"Representando a família a mais valiosa célula do organismo social, é nela que se encontram os Espíritos necessitados de entendimento, de intercâmbio de sentimentos e de experiências, de forma que o lar se faz sempre escola na qual os hábitos irão definir todo o rumo existencial do ser humano...
O lar é oficina de crescimento moral e intelectual, mas sobretudo espiritual que deve ser aprimorado sempre, abrindo espaço para tornar-se célula eficiente da sociedade." Joanna de Angelis - O Despertar do Espírito.
O lar é a primeira escola do espírito, é onde ele tem o primeiro contato com a sociedade dentro da atual encarnação. Nele o espírito encontra outros espíritos que poderão lhe ser afinidades de anteriores encarnações, mas principalmente aqueles com quem possui débitos a acertar.
No lar, o espirito na fase infantil deve ser moldado em seu caráter, é quando ele estão mais aberto a novos ensinamentos para que o caráter seja alterado para o bem. É responsabilidade dos pais guiar os espíritos que lhes chegam ao lar na forma de filhos emprestados por Deus. Sobre isso prestarão contas a sua consciência após o desencarne.
A função dos pais é plantar a semente para a evolução espiritual dos filhos, através da educação. Algumas vezes poderá parecer que todo o empenho, o carinho e a educação foram em vão, pois o filho desencaminhou-se, mas se e educação foi realmente feita, se na consciência materna e paterna todo o trabalho foi empreendido, significa que a semente foi plantada e mais dia menos dia haverá de germinar e o filho perdido voltará ao caminho da casa do Pai.
"Lembrai-vos de que a cada pai e a cada mãe perguntará Deus: Que fizestes do filho confiado à vossa guarda? Se por culpa Vossa ele se conservou atrasado, tereis como castigo vê-lo entre os Espíritos sofredores, quando de vós dependia que fosse ditoso. Então, vós mesmos, assediados de remorsos, pedireis vos seja concedido reparar a vossa falta; solicitareis, para vós e para ele, outra encarnação em que o cerqueis de melhores cuidados e em que ele, cheio de reconhecimento, vos retribuirá com o seu amor" (Evangelho segundo o espiritismo Cap. XIV item 9)
Um comentário:
"...É responsabilidade dos pais guiar os espíritos que lhes chegam ao lar na forma de filhos emprestados por Deus". (F.G). Há necessidade de muita 'coerência' no caminho que os pais percorrem entre a teoria e a prática ante os seus filhos. (C.V.S.). Viu! Estamos afinados! Abraço grandão e parabéns! Cláudio.
Postar um comentário