"Todos aqueles que são portadores da sombra - e todos o são -, em vez de a compreenderem na condição de processo de crescimento, experimentam uma certa forma de vergonha, de constrangimento, e procuram disfarçá-la. Tal comportamento dá lugar a uma sociedade hipócrita, artificial, incapaz de procedimentos maduros e significativos que a todos beneficiem. O ser mais hábil no disfarce é sempre o mais homenageado e querido, produzindo-lhe maior soma de sombra e de conflito, porque se vê obrigado a continuar a parecer aquilo que, realmente, não é." Joanna de Angelis - Psicologia da Gratidão
Todos aqui reencarnados neste planeta de provas e expiações trazemos em nosso passado extensa ficha de crimes, nenhum de nós aqui está a passeio ou por engano. Somos todos espíritos que muito erramos, que por muito tempo andamos pelos caminhos tortuosos do mal.
Retornamos para expurgar o mal que ainda habita em nós. A reencarnação é oportunidade de através do bem recuperarmos o mal anteriormente realizado. É oportunidade de transformarmos antigos desafetos em seres queridos ao nosso coração.
Porém difícil se torna compreendermos esses fatos, não possuímos maturidade suficiente para compreender que tudo que hoje nos acontece é fruto de nossa semeadura irresponsável do passado, mais fácil se torna colocar-se na posição de vítimas de um destino cruel, na qual tudo e todos conspiram contra nós e nós somos apenas vítimas da 'maldade alheia' que nos julga e nos condena.
E assim vamos disfarçando o mal em nós, chegamos ao ponto de acreditarmos em nossas próprias mentira e em nosso papel de vítimas. Vivemos uma farsa por nós mesmos criada, sob uma máscara que ao menor sinal de contrariedade cai de nossos rostos revelando nossa pior faceta. Aquela que escondemos até de nós mesmos, mas que conhecemos bem.
Necessário se faz cultivarmos a maturidade de assumirmos nossos próprios erros, pois eles ocorrem o tempo todo, mesmo que os cometamos com a intenção de acertar. Assumir a responsabilidade pelas próprias ações, sem culpar aqueles que nos rodeiam pelo destino que nós mesmos escolhemos é um primeiro passo que comecemos a evoluir como espíritos, filhos de Deus e possuidores do livre arbítrio.
Nossos destinos está unicamente em nossas mãos. Somos os únicos responsáveis pelas estradas que tomamos. Nossas ações de hoje refletirão em nosso futuro como hoje sentimos o reflexo de nossas ações irrefletidas do passado. A posição de vítima somente nos trará a desilusão de facearmos no futuro nosso reflexo muito mais tenebroso, muito mais sofrido... pensemos sobre isso...
Um comentário:
Realidade desde o início dos tempos que ainda perdura no comportamento humano, apenas com uma roupagem "moderna". Cabe a cada um de nós tomar consciência e mudar de dentro pra fora.
No início pode parecer difícil, mas quanto mais agirmos com sinceridade perante o mundo e o próximo, mais força e coragem vamos adquirindo.
Obrigado Fernanda, por compartilhar!Bjs
Postar um comentário