"Ninguém atenderá ao dever apenas com palavras. O próprio Senhor da Vida não estacionou no verbo e continuou o trabalho criativo na ação." André Luiz - Nosso Lar
Fácil, muitas vezes, nos é a utilização de palavras bonitas, que agradam e exortam ao bem aqueles que nos leem ou nos escutam. Porém mais importante que a palavra é a ação.
Muito comum e muitos de nós já devem ter ouvido um dia a expressão: "faça o que eu digo, não faça o que eu faço". Quando queremos guiar o outro, ensinar, evangelizar, o exemplo é muito mais importante do que a palavra. Quando educamos os filhos a atenção deles está sempre muito mais voltada às nossas ações do que às nossas palavras, e é na adolescência, na fase dos contraditórios que eles mais nos cobram isso.
Essa responsabilidade carregamos não apenas como pais, mas principalmente como espíritas. Nossa consciência não nos cobrará pelas palavras bonitas que dissemos, mas pelas ações no bem, no amor ao próximo que exemplificamos.
O próprio Jesus quando veio nos trazer os ensinamentos evangélicos não se limitou a tomar uma tribuna e falar, muitos já o faziam... O Mestre tomou a estrada, um par de sandálias, e seguiu pelo caminho ensinando, sendo ele mesmo o exemplo de amor, de compaixão, de compreensão, de não julgamento. Ensinou e chocou muito mais por suas ações do que por suas palavras.. Nada deixou escrito e no entanto nunca foi nem será esquecido, porque ele era o próprio evangelho personificado.
Para aqueles que nos observam o caminhar talvez sejamos o único evangelho que tenham para ler. E o que estão lendo aqueles que nos observam? Que buscam em nosso semblante o olhar do amor, da compreensão e da tolerância? Que buscam em nossas mãos o abraço amigo, a mão estendida aos caídos o sorriso da compaixão e da compreensão?
Procuremos agir com base naquilo que pregamos. Mesmo que por vezes nos percamos no caminho, pois longe estamos da perfeição, e tão próximos nos encontramos de nosso lado obscuro, de nossos vícios, levantemos a cada tropeço e recomecemos a trilha do bem, pela porta estreita, pois o Mestre amado que nos guia nunca nos abandona e sempre nos estende suas brandas e caridosas mãos.
Um comentário:
Muito verdadeiro teu texto Fernanda! Quantas vezes formulamos belas frases de amor, compreensão e fraternidade, mas na primeira oportunidade de exemplificá-las, nos omitimos.
Sejamos nós a mudança que queremos ver no mundo, só pelo nosso exemplo poderemos influenciar o mundo a nossa volta.
Palvras são importantes sim, mas se não forem acompanhdas de ações, de nada valerão. Obrigado mai uma vez pelos ensinamentos! Abraços!
Postar um comentário