Nova postagem no blog próximo sábado

quinta-feira, 1 de março de 2012

Sobre os Nossos Sonhos...

   "Irmos para o repouso do sono embalados por situações e pensamentos perturbadores, nos roubam os benefícios que o descanso deveria nos proporcionar. Desta forma, parar e acalmar os pensamentos e o coração antes de dormir inevitavelmente gera um resultado feliz, agregando qualidade e garantindo uma manhã renovada." Roosevelt - Terapia Anti-Queixa.
   O Espiritismo vem nos elucidar, afirmando que durante o período do sono, a alma se emancipa, isto é, se afasta do corpo temporariamente. Desta forma, o que conhecemos como sonhos são as lembranças do que o Espírito viu e vivenciou durante esse tempo. Quando os olhos se fecham, com a visitação do sono, o nosso Espírito parte em disparada, por influxo magnético, para os locais de sua preferência. Através da atração produzida pela afinidade, procuramos muitas vezes aqueles que nos são caros, amigos, familiares, espíritos que nos são queridos.
   Por isso é que aqueles que muito se amam na Terra, podem se encontrar no espaço, e continuarem juntos. É assim que encontramos Espíritos amados, que já não se encontram conosco fisicamente, e partilhamos com eles momentos agradáveis. Por vezes lembramos, por outras tantas não, mas sempre conservamos no íntimo bons sentimentos, ou a sensação de ter vivido experiência agradável.
   Também entramos em contato com o nosso guia, nosso anjo guardião que nos auxilia com os nossos problema mais difíceis, por vezes quando estamos preocupados a procura de uma solução que não conseguimos enxergar e então num sonho tudo se resolve e no dia seguinte a solução está clara em nossa mente, como num passe de mágica. Certamente ela nos foi sugerida pelos espíritos amigos, nossos guias, nossos benfeitores.
   Os sonhos, entretanto, podem estar relacionados com momentos do nosso dia, preocupações do dia, dores físicas. O espírito preocupado com o corpo físico não se afasta do mesmo e o cérebro então imagina cenas relativas a dor que o corpo físico sente; como sonhar com afogamento quando se está muito gripado, ou que se mastiga vidro em função de uma dor de dentes. Nem todos os nossos sonhos são referentes à viagens astrais. Algumas vezes, preocupado com o corpo o espírito permanece junto ao mesmo.
   Porém, outras vezes, influenciados por momentos desagradáveis do dia, ou por filmes violentos, noticiários de tragédias e outros que acompanhamos pela televisão antes do momento do sono, podemos estar com a sintonia baixa e acabarmos sendo atraídos para lugares nada agradáveis na espiritualidade. Tudo em função da energia que emitimos antes de deitar e que sintonizamos com espíritos de baixo teor vibratório.
   Cuidemos de nossa sintonia espiritual, durante todo o nosso dia, mas principalmente no período que antecede o sono, para que nossos momentos de emancipação sejam agradáveis, de encontro com aqueles que nos amam e de aconselhamento com aqueles que nos auxiliam na jornada reencarnatória.
   Podemos nos preparar melhor para conseguirmos ter bons sonhos tomando alguns cuidados a mais para aproveitar melhor este período:
  • uma leitura salutar
  • a oração sincera
  • uma música suave que nos acalme
  • alguns momentos de meditação.

   "401. Durante o sono, a alma repousa como o corpo?

-- Não, o Espírito jamais fica inativo. Durante o sono, os liames que o unem ao corpo se afrouxam e o corpo não necessita do Espírito. Então ele percorre o espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos.

402. Como podemos avaliar a liberdade do Espírito durante o sono?

-- Pelos sonhos. Sabeis que, quando o corpo repousa, o Espírito dispõe de mais faculdades que no estado de vigília. Tem a lembrança do passado e às vezes a previsão do futuro; adquire mais poder e pode entrar em comunicação com os outros Espíritos, seja deste mundo, seja de outro. Freqüentemente dizes: "Tive um sonho bizarro, um sonho horrível, mas que não tem nenhuma verossimilhança". Enganas-te. É quase sempre uma lembrança de lugares e de coisas que viste ou que verás numa outra existência ou em outra ocasião. O corpo estando adormecido, o Espírito trata de quebrar as suas cadeias para investigar no passado ou no futuro.

O sono liberta parcialmente a alma do corpo. Quando o homem dorme, momentaneamente se encontra no estado em que estará de maneira permanente após a morte. Os Espíritos que logo se desprendem da matéria, ao morrerem, tiveram sonhos inteligentes. Esses Espíritos, quando dormem, procuram a sociedade dos que lhes são superiores: viajam, conversam e se instruem com eles; trabalham mesmo em obras que encontram concluídas, ao morrer. Destes fatos deveis aprender, uma vez mais, a não ter medo da morte, pois morreis todos os dias, segundo a expressão de um santo." Livros dos Espíritos - Cap. VIII

Um comentário:

blogdovelhinho disse...

"O corpo estando adormecido, o Espírito trata de quebrar as suas cadeias para investigar no passado ou no futuro." Ilustrativo, pois não domino nada do assunto. Obrigado. Cláudio.