Nova postagem no blog próximo sábado

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Nossa Casa Nosso Lar



Reportagem da revista RIE de março de 2010 de autoria de Édo Mariani




Um amigo muito estimado, usando o idioma italiano aprendido na convivência com os pais, disse-me certa vez em que trocávamos idéias sobre a família: "Casa mia, vita mia" (casa minha, vida minha)!


Concordamos perfeitamente com a definição do nosso amigo sobre a família. Nela está implicita muita sabedoria, pois é junto da família que vivemos o maior tempo de nossa vida.


Todavia, é sabido que há Casa e Lar, onde convivemos com os nossos familiares. A Casa nos resguarda das intempéries do tempo e o Lar nos proporciona motivos de aprendizado e convivência fraterna junto daqueles a quem amamos e que são o nosso próximo mais próximo.


Para a construção da nossa casa usamos uma série grande de materiais, como tijolo, pedra, areia, cimento, madeira e uma outra infinidade de itens dependendo do tipo de casa que se deseja construir. A casa pode ser simples ou rica de comodidades e até luxuosa, dependendo do poder aquisitivo do seu proprietário, mas tanto uma como a outra tem a mesma serventia, servir de moradia. Assim é a casa material.


Essa casa pode ser também um lar. Para tanto torna-se preciso outros materiais, mais difíceis de conquistar, muito mais valiosos. São muitos, mas podemos mencionar alguns, os mais importantes. Chamaremos eles de afeto, carinho, perdão, solidariedade, caridade, indulgência, tolerância, misericórdia, compreensão, alteridade e acima de todos eles o amor que abarca todos os demais.


Ensinam-nos os amigos espirituais superiores que o "Lar é o coração do organismo social"; "No Lar começa a nossa missão no mundo"; "O berço doméstico é a primeira escolae o primeiro templo da alma"; "O lar não é somente a moradia dos corpos, mas, acima de tudo, a residência das almas"; "A família é uma reunião espiritual no tempo, e, por isso mesmo, o lar´é um santuário".


Belíssimas definições de lar ditadas por espíritos amigos da humanidade, aqueles que já superaram os sentimentos chamados orgulho e egoísmo e são senhores dos sublimes ensinamentos ministrados por Jesus, a maior de todos os Mestres que por aqui passou.


Por aí deduzimos que os ensinamentos dos amigos espirituais são valiosos e merecedores da nossa atenção e análise para bem cumprirmos as tarefas programadas a desenvolver na presente existência. Assim torna-se necessário cuidados na constituição de um Lar e não apenas a contrução de uma Casa.


Se observarmos as contruções residenciais existentes nas grandes metrópoles ou pequenos lugarejos contataremos que poucas, bem poucas, se constituem de verdadeiros lares, onde os seus moradores se sintam num oásis de paz e alegria para se refazerem das forçlas físicas, mentais e espirituais depois de um dia de desgastes pelas lutas e dificuldades encontradas no desenvolvimento de suas atividades cotidianas.


É por falta de lares verdadeiros que a humanidade vem sofrendo com desequilíbrios comportamentais que levam à turbulência dos vícios que nos ensombram, gerando toda espécie de males que portamos na atualidade, os quais atingem especialmente jovens ainda imaturos.


Em O Livros doa Espíritos nas questões 166 a 170 os espíritos instrutores, inquiridos por Kardec, nos ensinam que a finalidade da reencarnação é a da expiação e melhoramento progressivo da humanidade; que em cada existência o Espírito dá um passo na estrada do progresso; que quando se despojar de todas as impurezas não mais necessitará das provas da vida corporal; que o número de reencarnações não é om mesmo para todos; que as reencarnações são semore numerosas , porque o progresso é quase infinito.


No livro já mencionado, nas questões 774 e 775, os espíritos nos ensinam que os laço sociais são necessários ao progresso e os de família tornam mais apertados os laços sociais; eis por que os laços de família são uma lei da natureza. Quis Deus, dessa forma, que os homens aprendessem a amar-se como irmãos e que o resultado do relaxamento dos laços de família seria uma recrudescência do egoísmo.


Para que a oportunidade da reencarnação seja bem aproveitada, em atendimento ao que nos ensinam os espíritos amigos, torna-se necessário a nossa atenção na constituição dos nossos lares. Que no âmbito doméstico sejamos unidos por laços de verdadeira amizade; que os pensamentos ali emitidos sejam equilibrados; que as palavras ali pronunciadas sejam de respeito e carinho com todos; as dificuldades sejam tratadas e resolvidas com diálogo fraterno entre todos.


Para que possamos constituir o verdadeiro Lar não esqueçamos de convidar Jesus para visitá-lo pelo menos uma vez por semana, no encontro da Família para o estudo do Espiritismo junto com o Evangelho de Jesus, num verdadeiro diálogo espírita em família.


O Espírito André Luiz, no livro "Os Mensageiros", psicografia do saudoso Chico xavier, ensina: "Toda vez que se ora num lat, prepara-se a melhoria do ambiente doméstico. Cada prece do coração constitui emissão eletromagnática de relativo poder. Por isso mesmo, o culto familiar do Evangelho não é tão só um curso de iluminação interior, mas também um processo avançado de defesa exterior, pelas claridades espirituais que acende em torno".


Assim procedendo estaremos preparando nossos filhos para os tenporais que irão encontrar no ambiente social que frequentarão. Assumindo responsabilidade com Jesus, sentir-se-ão fortificados e resguardados dos temporais morais que tem assolado a humanidade na atualidade difícil. os ensinamentos de Jesus e do espiritismo representarão o guarda-chuva protetor, a livrá-los das intempéries da vida.

Façamos de nossos lares uma trincheira de segurança para a sociedade do futuro e assim estaremos colaborando com o advento do mundo de regeneração de há muito anunciado pelas potestades espirituais. Colaboremos com a nossa parte!

Nenhum comentário: