminado, clareia sem ofuscar o brilho do vidente, realça o belo por sombrear maldade.

Tensões originárias de problemas econômicos, financeiros, familiares, escolares, profissionais, sociais , amorosos, de saúde - ou sua falta - e de muitas outras fontes vivem perseguindo as criaturas. Só que essa perseguição não se dá no sentido destrutivo ou aniquilador, mas sob a forma de testar resistências, fazer despertar a criatividade, ensejar reflexões, propiciar recomeços, indicar providências diversas enfim. Só que nem todos percebem tais ocorrências sob esse enfoque. Qual a causa? A resposta é direta: a falta de senso de humor.

Dentro da linhagem dessa análise, o humor é deveras fundamental para que não fiquemos presos nas celas do desespero, no calabouço da loucura. O humor apurado faz com que enxerguemos na bagunça uma lógica; na desordem, uma ordem implícita; na maldade, um equívoco; na lágrima, uma expressão de múltiplas expressões; na dor, uma lição; na dura prova, um teste de admissão à vida superior; no erro, uma possibilidade de acerto, e assim por diante.

O senso de humor é sempre sábio, criativo, leve e aberto. Elimina a hipótese da irreflexão, até porque ele precisa ser refletido. O humor não move apenas os músculos, plexos e estruturas do corpo físico, sua atuação é de maior profundidade, gerando repercussões na essência, no espírito."

Nenhum comentário: